Neste artigo vamos explicar porque todas as pessoas precisam de uma orientação nutricional. Se você nunca consultou um Nutricionista, vai entender porque é importante começar agora! Para preparar este artigo para vocês, eu busquei a orientação da Nutricionista Gabriela Ramos e ao contrário do que muitos imaginam, o Nutricionista não serve apenas para quem quer emagrecer, na verdade isso é um pensamento muito limitado sobre a atuação destes profissionais.

Quando você tem uma orientação nutricional, você consegue melhorar a sua qualidade de vida, consegue controlar melhor o peso corporal e também consegue evitar várias doenças e problemas de saúde grave. Conheça os 10 principais motivos que mostram porque todos precisam de um Nutricionista.

Consultar um Nutricionista – Saúde

O primeiro motivo deve ser a manutenção da boa saúde, mas infelizmente as pessoas esperam surgir algum problema de saúde para buscar ajuda. O Nutricionista vai poder te instruir sobre os alimentos mais indicados para suprir às suas necessidades nutricionais.

Outra informação que grande parte das pessoas não sabe, é que cada pessoa tem uma necessidade nutricional específica, ou seja, uma alimentação que faz muito bem para uma pessoa, pode não ser a suficiente para o seu organismo. Sendo assim, consulte regularmente um Nutricionista para definir quais os alimentos e quantidades ideais para prevenir vários problemas de saúde!

O que faz um nutricionista esportivo?

Quando devo consultar um nutricionista?

Consultar um Nutricionista – Colesterol

As pessoas que tem problemas de colesterol precisam controlar a sua alimentação! O nutricionista é muito importante para preparar uma rotina alimentar cheia de colesterol bom e afastando a ingestão de colesterol ruim. Aqui no Buscar Saúde já falamos sobre o LDL e HDL que são os dois tipos de colesterol, vale a pena conferir!

Consultar um Nutricionista – Diabetes

Uma alimentação inadequada pode resultar em vários problemas de saúde e em alguns casos, o preço pode ser uma doença gravíssima como a diabetes por exemplo. Portanto, realizar atividades físicas regularmente e buscar uma boa alimentação é fundamental para prevenir a diabetes. Para as pessoas que já são diabéticas, a orientação de um Nutricionista é ainda mais importante, visto que uma ingestão inadequada pode causar uma complicação de saúde grave!

Consultar um Nutricionista – Emagrecer

Para quem quer emagrecer é imprescindível buscar uma boa alimentação! E quando falamos de boa alimentação não estamos falando de dieta, mas sim de uma alimentação que favoreça o bom funcionamento do seu corpo. Para emagrecer de forma saudável, é necessário aliar atividade física e alimentação balanceada, ou seja, para conseguir se exercitar bem, você precisa oferecer os nutrientes certos para o seu corpo e como definir isso? É muito simples, basta buscar a orientação de um Nutricionista e um Educador Físico.

Consultar um Nutricionista – Reeducação alimentar

Se você sente que deve se alimentar melhor, você deve buscar uma reeducação alimentar. O Nutricionista irá avaliar a sua rotina alimentar e a partir de exames e avaliações, ele irá indicar quais devem ser os novos hábitos alimentares, principalmente quanto à quantidade de alimentos ingeridos. Para os apaixonados por dietas que vivem sempre buscando alternativas loucas para emagrecer, nós sugerimos que faça uma visita à um Nutricionista e se informe sobre a reeducação alimentar.

Consultar um Nutricionista – Massa muscular

É muito comum encontrar pessoas que entraram na academia para ganhar massa muscular e saíram frustrados, você sabe porque isso aconteceu? A primeira opção é que o planejamento de treino não foi bem feito ou não foi bem seguido. A segunda opção que é a mais comum de todas é por causa da alimentação inadequada.

Talvez você não saiba, mas para ganhar massa muscular é necessário muito mais do que se exercitar constantemente, porque a alimentação é fundamental para este objetivo. Então é importante ingerir carboidratos antes dos treinos, depois dos treinos a ingestão de proteína é fundamental para a recuperação muscular, além de cortar frituras e doces da rotina alimentar.

Consultar um Nutricionista – Anemia

A anemia é uma doença muito comum entre as pessoas que não tem bons hábitos alimentares. A anemia é caracterizadas pelos níveis baixos de hemoglobina, que é uma situação causada por carência de certos nutrientes essenciais como por exemplo, ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Dentre os vários tipos de anemias, a anemia ferropriva é a mais comum, sendo causada pela carência de ferro no sangue. O ferro é importante para a fabricação das células vermelhas do sangue! Para evitar e combater a anemia, conte sempre a orientação de um Nutricionista.

Consultar um Nutricionista – Osteoporose

Os idosos naturalmente têm ossos mais fracos, mas a perda de massa óssea pode ser reduzida se houve uma instrução nutricional adequada. Então para combater e prevenir a osteoporose e promover um fortalecimento muscular, os alimentos ricos em cálcio devem fazer parte da sua rotina alimentar. Geralmente o nutricionista indica leite e os seus derivados, além de chuchu e couve que também tem grande quantidade de cálcio.

Consultar um Nutricionista – Distúrbio alimentar

Os distúrbios alimentares podem ser causados pela redução extrema ou pelo excesso de alimentos. Obesidade, anorexia, bulimia são alguns destes problemas relacionados aos distúrbios alimentares.

Geralmente este problema está associado com consequências psicológicas, sendo que a ansiedade ou excesso de pressão pelo corpo perfeito são as mais comuns. O distúrbio alimentar é muito mais comum entre as mulheres e pode ter relação também com a depressão e transtorno compulsivo.

Os principais fatores de risco são: maus hábitos alimentares e auto estima baixa. Portanto, você precisa de uma ajuda especializada para controlar este distúrbio alimentar, ou seja, busque imediatamente um nutricionista!

Consultar um Nutricionista – Intolerância alimentar

Quando falamos em intolerância alimentar, a primeira coisa que vem à cabeça é intolerância à lactose, mas saiba que não existe apenas este problema apesar dele ser o mais conhecido!

As pessoas que possuem qualquer tipo de intolerância alimentar precisam e devem procurar um nutricionista para avaliar a situação. Assim será possível identificar quais alimentos podem ser adicionados para oferecer os nutrientes que estão presentes nos alimentos que não podem ser consumidos.

Encerramos aqui mais um artigo do site e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responde. Caso tenha alguma crítica construtiva ou sugestão, basta deixar nos comentários, pois isso será muito importante para melhorar o conteúdo do Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “10 razões para consultar um Nutricionista!”

  1. Sandra

    Eu tenho problema de colesterol, posso comer e tomar suco de couve.
    Abracos

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário e espero que possa visitar o site novamente!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)