As pessoas que tem tendência a engordar precisam estar o tempo todo controlando o que será ingerido, mas será que existe alguma forma de mudar isso? O que é tendência a engordar? Qual o tratamento para quem tem tendência a engordar? Vamos mostrar todos os mitos e verdades sobre a tendência a engordar!

Tendência a engordar: Como descobri?

A tendência a engordar geralmente é resultado de dois fatores, o primeiro é o péssimo habito alimentar que é o grande problema da maioria das pessoas. A primeira coisa a ser feita é uma análise dentro de casa, observe os membros da sua família. Se os pais, irmãos e/ou avós estiverem acima do peso e não controlam a alimentação, a tendência é que você também siga este mesmo caminho, a não ser que tome algumas atitudes para evitar isso!

Tendência a engordar o que fazer?

Veja o que fazer para emagrecer mesmo tendo tendência a engordar!

Uma outra forma de identificar possíveis causas para uma alimentação exagerada é através da realização de um exame que mostra o índice glicêmico em relação ao teor de insulina que é produzido pelo pâncreas. Quando este exame mostra que a glicose não é conduzida até às células pela insulina e é liberada de maneira insuficiente, a pessoa dificilmente se sentirá satisfeita com o que come e isso pode prejudicar o hábito alimentar, fazendo com que ela coma cada vez mais, o que acaba acarretando em obesidade que é um precursor do diabetes tipo 2.

O segundo fator tem ligação com o lado genético da pessoa! Todos sabemos que os fatores genéticos influenciam bastante em quase tudo na nossa vida e no ganho de peso não seria diferente, mas isso não deve servir como desculpa para não tentar levar uma vida mais saudável e buscar o peso ideal! Mesmo para as pessoas que apresentam essas características, o emagrecimento é alcançável e continua sendo fruto de bastante determinação e força de vontade.

As pessoas que buscam auxílio de um nutricionista para cuidar da sua rotina alimentar e buscam educadores físicos para orientá-las na realização de exercícios físicos, certamente conseguirão emagrecer, mesmo que demore um pouco mais do que no caso de uma pessoa não tem a predisposição para ganhar peso.

Tendência a engordar: Como evitar?

Como foi dito, vencer estes fatores genéticos e perder peso não é impossível! Tudo que você precisa fazer é ter uma boa rotina alimentar e uma vida fisicamente ativa, ou seja, nada além do normal para grande parte das pessoas não é mesmo? Segundo os especialistas, as características genéticas representam apenas 40% do processo de ganho de peso, então os outros 60% são fatores extrínsecos que podem ser combatidos com facilidade.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos vários artigos mostrando como buscar uma vida mais saudável e como a vida fisicamente ativa é importante para te ajudar a emagrecer e principalmente, afastar diversos problemas e doenças graves. Sendo assim, se organize e planeje melhor a sua rotina diária, sempre incluindo uma alimentação saudável e exercício físico regularmente.

Tendência a engordar: Metabolismo das mulheres

As mulheres são as que mais têm predisposição para ganhar peso e isso é facilmente explicado quando analisamos o metabolismo corporal feminino. As mulheres têm metabolismo mais lento que os homens, isso é causado pela menor quantidade de massa magra que elas possuem.

É preciso entender que quanto maior a quantidade massa magra no corpo, mais acelerado é o metabolismo e maior é a queima de calorias e gorduras. Outro fator negativo para as mulheres é que elas gastam mais serotonina, que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e isso tem relação direta com o desejo que as mulheres têm por comidas e doces, principalmente chocolate. Para complicar ainda mais, a perda deste hormônio é ainda maior durante a TPM.

Para vencer a luta contra a balança é bom comer os alimentos certos na hora certa, por isso falam tanto da alimentação de 3 em 3 horas. Jamais inicie qualquer dieta alimentar sem a indicação de um nutricionista, porque assim você pode piorar o funcionamento do seu organismo e os resultados podem ser gravíssimos. Antes de finalizar queremos deixar algumas dicas importantes! Nunca pratique exercício físico sem orientação profissional e sem obter a liberação médica para se exercitar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)