Quando você ouve as pessoas falando que precisam reduzir o consumo de açúcar, o principal motivo quase sempre é o emagrecimento! Só que comer muito açúcar pode afetar o seu corpo de várias outras formas, trazendo diversas complicações e doenças, mas o que seria “muito açúcar”?

Quando você ingere mais de seis colheres de chá por dia, este consumo já está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Pra você ter ideia como superamos facilmente este valor permitido, quando você toma uma única lata de refrigerante, você já está um pouco acima deste limite, ou seja, você não pode ingerir mais nenhum alimento ou bebida que contenha açúcar durante todo o resto do dia.

Muita gente prefere fechar os olhos para este alerta e correr os riscos, mas desde já frisamos que as consequências do excesso de açúcar no organismo podem ser muito graves. Pensando nestes ricos trouxemos este artigo que vai apresentar os principais efeitos do açúcar no organismo e quais são as doenças causas pelo excesso de açúcar.

Quais as doenças provocadas pelo açúcar?

O excesso de açúcar pode causar várias doenças e trazer muitos efeitos colaterais à sua saúde. Identifique os problemas antes que seja tarde!

Efeitos do açúcar no organismo: Problemas com saciedade

A sensação de que você já comeu o suficiente é um trabalho do hormônio chamado Leptina! Diversos estudos e pesquisas mostraram que o organismo das pessoas que comem muito açúcar, desenvolve uma resistência à esse hormônio, ou seja, fica muito mais difícil determinar quando você já está cheio, consequentemente você acaba comendo mais.

Consequências do excesso de açúcar no organismo: Resistência à insulina

O consumo excessivo de açúcar é um dos fatores que podem causar diabetes, mas antes de atingir o ponto da doença se manifestar, a sensibilidade do seu corpo à insulina irá diminuir bastante e você sentirá vários sintomas como por exemplo, fadiga, fome, cansaço mental e pressão alta, e estes aspectos citados favorecem o desenvolvimento da insuficiência cardíaca. Portanto, se você está sentindo um ou mais desses sintomas, busque a orientação médica e mude os seus hábitos alimentares o quanto antes.

Consequências do excesso de açúcar no organismo: Manchas escuras na pele

Outra grave consequência relacionada a resistência à insulina é o desenvolvimento de manchas escuras, principalmente na região do pescoço, axilas e virilha. Em alguns casos, também pode causar marcas de pele como por exemplo, pedaços de pele escuros e/ou em alto relevo.

Doenças causadas pelo excesso de açúcar: Insuficiência Hepática

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o consumo abusivo de álcool que pode causar graves danos ao fígado. Neste ponto, o excesso de açúcar também é muito perigoso. Dentre os sintomas da insuficiência hepática podemos citar:

  • Amarelamento da pele e globos oculares
  • Náusea
  • Inchaço abdominal
  • Sonolência
  • Vômitos
  • Uma sensação forte de mal-estar
  • Desorientação ou confusão
  • Demência
  • Dor no abdômen

Doenças causadas pelo excesso de açúcar: Obesidade, Diabetes e Alzheimer

Estudos já comprovam que o consumo excessivo de açúcar é um dos fatores primordiais para favorecer o desenvolvimento da obesidade e diabetes. Além destes riscos, as pessoas que consomem muito açúcar têm um risco muito maior de desenvolver Alzheimer. É importante alertar que mesmo que você tenha sorte e não desenvolva nenhuma dessas doenças, uma rotina alimentar com altas concentrações de açúcar pode causar um declínio nas funções cognitivas.

Consequências do excesso de açúcar no organismo: Risco de desenvolver gota

Pra muita gente, a gota é causada apenas pelo excesso de carnes gordurosas, mas estudos atuais mostram que o açúcar também pode ser um dos fatores contribuintes, e as bebidas efervescentes são as que mais agravam o risco de desenvolvimento deste problema. Portanto, as pessoas que já tem gota, devem reduzir ao máximo o consumo de açúcar.

Consequências do excesso de açúcar no organismo: Prejudica a saúde mental

O excesso de açúcar no sangue pode deixar a pessoa com uma sensação de extremo cansaço porque o açúcar em excesso prejudica as funções cognitivas. Inclusive, os alimentos com alto teor de açúcar são totalmente contraindicados para as pessoas que sofrem com problemas de saúde mental.

Considerações Finais

Ficou bem claro que o excesso de açúcar só traz prejuízos e riscos para a nossa saúde não é mesmo? Portanto, é muito importante controlar a quantidade ingerida e principalmente ficar atento aos sintomas apresentados, uma vez que o problema já pode estar acontecendo em seu organismo, mas ainda não se manifestou. Qualquer dúvida relacionada com alimentação deve ser tratada com um especialistas em nutrição, jamais adote dietas milagrosas sem antes consultar este profissional.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)