Você sabe quais são os alimentos ricos em fósforo e quais os benefíciso deste nutriente para a nossa saúde? Neste artigo vamos mostrar os 10 principais benefícios do fósforo para o bom funcionamento do nosso corpo.

Fósforo: Qual a importância?

O fósforo tem papel fundamental no processo vital de todos os organismos vivos e caso você não saiba, nenhum ser vivo seria capaz de se manter saudável sem os níveis adequados de fósforo no corpo. O fósforo desempenha atividades importantes no cérebro, no coração, nos rins e até mesmo na circulação sanguínea.

Além disso, o fósforo também é importante para a saúde dos dentes e dos ossos. E você consegue imaginar como seria se as pessoas não conseguissem ter a formação do DNA? Pois então, o fósforo é um dos componentes principais na estrutura do DNA, sendo impossível à sua formação sem a presença deste nutriente!

Deficiência de fósforo no organismo!

Saiba quais são os alimentos ricos em fósforo!

Fósforo: Dentes e ossos fortes

Assim como o cálcio, o fósforo é muito importante para a saúde e fortalecimento dos dentes e dos ossos. Manter os níveis ideais de fósforo no corpo durante a puberdade é fundamental para o hormônio do crescimento. No caso das mulheres, o fósforo também é muito importante durante a gravidez, além de ajudar a minimizar os efeitos da menopausa. O fósforo tem papel fundamental no auxilio à prevenção da osteoporose.

Fósforo: Digestão

O fósforo auxilia a boa digestão, fazendo com que o sistema digestivo realize corretamente os movimentos intestinais, melhorando o processo digestivo e reduzindo os casos de diarreia e/ou constipação!

Fósforo: Urina e fezes

O fósforo é importante para a boa saúde principalmente renal. Quando os níveis de fósforo estão corretos, há uma liberação adequada de urina e também excreção das fezes. O fósforo favorece o equilíbrio saudável dos fluidos corporais mantendo o corpo com a quantidade mínima de toxinas.

Fósforo: Cérebro

Para o funcionamento adequado do cérebro, é necessário ter fósforo no organismo! A memória, concentração, capacidade de raciocínio e muitas outras funções desempenhadas pelo cérebro, são melhoradas quando a pessoa tem bons níveis deste nutriente essencial. Portanto, o desenvolvimento cognitivo é dependente de fósforo e caso você não saiba, a deficiência de fósforo pode causar doenças neurológicas como, por exemplo, Alzheimer e demência.

Fósforo: Hormônios

Acredite se quiser, mas o fósforo tem papel importante até mesmo no equilíbrio hormonal! Os hormônios despenham funções diversas no nosso organismo e o desequilíbrio pode causar várias complicações graves, sendo que o exemplo mais comum é a TPM, algo muito comum em várias mulheres.

Fósforo: Energia corporal

O fósforo também atua na criação da energia que é usada pelo nosso corpo todos os dias. Este mineral é importante para quebrar os nutrientes liberando a energia do alimento que você come. Isso é muito importante para evitar a fadiga constante, dormência, impotência sexual e outros.

Fósforo: Vitaminas

O fósforo também atua no auxilio da absorção das vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando da importância das vitaminas, vale muito a pena conferir!

Fósforo: Proteínas

O fósforo também ajuda na criança das proteínas, favorecendo o bom funcionamento do metabolismo, ajudando o corpo a utilizar os carboidratos e as gorduras como fonte energética.

Fósforo: pH do organismo

Os fosfolipídios são componentes importantes para grande parte das membranas celulares, e uma das principais funções dos fosfolipídios, é justamente equilibrar o pH do organismo, eliminando o excesso de componentes ácidos e/ou alcalinos.

Fósforo: Crescimento

Como falamos, o fósforo é fundamental para a absorção de vários nutrientes, além de participar da formação e fortalecimento ósseo. Com isso, fica fácil compreender que o fósforo é indispensável para o crescimento e desenvolvimento humano, principalmente na adolescência.

O fósforo pode ser encontrado em vários alimentos como, por exemplo, oleaginosas, melão, semente de girassol, peixe, semente de abóbora, carne e ovo. O excesso de fósforo pode ser um problema, mas este é um assunto para outro artigo! Esperamos que a partir destas informações, você possa adotar cada vez mais alimentos ricos em fósforo em sua rotina alimentar, para começa a desfrutar de todos estes benefícios que citamos.

Se tiver ficado alguma dúvida sobre o fósforo, deixe nos comentários que iremos responder. E antes de finalizar, sempre indicamos que você busque um nutricionista para auxiliar na sua rotina alimentar, pois ao contrário do que muitos pensam nutricionista não é apenas para quer emagrecer.

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2 comentários para “Alimentos risco em fósforo, quais os benefícios?”

  1. Marcos Stern

    Parabéns, divulgação maravilhosa e a importância da falta de fósforo no nosso organismo, continue com estas pesquisas e divulgação para o bem e saúde das pessoas abraços

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    • Bruno

      Que comentário mais motivador! Agradeço pela mensagem e espero continuar agradando com as informações passadas. Vamos juntos Buscar uma Saúde cada vez melhor.

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