O que causa câimbras? O que é bom pra câimbras? Câimbras noturnas, o que pode ser? Existe remédio para câimbras? Existe exercício para câimbras? Neste artigo de hoje vamos responder estas perguntas, falar um pouco mais sobre as temidas câimbras e apresentar os melhores alimentos para combater as câimbras!

Câimbras, o que pode ser?

As câimbras musculares podem acontecer por diversas razões como falta de exercício físico ou excesso do mesmo, nível de desidratação, falta de fluídos, problemas de circulação sanguínea, músculos tensos, deficiências de nutrientes e até alguns fatores psicológicos.

Alimentos para combater as câimbras

Vamos te apresentar agora como combater as câimbras através do consumo de alimentos corretos. Quando a pessoa come os alimentos ricos em minerais essenciais, ela favorece e muito o combate às câimbras musculares. Confiram na sequência quais são os alimentos mais indicados para aliviar as câimbras.

Câimbras ao jogar futebol

Com os alimentos certos, você pode prevenir e até tratar as câimbras com facilidade.

Bananas cura as câimbras?

As bananas são fontes ricas em potássio, o seu consumo favorece um melhor funcionamento da função muscular e protege o sistema nervoso. O potássio também pode ser obtido através de melões, frutas cítricas e batatas doces. Os estudos mostram que os adultos precisam de aproximadamente 4.700 miligramas de potássio por dia e muitos alimentos que as pessoas comem naturalmente todos os dias tem este mineral. Especialista alertam sobre o consumo de suplementos de potássio, uma vez que ele pode exceder a dose recomendada! O mais indicado é consumir os alimentos naturais.

Salsão cura as câimbras?

O salsão é um alimento rico em sódio que também é importante para manter o equilíbrio de fluido normal no corpo. O sódio também atua na bomba de sódio e potássio que é muito importante no processo de contração muscular e na geração de impulsos nervosos. Geralmente o nosso organismo perde diversos minerais ao longo do dia, principalmente após um exercício ou atividade vigorosa. Exatamente por isso, o ideal é consumir alimentos salgados após se exercitar, por exemplo, o salsão que oferece uma ótima quantidade natural de nutrientes.

Iogurte cura as câimbras?

O iogurte tem pouco teor de gordura e conta com leite e outros produtos lácteos que são importantes fontes de cálcio para o nosso organismo. Pra você ter uma ideia, a falta de cálcio pode causar interferência nos sinais nervosos e causar espasmos musculares intensos.

Aveia cura as câimbras?

A aveia é rica em magnésio que é um nutriente importante para o relaxamento muscular e é uma ótima opção para o café da manhã e lanche da tarde. O consumo regular de aveia favorece o movimento de contração muscular adequado e além disso, a aveia e outros grãos oferecem uma sensação de saciedade muito mais rápida, ou seja, reduz as chances de consumo excessivo e ganho de peso.

Feijão cura as câimbras?

Os feijões também são fontes de magnésio e podem ser importantes aliados para o bom funcionamento da contração muscular e prevenção das câimbras. Além dos espasmos musculares, a redução do nível de magnésio no organismo pode causar cólicas intensas. Soja, abacate e nozes sementes também são alimentos que possuem grande quantidade de magnésio, portanto, todos eles são bem vindos em sua dieta alimentar.

Se você sente câimbras fortes com muita frequência, o mais indicado é buscar um médio e realizar todos os exames para avaliar melhor o caso e iniciar o tratamento mais específico e adequado. Converse também com um nutricionista, ele pode te ajudar a definir uma rotina alimentar mais voltada para combater este problema com as câimbras! O que você faz para tratar e prevenir câimbras? Quais dicas daria para quem está procurando evitar esse problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)