Para ter uma boa saúde é importante se exercitar e ter uma boa alimentação! Quando falamos em alimentação saudável, estamos chamando a atenção para os alimentos ricos em nutrientes essenciais para o organismo. O nutricionista é o profissional mais indicado para cuidar da sua rotina alimentar e certamente vai ter na lista várias opções de frutas, verduras e legumes.

Alimentos saudáveis: Realidade

A maioria das crianças não gostam de verduras, frutas e legumes e isso pode ser explicado pela influência dos adultos. Estes alimentos que são saudáveis não tem um gosto tão saboroso quanto o chocolate e outras guloseimas que os pais oferecem para as crianças regularmente, ou seja, cada vez mais a criança vai preferir aqueles alimentos gordurosos.

Outra razão para as crianças e jovens se afastarem dos alimentos saudáveis é graças ao péssimo habito alimentar dos pais! A maioria estão sempre comendo alimentos industrializados, massas, carnes gordurosas e outros alimentos considerados bem apetitosos, porem nada saudáveis! Naturalmente os jovens vão seguir esta alimentação e acostumar com os alimentos que não oferecem o valor nutricional adequado.

Frutas, quais os benefícios?

Conheça os principais benefícios das frutas, legumes e verduras!

Frutas, verduras e legumes: Qual a importância?

Ensinar a importância destes alimentos para a saúde é muito mais interessante do que simplesmente obrigar as crianças e jovens a consumi-los. Acredite, grande parte não faz ideia da importância das frutas, legumes e verduras para o bom funcionamento do organismo.

Verduras, legumes e frutas: Quais os benefícios?

Trouxemos 3 razões fundamentais para consumir estes alimentos regularmente. Saiba como orientar os amigos e as pessoas da sua família sobre os alimentos saudáveis e os seus benefícios.

Alimentos com poucas calorias

O primeiro motivo é justamente o que as pessoas mais buscam, a manutenção do peso corporal ideal. As frutas, verduras e legumes em grande maioria apresentam pouquíssimas calorias, e quando possuem uma grande quantidade calórica como é o caso do abacate por exemplo, mesmo assim é benefício por se tratar de uma gordura de ótima qualidade para o organismo!

Consumir estes alimentos frequentemente é importante para combater a obesidade e favorecer o bom funcionamento de todos os sistemas vitais. Sendo assim, abuse da variedade de verduras e legumes na salada, tome bastante suco natural sem adição de açúcar e aproveite os vários benefícios das frutas, legumes e verduras.

Alimentos ricos em vitaminas e minerais

Sem reservas energéticas nós não conseguimos desempenhar as atividades diárias. Portanto, é importante ter proteínas, gorduras e carboidratos para fornecer essa energia. Porém, nenhuma pessoa consegue ficar saudável sem vitaminas e minerais, porque são componentes essências para o bom funcionamento das nossas células corporais!

Os especialistas chamam a atenção para o modo de preparo, porque quando as verduras e os legumes são cozidos na água, grande parte das vitaminas hidrossolúveis C e B são eliminadas junto da água.

Alimentos que promovem mais saciedade

Um benefício muito grande de consumir regularmente frutas, verduras e legumes é graças à grande quantidade de fibras. Caso você não saiba, as fibras são importantes porque oferecem uma sensação de saciedade, reduzindo a ingestão calórica, além de favorecer o bom funcionamento do trato intestinal.

Se você curtiu as dicas que passamos, pode aprender ainda mais com este vídeo que deixamos de sugestão a seguir. Veja o que o especialista diz sobre a ingestão de legumes, verduras e frutas!

Novamente informamos que é indispensável procurar um nutricionista para cuidar da sua alimentação. Cada pessoa tem necessidades diferentes, ou seja, talvez você precise mais de uma vitamina do que outra por exemplo. Então, apenas depois de uma análise e avaliação completa é que você saberá quais os alimentos e quantidades indicados para as suas necessidades!

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. As críticas e sugestões também são bem vindas, porque elas podem ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)