Comer de 3 em 3 horas é o mais recomendado pelos especialistas, mas isso não significa que apenas isso, será capaz de te ajudar na luta contra a balança. O total de calorias que você consome diariamente e quantidade que você gasta é o que irá determinar quanto peso você vai perder ou ganhar, isso é chamado de balanço calórico.

O que comer de 3 em 3 horas para emagrecer?

Se alimentar a cada três horas é um ponto positivo, mas o tipo de alimento é muito mais importante do que o prazo de intervalo entre as refeições. Não adianta nada comer de 3 em 3 horas, mas abusar dos alimentos gordurosos. Portanto, é preciso unir o tempo ideal entre as refeições aos alimentos adequados a serem ingeridos.

Então não faz sentido comer de 3 em 3 horas? Pelo contrário, as pessoas que se alimentam seguindo esta regra, tem um controle melhor da ingestão e tendem a ingerir uma quantidade menor de alimentos. Sendo assim, elas vão precisar gastar menos calorias para controlar o balanço calórico.

Comer a cada 3 horas emagrece?

Comer de 3 em 3 horas ajuda ou atrapalha a emagrecer?

Para compreender melhor este balanço calórico, observe este exemplo. Se ao longo do dia somando todas as suas refeições você ingeriu 2.000 calorias, você só irá emagrecer se tiver gasto mais que 2.000 calorias ao longo deste dia. Caso você tenha gasto menos de 2.000, você naturalmente irá engordar.

É importante compreender que a sua alimentação deve ser muito mais rica em proteínas do que em carboidratos. Ovos e carnes magras são bons exemplos de alimentos ricos em proteínas. Já os pães, cereais e massas são péssimos alimentos para quem quer perder gordura.

O que comer de 3 em 3 horas: Vantagens

Quanto maior for o período em jejum, ou seja, aquele período que você passa sem se alimentar, maior será a quantidade ingerida na próxima refeição. Isso acontece como resposta natural do organismo, visto que você vai estar com uma sensação de fome muito intensa e possivelmente vai comer uma grande quantidade quando tiver oportunidade.

As vantagens da alimentação a cada 3 horas é justamente não deixar que nosso organismo sinta uma vontade enorme de se alimentar. A tendência é que a pessoa se sinta saciada com pequenas porções, ou seja, é uma ótima forma de ingerir menos calorias e consequentemente reduzir o estoque de gordura. A alimentação a cada 3 horas também é importante para manter o metabolismo mais ativo.

Quantas refeições fazer por dia?

Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas que querem controlar a sua alimentação. O primeiro passo importante é não deixar de lado as refeições principais. Elas são de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso indicamos que jamais façam dietas restritivas! Elas podem te privar de nutrientes essenciais para a sua saúde.

O segundo passo importante é escolher corretamente quais os alimentos para cada refeição. O indicado é que os lanches da manhã e da tarde sejam com alimentos leves e de fácil absorção pelo organismo.

Não é possível listar aqui os alimentos ideias, visto que cada pessoa responde de maneira diferente aos alimentos ingeridos. Portanto, para determinar quais são os melhores alimentos e os melhores horários para os consumir, é preciso consultar um nutricionista e realizar uma avaliação completa.

Considerações Finais

Se você quer emagrecer, a alimentação é peça chave nesta mudança, mas isso não será possível se você não praticar atividades físicas durante o dia. Se exercitar ajuda a aumentar o gasto calórico e promover diversos benefícios à saúde. A pessoa que quer emagrecer, precisa buscar um profissional de Educação Física e fazer um planejamento alcançável e se dedicar ao máximo no treinos que foram propostos.

Jamais inicie qualquer atividade física sem antes consultar um médico e realizar todos os exames necessários. Buscar um peso ideal é muito importante para a sua saúde, mas buscar com consciência é fundamental.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Comer de 3 em 3 horas para emagrecer? Mito ou verdade?”

  1. Marta da Mata

    Muito bom esse artigo, o assunto é da maior importancia, pois alimentos saudaveis ingeridos a cada 3 horas traz muitos beneficios ao corpo e mente.
    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação, Bruno!

    Responder
    • Bruno

      Obrigado, muita gente se alimenta bem, mas em horários errados, mas existem aquelas pessoas que se alimentam mal e em horários errados, aí é muito perigoso!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)