Para quem quer melhorar a qualidade de vida é importante conhecer a pirâmide alimentar! Como assim, você não conhece a pirâmide alimentar? Neste artigo vamos mostrar o que é a pirâmide alimentar e explicar qual a sua importância para a saúde.

Aqui no Buscar Saúde também já falamos sobre a pirâmide do exercício físico, indicamos esta leitura adicional para as pessoas que querem sair do sedentarismo e aumentar a prevenção contra várias doenças e problemas de saúde graves!

Pirâmide alimentar: O que é?

Esta pirâmide basicamente é um tipo de gráfico que mostra os alimentos de acordo com as suas funções e seus nutrientes. A partir deste gráfico é possível visualizar quais alimentos são mais indicados e quais são aqueles alimentos que você evitar o consumo, assim como mostra a imagem abaixo. É importante informar que a função finalidade desta pirâmide alimentar é fornecer as informações que estimulam uma alimentação saudável e equilibrada.

Pirâmide alimentar brasileira

Como funciona a pirâmide alimentar?

Pirâmide alimentar: Como são os grupos?

Para entender melhor a pirâmide você deve conhecer os 8 grupos e quais alimentos fazem parte de cada grupo. Na lista abaixo você tem todas estas informações, confira!

  • Grupo 1 (Carboidratos) – Os alimentos deste grupo são arroz, pão, batata, massa, mandioca, cereais, etc.
  • Grupo 2 (Verduras e Legumes) – Os alimentos deste grupo são brócolis, couve, repolho, abobrinha, etc.
  • Grupo 3 (Frutas) – Os alimentos deste grupo são: abacaxi, maçã, banana, caju, acerola, etc.
  • Grupo 4 (Leite e derivados) – Os alimentos deste grupo são queijo, leite, iogurtes, etc.
  • Grupo 5 (Carnes e Ovos) – Os alimentos deste grupo são peixe, frango, ovos, etc.
  • Grupo 6 (Leguminosas e Oleaginosas) – Os alimentos deste grupo são feijão, soja, lentilha, grão de bico, castanhas, etc.
  • Grupo 7 (Óleos e Gorduras) – Os alimentos deste grupo são azeite, manteiga, óleo de soja, etc.
  • Grupo 8 (Açúcares e Doces) – Os alimentos deste grupo são chocolate, sorvete, bolo, etc.

Além dos grupos e alimentos, é importante saber dividi-los de acordo com sua atuação no organismo. Para isso temos quatro categorias que são:

  • Grupo 1 – Alimentos Energéticos
  • Grupo 2 e 3 – Alimentos Reguladores
  • Grupo 4,5 e 6 – Alimentos Construtores
  • Grupo 7 e 8 – Alimentos Energéticos Extras

Pirâmide alimentar: E a água?

Talvez você tenha sentido falta da água na lista citada, mas para os especialistas, a água é a mais importante de todas, ou seja, ela é a base de tudo. Os nutricionistas informam que a ingestão de água diária seja de pelo menos 2 litros.

Pirâmide alimentar brasileira

O Brasil criou a primeira pirâmide alimentar apenas em 1999 e ela era baseada nos padrões da pirâmide alimentar dos norte-americanos. Avaliando isso, viu-se a necessidade de atualizar a pirâmide e incluir alimentos tipicamente brasileiros, dentre eles podemos citar o caju, a castanha do Pará e a graviola.

Pirâmide alimentar o que é?

Conheça a pirâmide alimentar brasileira (FONTE: Ministério da Saúde)

Então em 2013, surgiu a nova pirâmide alimentar brasileira. Entre as principais mudanças estavam a quantidade, o tipo e a distribuição destes alimentos, levando em consideração o alarmante crescimento dos casos de obesidade. De acordo com a nova pirâmide alimentar brasileira, a ingestão calórica diminuiu de 2500 para 2000 calorias diárias.

Como comer melhor: Guia Alimentar

Caso você não saiba, o Ministério da Saúde (MS) lançou em 2014 um Guia Alimentar para a População Brasileira. Este guia tem como objetivo oferecer parâmetros para uma boa alimentação. Neste guia o foco não é nos grupos alimentares ou quantidades, mas sim na maneira como os alimentos são preparados.

A importância de consultar este guia ficou ainda maior quando observamos o aumento do consumo de fast food e alimentos industrializados que são dois itens que devem ser evitados! O guita visa mostrar que a preparação da comida de forma saudável é uma das maneiras de evitar vários problemas de saúde.

Portanto, o guia indica o aumento do consumo dos alimentos naturais como as verduras, furtas e legumes. Além de orientar sobre os perigos dos alimentos processados como por exemplo biscoitos recheados, refrigerantes, hambúrgueres e outros.

Assim como o guia e a pirâmide alimentar, o Buscar Saúde também quer orientar e estimular uma alimentação saudável! Caso você se interesse por este assunto, existem vários outros artigos no site que falam de alimentação saudável, indicamos esta leitura complementar. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

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