Exercício físico de manhã é bom para a saúde? Devo me exercitar antes ou depois do café da manhã? Quais os benefícios do treino logo cedo? Neste artigo vamos responder estas perguntas e explicar como a prática do exercício correto, pode melhorar a sua qualidade de vida.

Exercício físico: Antes ou depois do café da manhã?

Isso se trata de dúvida muito antiga, mas a resposta basicamente gira em torno do que é mais saudável para o seu corpo.

Vários estudos tratam sobre os benefícios da alimentação pré-treino, tanto para melhorar o rendimento físico, quanto para favorecer o funcionamento ideal de todo o corpo durante o exercício físico. Também existem estudos que tratam sobre a relação do exercício físico em jejum para favorecer o emagrecimento, então em qual confiar?

Aqui no Buscar Saúde sempre alertamos sobre as falsas promessas, e aqui no site tem vários artigos falando sobre mitos e verdade, inclusive do exercício físico. Portanto, se você quer se aprofundar ainda mais neste assunto, sugerimos esta leitura extra porque certamente vale muito a pena!

Treino em jejum ajuda a emagrecer?

Saiba se você deve ou não tomar café da manhã antes de treinar!

Para começar a responder essa primeira pergunta, precisamos observar vários aspectos! O primeiro deles é a duração deste treino, além da intensidade deste exercício. Entretanto, indiferente do tempo e intensidade, já podemos afirmar que a pessoa jamais deve ser exercitar em jejum.

Quando a pessoa vai realizar treinos leves e curtos, ela não precisa tomar um café completo, visto que ela precisa apenas de uma pequena dose energética para realizar o treino. Uma boa opção são as barras de cereais que oferecem uma rápida digestão e absorção dos nutrientes.

Já para as pessoas que vão realizar treinos longos e/ou exercícios de grande intensidade, é indispensável tomar um café da manhã reforçado. Porém, quando falamos em café da manhã reforçado, não estamos falando em comer muito e nem em alimentos pesados! O ideal é focar nos alimentos de rápida digestão e boa fonte energética.

Todas as dúvidas sobre qual alimento escolher para cada refeição do dia, inclusive para o pré-treino, devem ser tiradas com um especialista. Por isso, é fundamental contar com a orientação de um nutricionista para te ajudar neste planejamento e controle da rotina alimentar.

Exercício físico em jejum

Todo mundo já ouviu falar da importância do café da manhã para qualquer pessoa não é mesmo? Isso acontece porque a pessoa já passou um longo período de jejum durante as horas de sono.

Todo mundo precisa ingerir algum alimento na primeira hora ao acordar, isso é indispensável para o bom funcionamento corporal. Para as pessoas que vão se exercitar, isso é ainda mais importante! Então, não faz sentido algum expor o organismo em jejum à uma forte carga de esforço, algo que é natural em um exercício físico.

Entenda que o nosso corpo precisa de energia suficiente para desempenhar as funções vitais básicas, e durante o exercício físico, essa demanda enérgica é ainda maior! Quando falta energia para realizar os movimentos, fica praticamente impossível continuar treinando e se a pessoa continuar se esforçando nestas condições, as consequências podem ser gravíssimas.

Sendo assim, os especialistas indicam que a pessoa deve tomar um café da manhã leve pelo menos meia hora antes de se exercitar. Dentre os alimentos mais indicados para o pré-treino, as melhores opções são bananas, laticínio desnatado, torradas ou barra de cereal.

Depois de treinar os especialistas recomendam um café da manhã mais completo, rico em alimentos que favoreçam a recuperação muscular. Seguindo estas orientações, você pode usufruir dos benefícios que a atividade física pode oferecer, mantendo os riscos desnecessários bem longe.

Gostou deste artigo? Envie para as pessoas que você conhece que costuma se exercitar de manhã. Ajude-nos a compartilhar estas importantes informações! Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

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