É muito comum encontrar pessoas que comem banana regularmente! Bolo de banana, doce de banana, torta de banana, pastel de banana e outros, são alimentos comuns do dia a dia de vários brasileiros. Neste artigo vamos falar quais são os tipos de bananas e quais os benefícios da banana para a nossa saúde.

Banana faz bem para saúde!

Você come banana regularmente porque sabe dos benefícios, ou faz parte do grupo que gosta desta fruta apenas pelo seu agradável sabor? Pois é, apesar do enorme consumo entre os brasileiros, o número de pessoas que conhece os benefícios desta fruta é muito pequeno.

Caso você não saiba, a banana está entre as 5 frutas mais produzidas no mundo, e se você perguntar aos consumidores quais os benefícios, a maioria irá dizer que é boa para câimbra que é uma informação que ficou popular há muitos anos, mas será que é só isso?

Alimentos ricos em potássio

Conheça os benefícios da banana para a saúde!

Na sequência do artigo você vai conhecer detalhadamente cada benefício da banana. E depois deste artigo, você vai muito além da prevenção ao surgimento das câimbras.

Quais os benefícios da banana?

Rica em potássio, a banana favorece o controle da pressão arterial e ajuda a combater o surgimento das câimbras, desde que o seu consumo seja regular. Caso não saiba, você jamais deve comer banana enquanto sente câimbra, porque ao invés de ajudar só vai piorar o quadro! Se quiser saber um pouco mais sobre este tema, indico a leitura do artigo sobre as câimbras que tem aqui no Buscar Saúde, vale muito a pena conferir!

Rica em fibras, quando a banana faz parte da rotina alimentar das pessoas, ela pode favorecer o bom funcionamento do trato intestinal, combatendo os problemas de constipação, ou seja, a banana é praticamente um laxante natural, mas sem oferecer os efeitos colaterais que é comum nos medicamentos.

Outro grande benefício da banana é a melhoria no processo digestivo. Além disso, segundo os especialistas comer uma única banana entre as refeições, já é uma das formas de ajudar no controle dos níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo os sintomas da fadiga muscular e o cansaço.

Outro nutriente importante da banana é a Vitamina B, que é uma das vitaminas mais importantes para a saúde do sistema do nervoso. Estudos mostram que quando a pessoa está estressada, um dos vários efeitos é a redução dos níveis de potássio no organismo. E como a banana é um alimento rico em potássio, ela é importante para reequilibrar o organismo!

Para finalizar a lista enorme de benefícios, a banana é um dos alimentos que ajudam no controle do peso corporal. A banana ajuda a aumentar o tempo de saciedade, ou seja, a pessoa leva mais tempo para sentir fome novamente e com isso, a ingestão calórica é muito menor.

Banana: Composição e Propriedades

Se a banana estiver verde, ela é uma fruta rica em amido. A partir do momento que a banana amadurece, o amido se transforma em açúcar. Os açúcares existentes na banana são sacarose, glicose e frutose que aliados às fibras, são importantes para fornecer energia ao corpo.

Estudiosos mostraram que aproximadamente 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela é uma fruta com índice baixo de gorduras e proteínas e gorduras. Além destes nutrientes importantes, a banana também conta com:

  • Potássio
  • Vitamina C
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B6
  • Magnésio
  • Cobre
  • Manganês
  • Cálcio
  • Ferro
  • Ácido fólico

Além desta enorme lista, a banana ainda conta com antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Tipos de Banana

Antes que você se pergunte qual o melhor tipo de banana, saiba que cada espécie tem a sua peculiaridade, mas o valor nutricional de todas é bem parecido, tendo apenas ligeiras diferenças.

O ideal é aproveitar os benefícios que todos os tipos podem oferecer, variando o cardápio. As principais diferenças entre os tipos de banana estão sem dúvidas no aroma, no sabor e na textura.

  • Banana-da-terra – Cozinhar, assar ou fritar
  • Banana prata – Preparar vitaminas
  • Banana maçã – Preparar purês
  • Banana nanica – Preparar bolos
  • Banana-ouro – Adoçar receitas de bolos e vitaminas

Diabéticos podem comer banana?

Como falamos ao longo do artigo, esta fruta conta com vários tipos de açúcares, e uma das dúvidas que encontramos ao preparar este artigo é se a pessoa com diabetes pode comer banana.

Se pessoa observar apenas a informação que as bananas são ricas em amido e açúcar, certamente vai pensar que a banana não é indicada para diabéticos não é mesmo? Mas como esta fruta tem baixo índice glicêmico, elas não elevam os níveis de açúcar no sangue.

É importante compreender que assim como em qualquer outro alimento rico em açúcar, o consumo deve ser monitorado e discutido com os médicos e nutricionistas. Então, por mais que o consumo moderado de banana pareça não oferecer nenhum risco, a melhor alternativa é consultar os médicos, visto que cada pessoa possui respostas diferentes aos alimentos que consome.

E assim encerramos este tema sobre uma das frutas mais populares que existe. Se tiver gostado deste artigo, indique para outras pessoas e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

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2 comentários para “Quais os benefícios da banana para a saúde?”

  1. Luciano Pavoni

    A explicação sobre os benefícios da BANANA foi muito boa.

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pelo comentário, espero que as informações continuem sendo de fácil compreensão! Seja sempre bem vindo ao Buscar Saúde!

      Responder

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