Você sabe o qual é o melhor treino de definição muscular? E o que é definição muscular? Qual a diferença entre hipertrofia e definição muscular? É possível conseguir hipertrofia e definição ao mesmo tempo? Neste artigo vamos responder todas estas dúvidas e te dar muitas dicas para escolher o treino certo e buscar o objetivo de forma adequada e saudável!

Hipertrofia x Definição muscular

Talvez você ainda não saiba, mas o seu corpo possui fibras musculares de contração lenta e contração rápida. Sendo assim, você não é capaz de mudar uma contração rápida para uma contração lenta ou vice-versa. Com isso, cada tipo de músculo precisa ser estimulado de maneira diferente e para isso você deve realizar os exercícios com esse objetivo.

Treino definição muscular

A hipertrofia tem como objetivo aumentar o volume dos músculos, enquanto a definição ou tonificação muscular visa definição dos mesmos.

Tipos de músculos

As fibras de contração lenta são recrutadas principalmente durante as atividades aeróbicas. As fibras de contração rápida são recrutas principalmente durante as atividades anaeróbicas que requerem energia, velocidade e/ou força. É importante compreender que durante um exercício, são usadas ambas as fibras, mas algumas são predominantes e isso pode variar de acordo com o exercício, duração e intensidade. Seu corpo começa usando as fibras de contração lenta e à medida que a atividade vai ficando mais intensa, ele recruta as fibras rápidas.

Treino de definição muscular x Treino de hipertrofia

Todo mundo acha que musculação é só para ficar musculoso e com corpo sarado, mas acredite, vai muito além disso! As pessoas precisam entender melhor os objetivos que se busca indo à academia e que tal começar essa mudança, sabendo qual a diferença de tonificação e hipertrofia muscular?

  • Tonificação muscular – Neste caso, significa aumentar a definição dos músculos sem adicionar volume excessivo.
  • Hipertrofia muscular – Neste caso, significa aumentar a massa e diâmetro dos músculos.

Tanto a tonificação quanto a hipertrofia são importantes para fortalecer os músculos, o que muda é a forma como você vai estimular este músculo. Para tonificar é preciso trabalhar as atividades de resistência, como correr, andar de bicicleta e nadar. Para aumentar o músculo é necessário trabalhos de força. Quando olhamos o lado estético, a tonificação significa que o ​​músculo parece estar duro mesmo em repouso, ou seja, sem que a pessoa precise contraí-lo.

Fator que determinar o tamanho dos músculos

A parte genética desempenha um importante papel quando falamos de características físicas. Portanto, a hereditariedade é crucial para a definição entre as fibras de contração rápida e contração lenta. Como foi já foi dito, você não pode ganhar ou perder fibras musculares, mas é possível treinar para maximizar os resultados de uma ou de outra, ou até mesmo de ambas.

Treino para definição muscular!

Aqui falamos principalmente de repetições e intensidade de cada treino. Para as pessoas que buscam definição muscular, elas devem buscar os treinos de resistência, onde a quantidade de repetições é maior e o peso é mais moderado. O treinamento para tonificar combina o treinamento com pesos e componentes aeróbicos, também requer uma dieta rigorosamente voltada para a obtenção de tônus muscular.

Treino para hipertrofia muscular!

Agora quando o objetivo é ganhar massa muscular, é necessário voltar o seu treino para causar hipertrofia, ou seja, os treinos são com poucas repetições e com um peso quase que no limite que essa pessoa consegue. O treinamento de hipertrofia é muito mais complexo exigindo um alto componente técnico e muito mais esforço físico. O cuidado com a alimentação deve ser ainda maior.

Rotina de treinamento para hipertrofia x definição muscular

Tanto a carga, intensidade, número de repetições, fases de descanso e todos os outros aspectos de um treinamento só podem ser definidas após uma avaliação física e um teste com um profissional de Educação Física. Ao contrário do que muitos imaginam, não existe uma fórmula que serve para todos, pois devemos levar em consideração a individualidade biológica.

Portanto, busque a orientação de um Educador Físico para te ajudar nos treinos, busque um nutricionista para cuidar da sua alimentação e o principal, respeite as recomendações dos mesmos! Não estamos dizendo que você deve acatar tudo, converse, questione e coloque os seu pontos de vista, após tudo isso você será orientado corretamente para buscar o seu objetivo, seja ele hipertrofia muscular ou tonificação muscular.

Por fim lembre-se bem, todos os benefícios podem ser alcançados desde que você respeite as suas limitações e tenha bastante persistência e dedicação. Os erros podem te afastar dos treinos e consequentemente te afastar do tão sonhado objetivo.

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4 comentários para “Hipertrofia muscular ou definição muscular? Qual a diferença?”

  1. Grasi

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    • Bruno

      Muito obrigado pelo elogio, espero que continue gostando do meu trabalho!

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  2. Claudineia

    Muito bom seu trabalho. Parabéns

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