Você já se perguntou qual a importância do cálcio para a sua saúde? Quase todo mundo vai dizer que é bom para ossos, que ajuda a prevenir as doenças dos ossos, mas será que é apenas isso?

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo sobre os alimentos ricos em cálcio e qual a quantidade ideal deste nutriente em cada fase da vida. Caso não tenha lido, indico esta leitura complementar porque vale muito a pena.

Cálcio: Nutriente essencial para a saúde

Talvez você não saiba, mas aproximadamente 1,5% do peso corporal é o cálcio presente no nosso corpo. O cálcio é sim importante para o fortalecimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes, sendo que cerca de 99% deste cálcio é encontrado nos ossos e dentes, mas e o 1% por cento restante?

Este 1% pode parecer pouco, mas ele é fundamental para garantir o bom funcionamento de várias funções corporais como por exemplo, transmissão nervosa e contração muscular.

A Importância do cálcio em nosso organismo não para por aí! Na sequência deste artigo nós vamos mostrar os principais benefícios de ter bons níveis de cálcio.

Cálcio, qual a importância para o nosso corpo?

Quais os benefícios do cálcio para a saúde?

Cálcio: Desenvolvimento ósseo

Além do desenvolvimento ideal e fortalecimento ósseo, o cálcio também ajuda a prevenir a osteoporose que é a doença mais conhecida dos ossos. Saiba que a absorção de cálcio é importante em todas as fases da vida, sendo que durante o desenvolvimento ósseo na infância e adolescência, os níveis de cálcio devem ser sempre excelentes, caso contrário à pessoa pode ter muitos problemas ósseos na fase adulta e principalmente na terceira idade!

Cálcio: Combate as pedras nos rins

Existem pessoas que dizem que o cálcio causa cálculos renais, mas isso é uma mentira! Estudos mostram que a ingestão de cálcio é importante para proteger contra cálculos renais que danificam o revestimento do corpo. Por isso é importante manter o equilíbrio dos nutrientes essenciais.

Cálcio: Tensão Pré-Menstrual

Vários estudos apontam que a TPM está relacionada também com o baixo nível de cálcio e vitamina D no organismo. De acordo com as pesquisas, os níveis inadequadas podem fazer com que o cálcio atue negativamente com estrogênios e progesterona que desencadeiam a TPM.

Cálcio: Pressão sanguínea

As pessoas que consomem cálcio regularmente através das fontes naturais conseguem manter a pressão arterial ideal. Portanto, a ingestão de cálcio deve fazer parte de uma dieta balanceada e pode ajudar a regular a pressão arterial alta ou baixa.

Cálcio: Doenças cardiovasculares

Já que o cálcio é importante para manter a pressão arterial adequada, também podemos dizer que ele ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, principalmente a hipertensão arterial. Lembre-se que o cálcio é importante para o sistema nervoso, ou seja, tanto o coração quando os vasos sanguíneos estão interligados pelo nosso sistema nervoso e com isso, uma simples deficiência de cálcio pode causar problemas cardíacos graves.

Cálcio: Sorriso bonito

A saúde dos dentes também depende do cálcio que quando deficiente, favorece o enfraquecimento dentário. A questão que muitos não entendem, é que o dentes precisão de cálcio, mas também precisam de outro nutriente importante que é o fósforo.

Cálcio: Balancear o pH

Poucas pessoas se importam com o pH e por isso, acabam tendo vários problemas de saúde que poderiam ser facilmente evitados com o pH adequado. As pessoas que bebem muito refrigerante e comem fast food regulamente deixam o corpo bem mais ácido, ou seja, aumentam as chances de ter problemas renais e hipertensão. A ingestão adequada de cálcio é importante para tornar o corpo menos ácido.

Cálcio: Emagrecimento

Para quem quer emagrecer, manter os níveis adequados de cálcio é essencial, porque além do cálcio favorecer o bom funcionamento do metabolismo corporal, ele também é importante na contração muscular que é a principal maneira de queimar calorias.

Deficiência de cálcio: Sintomas

  • Cólicas
  • Dores nas articulações
  • Palpitações cardíacas
  • Aumento dos níveis de colesterol
  • Pulso lento
  • Insônia
  • Crescimento prejudicado
  • Irritabilidade excessiva
  • Unhas frágeis
  • Eczema
  • Dormência ou formigamento nos braços
  • Dormência ou formigamento nas pernas

É muito importante evitar a dosagem excessiva de cálcio, porque isso também pode prejudicar a sua saúde. Essa dica é muito importante para as pessoas que tomam qualquer suplemento.

Consulte sempre um nutricionista para controlar a sua alimentação e evitar riscos desnecessários. A suplementação alimentar seja ela qual for, só deve acontecer com orientação de um especialista.

Agora me conte como é a sua alimentação, você consome cálcio diariamente? Quais os benefícios que o cálcio já trouxe para você? Deixe nos comentários e se tiver alguma dúvida, mande para nós que teremos o maior prazer de responder.

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