Café na dieta, faz emagrecer ou engordar?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo falando se pode comer pão integral na dieta, e recebemos várias perguntas sobre o café na dieta. E aí, pode ou não? Café emagrece ou café engorda? Chegou o momento de saber a resposta destas perguntas!

Você vai encontrar muitas informações afirmando que o café ajuda a emagrecer, mas será que é tão simples assim? Saiba agora quais são os cuidados que deve adotar, principalmente se é uma pessoa que toma muito café diariamente.

Café ajuda a emagrecer?

Tudo vai depender da quantidade de café ingerido! Alguns especialistas informam que tomando café na medida certa, essa bebida pode te ajudar na luta contra a balança. Portanto, o café pode ser o seu aliado ou o seu inimigo!

Sabe a famosa cafeína? Pois então, estamos falando de um estimulante muito potente, que deixa o metabolismo mais acelerado, o que acaba resultando em um gasto calórico maior.

Além disso, o consumo moderado de café também está associado com a melhoria na concentração, a melhoria no estado de humor e outros benefícios que já falamos aqui no site em outro artigo completo sobre os benefícios do café.

Então quer dizer que é só tomar café que vou gastar mais calorias e emagrecer? Óbvio que não né pessoal! Se você ficar sentado em casa sem praticar atividade física regulamente, vai ser praticamente impossível emagrecer, ainda mais sabendo que a maioria das pessoas querem emagrecer rápido.

Café faz emagrecer ou café faz engordar?

Saiba se o café na dieta faz bem ou faz mal.

Café na dieta, bom ou ruim?

O café com leite também está entre as bebidas mais consumidas no Brasil, ele entra nos mesmos benefícios citados anteriormente? A primeira coisa que podemos afirmar é que o café com leite tem mais calorias do que o café tradicional, ou seja, são mais calorias consumidas.

Certamente vai precisar controlar mais o consumo, isso sem falar na forma de adocicar, visto que muitas pessoas lotam o café de açúcar. Se você faz parte deste grupo, podem esquecer o sonho de emagrecer se não mudarem o hábito! Se você só consegue tomar café com leite, a recomendação é tomar uma quantidade ainda menor, justamente para reduzir essa ingestão calórica.

Quanto café tomar por dia?

De acordo com os especialistas, o indicado é consumir de 3 a 4 xícaras de 50ml por dia. Mais que isso você já está correndo de risco de transformar o consumo de café em vilão. Outra dica é que você opte pelo café tradicional, evitando ao máximo leite, açúcar e/ou adoçante.

Cuidado ao tomar café

Sempre frisamos sobre os riscos de certos hábitos, e com o consumo excessivo de café não seria diferente! Pessoal, a cafeína presente no café pode causar diversos efeitos colaterais quando consumida em excesso, por exemplo:

Moral da história, consuma com moderação e conte sempre com a orientação de um nutricionista! Aliás, muita gente pensa que nutricionista é só para quem quer emagrecer, mas a gente já fez um artigo completo explicando que não é bem assim, vale muito a pena ler.

Não exagere no consumo de café, não exagere no consumo de leite, corte ao máximo o consumo de açúcar, isso sem dúvidas vai te ajudar a emagrecer mais rápido! Lembre-se que o emagrecimento depende do balanço calórico negativo, e você precisa ter paciência.

Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer! Continue acompanhando os artigos aqui do Buscar Saúde e se possível, compartilhe nas suas redes sociais.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário