Os exercícios abdominais são bem conhecidos, mas será que as pessoas sabem quais são os benefícios? Pesquisando sobre o assunto, percebemos que ainda existem muitas dúvidas sobre os reais benefícios dos exercícios abdominais.

Neste artigo vamos explicar se o abdominal elimina ou não gordura da barriga. Se a pessoa deve ou não fazer abdominais todos os dias, além de apresentar os principais mitos e verdades sobre os exercícios abdominais.

Exercícios abdominais: Qual a importância?

Diversas pessoas sonham em ter uma barriga de tanquinho, principalmente nos dias de hoje onde o padrão de beleza imposto pela mídia, é aquele das celebridades que possuem corpos esculturais.

Na busca pelo corpo ideal, as pessoas acabam acreditando em qualquer informação, e isso pode ser muito frustrante e em muitos casos perigoso! Para quem quer ter uma barriga definida, é necessário ter uma boa alimentação e um ótimo treino planejado para este objetivo.

Portanto, você precisa da orientação de um nutricionista e principalmente, de um profissional de Educação Física. Na sequência do artigo vamos mostrar os principais mitos e verdades sobre os exercícios abdominais.

Fazer abdominal faz perder a barriga?

Conheça os principais mitos e verdade sobre os exercícios abdominais!

Abdominal deixa a barriga bonita?

Ao fazer este tipo de exercício, você favorece a hipertrofia dos músculos abdominais. Isso é muito positivo para o lado estético, deixando a barriga cada vez menos flácida. É importante informar que a continuidade é fundamental para que este aspecto bonito permaneça, bem como uma boa alimentação que favoreça a hipertrofia muscular.

Caso você não saiba, a relação entre massa muscular e gordura corporal é muito próxima, ou seja, quanto mais massa magra você tiver, maior a tendência de reduzir a gordura acumulada.

Abdominal queima gordura localizada?

Entenda que nenhum exercício é capaz de queimar gordura localizada! Portanto, fazer abdominal não vai queimar gordura da barriga e etc. Para entender melhor isso, é preciso saber sobre o aumento do metabolismo e o acúmulo de gordura.

O nosso organismo armazena energia em forma de gordura, o que chamamos de adipócitos. As regiões do corpo onde há maior concentração de gordura, como por exemplo a barriga, são regiões consideradas como de baixa taxa metabólica.

Portanto, ao realizar exercícios físicos, a pessoa aumenta o gasto metabólico, e a tendência é que o corpo use os adipócitos da região com alta taxa metabólica primeiro. Por isso é tão difícil e demorado eliminar a gordura da barriga, porque se trata de uma região de baixa taxa metabólica. Sendo assim, para que o corpo comece a usar a gordura da barriga, ele precisa ter usado toda a reserva energética das regiões de alta taxa metabólica.

Posso fazer abdominal todo dia?

Nenhum exercício deve ser feito todos os dias, visto que o excesso pode causar lesão. O músculo precisa de tempo para se recuperar, e é durante a recuperação muscular que acontece as alterações fisiológicos positivas que tanto buscamos ao nos exercitar.

O tempo de recuperação depende da intensidade do exercício, e tudo isso faz parte do planejamento que deve ser discutido com o Educador Físico que está te orientando. Portanto, o tempo de descanso entre um treino muscular e outro pode ser de poucas horas ou chegar a até 48 horas.

Quanto mais repetições no abdominal melhor?

Este erro é cometido sempre que a pessoa não tem orientação profissional, visto que é natural pensar que quanto mais exercício, melhor o benefício. A sobrecarga é parte fundamental de um treino muscular, entretanto, a pessoa precisa saber o quanto a mais precisa ir para alcançar os benefícios sem expor o corpo às condições indesejadas.

Ao contrário do que muitos pensam, o treino para hipertrofia tem muito mais ligação com a carga do que com as repetições. O número alto de repetições é mais interessante para quem quer melhorar a resistência!

Abdominal é importante para a estabilização corporal?

Isso é uma verdade e devemos compreender o quão importante é! Os músculos do abdômen fazem parte dos músculos da região do core. Caso você não saiba, este músculos tem papel importante na sustentação e estabilização corporal, tendo ligação direta com problemas posturais quando há um desequilíbrio de treino.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando dos músculos do core, das suas funções e importância. Sem dúvidas, este é um dos artigos mais importante para quem quer ter uma boa postura.

Este fortalecimento do abdômen ajuda na prevenção de problemas na coluna, reduzindo consideravelmente as queixas de dores nas costas. Portanto, os exercícios abdominais podem contribuir para a prevenção de problemas como a hérnia de disco!

Conseguir barriga chapada rapidamente com abdominal?

Os resultados dos treinamentos de hipertrofia são gradativos e o ganho de massa muscular é relativamente lento. Quem acha que vai entrar na academia e ficar com barriga de tanquinho em um mês, está caminhando rapidamente para uma enorme frustração.

E olha que estamos falando apenas do exercício físico, pois se a pessoa não cuidar da alimentação, pode ser que ela nunca tenha barriga de tanquinho mesmo seguindo à risca o planejamento de treino proposto.

O resultado do abdominal é igual para todos?

Se você nunca ouviu falar, a individualidade biológica faz com que cada pessoa receba e responda de uma forma diferente aos diversos estímulos diários. Por isso, é natural que uma pessoa sinta mais frio, mais fome e mais sono que a outra.

Observando isso, fica fácil compreender porque as pessoas tem evolução diferente ao seguir o mesmo programa de treino. Quando observamos os resultados separados por gênero, os homens têm mais facilidade de ganhar massa muscular por um fator hormonal.

Abdominal faz perder barriga?

Chegamos ao final da nossa lista e esse é sem dúvidas o maior mito sobre o exercício abdominal! Você certamente já ouviu alguém falando que faz abdominal para perder barriga, e se alguém te disse que isso é possível, você caiu em uma cilada.

As pessoas que incluem o abdominal na rotina de exercícios físicos pensando exclusivamente em reduzir as medidas da barriga, certamente vão acabar se frustrando. Aqui no buscar saúde já fizemos um artigo sobre os mitos do universo fitness, e nele falamos porque não é possível escolher a região da gordura que será eliminada.

O grande problema disso é que a falta de informação acaba afastando as pessoas das atividades físicas que é algo muito benéfico para a saúde. Ao se frustrar, ela começa a pensar que a atividade física não faz diferença, mas na verdade a escolha do exercício é que não foi apropriada para o objetivo que ela almeja.

Portanto, antes de acreditar em qualquer informação que te passam, busque outras fontes e compare as opiniões das pessoas que falam sobre um determinado tema. Se quiser fugir das falsas promessas e principalmente afastar todos os riscos desnecessários, conte sempre com a orientação de um Educador Físico.

Envie este artigo para as pessoas que você conhece que faz abdominal na sua rotina de exercícios, e ajude-nos a divulgar estas importantes informações. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários porque isso é muito importante para melhorar ainda mais o conteúdo aqui do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)