A aveia é um alimento popularmente conhecido por ser benéfico à saúde, mas por ser um alimento rico em carboidratos, há uma discussão sobre o ganho de peso quando comemos aveia frequentemente. Afinal, comer aveia engorda ou ajuda a emagrecer?

O que é a aveia e qual o seu valor nutricional?

Ela é um cereal extremamente rico em cálcio, ferro, proteínas, carboidratos, minerais, além de ser uma fonte abundante de diversas vitaminas principalmente a vitamina B. A aveia conta ainda com uma quantidade significativa de fibras solúveis e insolúveis.

Atualmente você encontra a aveia em praticamente todos os mercados e ela pode ser comercializada em 3 diferentes tipos, são eles: Farelo de Aveia, Flocos de Aveia e a Farinha de Aveia. Todos apresentam basicamente as mesmas funcionalidades, mas o Farelo de Aveia conta com uma quantidade um pouco maior de fibra B-glucana.

Porque devemos consumir aveia?

A aveia possui um ótimo valor nutricional devido à B-glucana que é responsável pelo bom funcionamento do organismo. Ela consegue saciar a fome por mais tempo e também auxilia no controle da quantidade de glicose no sangue e principalmente, ajuda na redução de até 50% do LDL que é colesterol ruim.

Para obter os benefícios citados, é importante que a pessoa tenha o hábito de beber pelo menos 2 litros de água diários. Esta é a quantidade mínima necessária para ajudar a aveia na inibição da gordura e do açúcar no intestino, além de facilitar a absorção de diversas substâncias essenciais para o seu funcionamento.

Todos os benefícios da aveia?

Comer aveia todo dia faz bem pra saúde?

Quais os melhores benefícios da aveia?

Além dos benefícios citados, a aveia ajuda no combate aos radicais livres, principalmente quando consumida na parte da manhã juntamente com frutas e/ou leite. O seu poder antioxidante ajuda na prevenção de doenças como a cataratas e o Alzheimer, além de prevenir o envelhecimento precoce. O zinco presente em abundância na aveia é responsável por fortalecer o sistema imunológico e atuar como potente aliado no processo de cicatrização de ferimentos.

Aveia engorda ou ajuda a emagrecer?

Contando com um alto valor nutritivo, a aveia pode ajudar e muito no controle do peso corporal. O seu baixo índice glicêmico faz com que a fonte de carboidrato presente neste cereal seja absorvida aos poucos no sangue, controlando a quantidade de açúcar.

A aveia conta com gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, mas neste caso estamos falando das gorduras boas para o nosso organismo. Em média são ingeridas aproximadamente 120 calorias em cada 2 colheres de sopa de aveia. É preciso estar atento quando for comprar a aveia no mercado, atualmente existem diversas aveias com acréscimos de mel, maçã, canela, chocolate e outros. Tudo isso certamente aumentará o valor calórico ingerido.

Como consumir aveia?

A aveia é uma excelente opção de alimento para o café da manhã, mas isso não impede que o seu consumo seja feito em outros horários do dia. O mais indicado é que a pessoa consuma diariamente, mas sempre respeitando uma dieta saudável e balanceada.

O melhor horário para consumir aveia é pela manhã, porque as suas propriedades começam a atuar no organismo neste horário, favorecendo uma melhor absorção de todos os nutrientes e promovendo um melhor funcionamento ao longo de todo o dia.

Considerações finais

Especialistas alertam que o consumo diário de aveia não deve ultrapassar 3 colheres, exceto quando houver a indicação de um especialista. Sendo assim, torna-se fundamental que você consulte um nutricionista e discuta com ele a melhor forma de introduzir a aveia em sua dieta alimentar.

Para aquelas pessoas que estão buscando alimentos que ajudem na luta contra a balança, a aveia pode sim te ajudar, mas a redução da gordura corporal só irá acontecer se houver uma prática regular de exercício físico unido a uma reeducação alimentar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)