O número de pessoas que fazem uso de suplementos alimentares, seja para perder peso ou para ganhar massa muscular cresce absurdamente. Os suplementos também tem a função de complementar alguns nutrientes que algumas pessoas não conseguem absorver apenas com a comida.

Apesar destes benefícios, a suplementação alimentar não é algo tão simples quanto parece e é disso que vamos falar neste artigo. Você toma suplemento alimentar? Você sabe se deveria tomar ou se está tomando o suplemento correto? Vejam quais os principais riscos da suplementação incorreta.

Da mesma maneira que a suplementação alimentar pode ajudar as pessoas, ela também pode oferecer muitos riscos à saúde quando usada de forma incorreta. Portanto, é indispensável a orientação de um médico e um nutricionista antes de fazer uso de qualquer suplemento.

Dicas sobre suplemento alimentar

Atualmente existe uma infinidade de marcas e tipos de suplementos, a maior parte deles conta com uma composição bem similar, sendo formado basicamente por proteínas e com baixo teor de gordura, visando não se tornar um produto muito calórico.

Geralmente são indicados para os praticantes de atividade física e os mesmos só terão efeitos benéficos se forem acompanhados por uma prática regular e orientada de exercícios. O aumento de proteínas no corpo tende a melhorar e aumentar às fibras musculares, mas isso jamais irá acontecer sem a atividade física.

O suplemento que ajuda a ganhar massa muscular não funciona da mesma maneira daquele que visa perder medidas. Sendo assim, a suplementação deve ter um objetivo específico e as pessoas não devem escolhê-lo pelo preço ou pela marca, muito menos seguir a indicação de um conhecido.

Principais erros da suplementação alimentar

Na sequência de nosso artigo vamos apresentar os principais erros envolvendo a suplementação alimentar. Vejam quais as observações que os especialistas fazem sobre cada ponto destacado e saibam como evitar.

Quem pode tomar suplemento alimentar?

Tudo sobre a suplementação alimentar

Suplemento alimentar e os riscos para os rins e o coração

É muito comum ver as pessoas tomando vários suplementos diariamente, assim como é comum ver uma pessoa continuar a ingerir suplementos mesmo quando não está realizando atividade física regularmente.

As pessoas que não respeitam as doses diárias recomendadas ou pior ainda, aquelas que nem sabem qual é a dose correta porque não consultaram um nutricionista, elas estão extremamente expostas aos efeitos colaterais do excesso de proteínas no corpo.

Quando os suplementos são consumidos de forma errônea, eles podem causar diversos problemas no funcionamento dos rins e do coração, além de provocar aumento na sudorese, dor e cansaço excessivo, insônia.

Substituir a dieta pela suplementação alimentar

Esse é o erro mais clássico de todos, a maioria das pessoas que começam a fazer uso de suplementação, acabam deixando de lado a rotina alimentar adequada. O próprio nome já indica, o suplemento é algo para suprir alguma necessidade. Quando a pessoa deixa de lado os alimentos e foca apenas na ingestão de suplementos, certamente ela vai estar prejudicando a sua saúde.

Comprar suplementos desnecessários

Atualmente as pessoas acham que quanto mais melhor e isso vem acontecendo também com a suplementação. Como foi dito, existe uma infinidade de opções e se a pessoa não ficar atenta, ela vai acabar comprando vários produtos com o mesmo propósito, principalmente se seguir a onda da mídia e sua alta capacidade de manipulação.

O que tem feito com este erro seja cada vez mais comum é aquela indicação de um conhecido, ou do personal, ou daquela marca famosa que lançou um produto novo. Tudo isso fará com que você gaste mais e mais grana com produtos que talvez não sejam o indicado para o seu objetivo e principalmente, não foi indicado por um profissional capacitado.

Quem deve tomar suplemento alimentar?

Existem os casos específicos em que as pessoas precisam de suplementos para suprir uma deficiência do organismo em absorver algum tipo de nutriente naturalmente pela alimentação, mas para a maior parte da população, a quantidade recomendada de nutrientes, vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa pode ser obtida através dos alimentos.

Apesar de parecer uma solução simples, a dificuldade de manter uma boa rotina alimentar, faz com que a inclusão dos suplementos seja uma boa alternativa. Todos nós sabemos o quão difícil é introduzir em nossa alimentação diária, os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, principalmente se levarmos em conta a questão financeira.]

Considerações finais

Diversos micronutrientes, como, boro, zinco, magnésio, vitamina D e vitamina E, estão diretamente relacionados com a síntese de testosterona, ou seja, estes nutrientes são fundamentais para as pessoas que praticam atividade física.

Agora as vitaminas B6, B5, C, manganês, biotina, cromo, selênio, cobre, silício e zinco, já tem funções importantes no processo de produção de colágeno, ou seja, são de grande importância principalmente para as pessoas em processo de emagrecimento e que estão querendo melhorar a saúde e qualidade da pele.

Não é qualquer pessoa que saberia te informar isso e é exatamente por esta razão que a orientação de um nutricionista é indispensável. Este profissional saberá identificar todos os nutrientes, as vitaminas e sais minerais específicos a serem suplementados de acordo com o seu objetivo, além de determinar as doses exatas para evitar riscos a sua saúde.

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2 comentários para “Suplemento alimentar funciona? Quem pode tomar?”

  1. Sereia

    Bacana

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    • Bruno

      Muito obrigado pelo comentário, espero que continue acompanhando o site!

      Responder

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