Atualmente o número de pessoas que está abandonando a vida sedentária tem crescido cada vez mais e isso é muito importante! Para as pessoas que estão iniciando nas atividades físicas, é importante buscar orientações quanto à alimentação e os exercícios a serem realizados. Neste artigo vamos falar sobre a alimentação pré treino e também sobre a alimentação pós treino!

Alimentação adequada para o treino!

Diversas pessoas acabam não conseguindo atingir o seu objetivo, justamente por não saber que a alimentação é tão importante quando o exercício em si. Por mais que ela se dedique ao máximo nos treinos, o resultado pode nunca chegar, visto que a alimentação não está adequada.

Então o que fazer? A resposta é simples, busque uma dieta alimentar balanceada e planejada para o seu objetivo. Se você quer emagrecer, a dieta alimentar é uma, se você quer ganhar massa muscular, a dieta alimentar é outra, se você quer manter o peso corporal e fortalecer os músculos, a dieta vai ser diferente das anteriores, ou seja, não adianta você seguir a alimentação de outra pessoa!

Alimentação pré e alimentação pós treino

Dicas de alimentos para antes e depois dos treinos e atividades físicas!

Como definir os alimentos pré treino e pós treino?

O primeiro passo é definir o seu objetivo, pois ele vai ser a base para determinar os alimentos e a quantidade adequada! O segundo passo é consultar um nutricionista para avaliar as suas necessidades metabólicas, porque pode ser que você precisa de alguns nutrientes essenciais em maior quantidade que outros.

Saiba que esta definição de qual alimento consumir antes e depois dos treinos é uma dúvida muito comum, mas o problema é que poucas pessoas buscam a resposta certa com os profissionais capacitados. Com isso, vários erros grotescos acontecem e colocam a saúde e a vida da pessoa em risco!

Alimentos pré treino

Os alimentos ricos em carboidratos de fácil digestão são os mais indicados para a alimentação antes dos treinos. Os carboidratos são a principal fonte energética do corpo e quando a pessoa consegue fornecer a quantidade de energia adequada para organismo, o metabolismo melhorar a eficiência da queima de gordura.

Se você for praticar exercícios de longa duração, é aconselhado levar consigo algum tipo de cereal para repor as energias durante o exercício físico. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo sobre o Gel de carboidrato que é uma destas opções, vale a pena conferir!

Alimentos pós treino

Agora vem uma parte importante para quem quer ter uma boa recuperação muscular! Os alimentos pós treino adequados são fundamentais para ajudar a reparar os danos musculares que são causados pelos treinos.

Os alimentos ricos em proteínas oferecem os nutrientes capazes de favorecer a recuperação muscular adequada, mas eles não desempenham esta função sozinhos. O corpo também precisa das energias dos alimentos ricos em carboidratos, principalmente as frutas que oferecem uma digestão rápida!

Portanto, a alimentação pós treino deve acontecer logo na primeira hora depois de se exercitar. Quando a pessoa se exercita pela manhã, a dica é tomar leite magro após o treino e se possível, bater com alguma fruta para combinar carboidrato e proteína.

Os treinos realizados no final da manhã ou no final da tarde devem ser seguidos pela alimentação principal completa, ou seja, jamais deixe de lado o almoço e a janta. Conversando com o nutricionista, ele saberá indicar quais são os alimentos mais indicados principalmente para as refeições principais do dia, que querendo ou não são as mais importantes!

A pessoa pode tentar pesquisar os alimentos mais indicados para cada refeição. Entretanto, sem a orientação profissional vai ser impossível acertar a quantidade ideal de cada alimento, e com isso a busca pelos objetivos pode ficar muito mais difícil.

Suplementos alimentares

Este é um erro grave de muitas pessoas que iniciam a vida fisicamente ativa, porque antes mesmo de adaptar à rotina de exercícios, a pessoa já está comprando vários suplementos que são indicados por pessoas sem nenhuma capacitação.

O uso de suplementos nutricionais só deve acontecer depois de uma prescrição profissional. E saiba que isso só vai acontecer se após a análise adequada, for detectado algum tipo de alteração metabólica e necessidade especifica da pessoa que não pode ser contornada com uma alimentação comum.

As pessoas que tomam suplemento alimentar sem as recomendação corretas podem estar causando danos irreparáveis no organismo, e o resultado pode ser problemas graves de saúde, além de risco de morte! Portanto, evite todos os riscos desnecessários e siga as indicações de um profissional nutricionista.

Neste vídeo a seguir você pode conferir uma reportagem muito interessante que aborda o tema do nosso artigo. Veja mais informações para te ajudar a compreender melhor a importância da alimentação pré e pós treino!

Quando a pessoa pratica atividade física regularmente e tem uma alimentação, os benefícios são inúmeros e os objetivos sempre vão ser alcançados. Sendo assim, cabe a você buscar as formas saudáveis de se exercitar e se alimentar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)