Quais alimentos devo cortar para emagrecer? Quais alimentos devemos evitar para perder barriga? Quais alimentos devo comer para emagrecer rápido? São muitos questionamentos em busca de um só objetivo, emagrecer a todo custo! Mas será que isso é necessário? Será que a pessoa precisa mesmo emagrecer?

Emagrecimento: Quando é preciso?

Para diversas pessoas, manter o peso ideal não é apenas uma questão estética, mas sim uma questão de saúde. O problema é quando as pessoas exageram nos métodos para alcançar este corpo ideal. Excesso de dietas, utilização de medicamentos e realização descontrolada de exercícios físicos podem colocar a sua vida em risco.

Emagrecimento: Quais os riscos do exagero?

O primeiro risco que vamos citar é quanto aos transtornos psicológicos que podem fazer com que a pessoa veja o próprio corpo sempre fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Este problema pode trazer sérias consequências como por exemplo, a anorexia, a bulimia ou a depressão. Estes problemas são muito mais comuns do que você imagina, principalmente entre as mulheres. Diversas delas apresentam um peso normal, mas sentem uma pressão enorme quanto ao peso e querem ficar cada vez mais magras.

Outro risco muito comum é fazer dietas malucas que privam diversos alimentos. Adotar esta mudança alimentar sem a indicação de um especialista pode privar seu organismo de diversos alimentos importantes e com isso, prejudicar o funcionamento do seu corpo e aumentar as chances de desenvolver doenças.

Para emagrecer rapidamente, as pessoas também cometem excessos nos exercícios físicos e isso também é muito perigoso! Realizar exercícios sem orientação capacitada ou fora dos planejamentos e dos padrões ideais de movimento, são portas abertas para desenvolver diversas lesões musculares e articulares, isso sem falar dos riscos de morte relacionados ao volume e intensidade incorreto.

Quais os riscos do emagrecimento exagerado?

Quando a pessoa deve emagrecer e quando não deve emagrecer?

Pessoas com sobrepeso devem emagrecer?

Existe uma discussão muito grande sobre este assunto, visto que diversas pessoas que estão nessa condição, apresentam exames sem problemas aparentes. O que os especialistas dizem através dos seus os estudos, é que para a maior parte deste grupo, é apenas uma questão de tempo para apresentar algum problema de saúde.

A pessoa deve buscar o peso ideal mesmo sem apresentar nenhum problema de saúde, pois desta forma ela estará atuando na prevenção. Agora se a pessoa já apresenta alguma alteração nos níveis glicêmicos e /ou no colesterol, por exemplo, a necessidade é ainda maior.

A indicação é que as pessoas que fazem parte deste grupo percam peso moderadamente, ou seja, em torno de 5 a 10% já é suficiente para reduzir os riscos de desenvolver os problemas de saúde e ajudar no controle de doenças cardiovasculares, diabetes, insônia e outras. É importante frisar que estamos falando do grupo com sobrepeso, no caso das pessoas com obesidade, reduzir o índice de gordura corporal é uma prioridade.

Além dos efeitos negativos à saúde, é importante lembrar das limitações físicas. A pessoa tende a ter problemas de mobilidade e complicações articulares, além de problemas psicológicos relacionados a não aceitação do seu corpo, cobranças e críticas sociais quanto ao seu excesso de peso.

Portanto, se você está fora do seu peso ideal, seja apenas um sobrepeso ou casos mais graves como a obesidade, o mais aconselhado é buscar o peso considerado como saudável. Lembrando sempre de buscar isso de uma forma segura através de mudanças de hábitos.

Emagrecimento: Qual a forma correta?

A fórmula mágica não existe! Para emagrecer, a pessoa precisa de dedicação, esforço e principalmente paciência. Não adianta querer queimar em semanas, as calorias que você acumulou em vários anos. O tratamento base também não existe, uma vez que cada pessoa responde de maneira diferente aos exercícios, dietas e etc.

Sendo assim, você deve buscar um nutricionista e realizar a avaliação completa. Desta forma será possível determinar quais são os alimentos mais indicados para te ajudar na redução da ingestão calórica, sem restringir o seu corpo de nutrientes essenciais para a manutenção da boa saúde. Jamais utilize dietas radicais e restritivas, elas são extremamente agressivas ao organismo.

Além da dieta alimentar balanceada, realizar exercícios físicos regularmente é outro grande aliado de quem busca reduzir o índice de gordura corporal. Busque a modalidade que mais lhe chame a atenção, a orientação de um profissional de Educação Física é muito importante para te ajudar no planejamento e realização correta dos exercícios. Por fim, jamais inicie qualquer atividade física antes de obter a liberação médica para se exercitar.

Quando a pessoa se alimenta corretamente e se exercita com frequência, as chances de manter o peso ideal é muito maior, visto que há uma aceleração do metabolismo, resultando em queima calórica mais eficaz. Além é claro de todos os outros benefícios relacionados ao funcionamento ideal de todos os sistemas do nosso organismo, como por exemplo, menos ansiedade e estresse, mais motivação, melhoria no estado de humor, etc.

Como controlar a gordura corporal?

As dicas que vamos passar a seguir são importantes para todas as pessoas, independente de qual seja o seu peso atual. São elas:

  • Evitar alimentos industrializados – elevado teor de sal, gorduras e produtos químicos prejudiciais à saúde.
  • Evitar o excesso de açúcar – cuidado com sucos de caixinha, refrigerantes e as guloseimas.
  • Planejar melhor as refeições – troque os lanches gordurosos por frutas e alimentos naturais.
  • Movimente-se sempre que puder – Nosso corpo não foi feito para ficar parado! Caminhe sempre que possível e se exercite regularmente.
  • Evitar o sedentarismo – controle as horas de lazer em frente ao celular, computador, vídeo game, etc.

Considerações finais

Tenha sempre um cuidado redobrado com a sua saúde e o seu corpo. Faça tudo que for possível para oferecer as melhores condições para um funcionamento ideal e lembre-se daquele velho ditado que faz muito sentido: Prevenir é muito melhor do que remediar!

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