Praticar exercícios físicos regularmente é um dos hábitos mais recomendados pelos especialistas em saúde. Através dos exercícios físicos, a pessoa obtém benefícios importantes como por exemplo, melhorias no funcionamento do metabolismo e aumento do gasto energético, condições que favorecem a eliminação do excesso de gordura corporal. Além disso, os treinos regulares trazem benefícios cognitivos e emocionais.

Portanto, manter-se fisicamente ativo é indispensável para a boa saúde física e mental. Mas para que isso aconteça da forma mais eficaz possível, é necessário unir a pratica regular de exercícios físicos com uma alimentação balanceada. Você sabia que a alimentação incorreta pode interferir nos resultados dos exercícios físicos?

Em contra partida, a ingestão correta dos alimentos pode potencializar os seus ganhos, mas isso depende de quais alimentos fazem parte da sua rotina alimentar. Sendo assim, é muito importante incluir alimentos ricos em nutrientes que favoreçam a recuperação muscular e energética?

O que comer pós treino?

Chegou a hora de conhecer os melhores alimentos para o pós treino. Vejam qual a alimentação pós treino que favorece os resultados da musculação e ganho de massa muscular, além de saber quais são os alimentos pós treino que são ótimas fontes energéticas.

Abacate – Esta fruta é bastante conhecida por sua deliciosa polpa verde, é um dos melhores alimentos para ajudar na reposição energética depois dos exercícios físicos. O abacate contém grandes quantidades de ácidos graxos insaturados, vitamina E e proteínas de origem vegetal que favorecem a formação de massa magra. O abacate conta com uma boa quantidade de calorias, mas o seu alto valor energético favorece um funcionamento melhor do metabolismo, ou seja, fica mais fácil controlar o excesso de peso.

O que comer para ganhar massa muscular?

A sua alimentação pode ajudar no ganho de massa muscular, saibam quais alimentos podem ajudar nisso!

Peixes – Praticamente todas as variedades de peixe são recomendadas para as pessoas que realizam atividade física moderada e/ou de alta intensidade. O consumo de peixe depois dos treinos contribui para o fortalecimento da massa muscular, graças aos aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes. Além de favorecer o aumento da massa magra, eles ajudam a reduzir a tensão muscular. Os mais recomendados são:

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha

Banana – Uma fruta rica em açúcares naturais e minerais essenciais para a recuperação muscular pós atividade física. Os nutrientes presentes na banana também são importantes para repor as reservas de glicose no organismo sem elevar os níveis no sangue, favorecendo a reposição energética. A banana também favorece o equilíbrio dos eletrólitos, evitando recaídas pela desidratação.

Ovos – Um alimento riquíssimo em proteínas e minerais essenciais para a ajudar na recuperação muscular pós treino. Consumir ovos cozidos depois de treinar favorece um ganho de energia física e mental. Os ovos também contam com aminoácidos que ajudam no ganho e fortalecimento muscular.

Leite de soja – Um alimento de fácil digestão e o seu alto teor de proteína e gorduras saudáveis oferecem uma grande energia para o corpo depois de praticar exercícios físicos. Apesar de não ter um índice glicêmico alto, contribui no equilíbrio da glicose no sangue. O leite de soja também tem um alto teor de vitaminas, minerais e fibras que fazem dele um alimento ideal para atletas.

Arroz – Este é um alimento probiótico que ajuda na recuperação da mucosa intestinal e promove a eliminação de resíduos. Seu alto teor de aminoácidos e carboidratos faz com que este alimento seja uma ótima fonte de energia para o corpo, principalmente pós treino.

Amêndoas – Uma ótima opção de frutos secos para as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente. São fontes ricas de ácidos graxos e proteínas de alta qualidade que favorecem a reposição energética. As vitaminas e minerais presentes nas amêndoas ajudam a regular os níveis de sais minerais do organismo, que ficam desregulados devido à perda de líquidos que é natural durante os treinos.

Quinoa – Um grão que tem um alto teor de proteínas, fibras e compostos antioxidantes que ajudam a controlar o peso de forma saudável. A quinoa é um grão de fácil digestão e contém poucas calorias sendo bastante recomendado para o fortalecimento da massa muscular.

Considerações Finais

Como você pode notar, existem opções bem variadas de alimentos que são importantes para o pós treino. Para cuidar da sua alimentação é muito importante contar a orientação de um nutricionista e como o seu objetivo está relacionado com atividades físicas, o mais indicado é buscar um profissional especializado em nutrição esportiva.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)