Neste artigo vamos falar sobre os malefícios dos salgadinhos de pacote, também conhecidos como chips. Será que eles realmente podem fazer mal pra a nossa saúde? Se você faz parte do grupo de pessoas que adora comer estes salgadinhos, este artigo certamente tem informações importantes pra você, confira!

Salgadinho de pacote: Faz mal pra saúde?

Apesar de serem bastante consumidos, é importante compreender que os salgadinhos de pacote não são alimentos nada saudáveis. Portanto, segundo os especialistas, o seu consumo deve ser mínimo ou nenhum. As pessoas que comem muito salgadinho de pacote estão expostas a diversos riscos, uma vez que em sua composição há uma quantidade muito elevada de gordura, sódio e conservantes.

Salgadinho de pacote tem muito sal?

Salgadinho de pacote faz mal pra saúde?

Salgadinho de pacote: Quais os riscos?

Diversos estudos mostram que o alto consumo de gordura trans muito utilizado na produção de alimentos industrializados, provoca um aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis de colesterol bom (HDL). Estas alterações são péssimas para saúde e podem causar problemas como por exemplo:

  • Infarto
  • Acidente vascular cerebral
  • Pressão alta

Mas os salgadinhos não são os únicos vilões da história! Os doces e refrigerantes também estão na lista de alimentos e bebidas que fazem mal quando consumidos em excesso. Sabemos que o açúcar é uma importante fonte energética para o organismo, mas o exagero pode causar graves problemas como por exemplo:

  • Diarreia
  • Cárie
  • Dor no estômago
  • Obesidade
  • Diabetes

É importante compreender que nenhuma guloseima pode substituir as refeições diárias. Nenhum tipo de guloseima tem as quantidades nutritivas recomendadas, ou seja, as vitaminas, minerais e proteínas que são tão importantes para o bom funcionamento do organismo não estão presentes neste tipo de alimento.

Sendo assim, frisamos que você deve evitar o consumo dos salgadinhos de pacote e outras guloseimas, mas sempre que estiver com muita vontade de comê-los, você deve ingerir a menor quantidade possível. A ingestão jamais deve ultrapassar 25 gramas, o que representa menos da metade daqueles pacotinhos com 55 gramas.

Como ter uma boa saúde? Comer melhor!

É importante ingerir uma quantidade diária muito pequena de sal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade jamais deve superar 5 gramas por dia. Os especialistas também alertam sobre o alto consumo de gordura, não é possível apresentar um valor exato, visto que esta indicação varia de acordo com a idade, altura, sexo e nível de condicionamento físico. Portanto, para definir a quantidade exata ideal é necessário consultar um nutricionista e realizar uma avaliação completa.

Para se manter o mais saudável possível, é importante manter uma alimentação balanceada, repleta de frutas, verduras, legumes que são alimentos ricos em nutrientes importantes para o organismo. Proteínas, cálcio e fibras também são essenciais.

Sendo assim, fique muito atento ao valor nutritivo dos alimentos que está consumindo, nas embalagens não só dos salgadinhos, mas de qualquer outro alimento e bebida industrializado, você encontra os valores nutricionais daquele produto. Assim você pode avaliar quais produtos tem substâncias que podem fazer bem ou mal para a sua saúde.

Além da alimentação balanceada, é indispensável que você se mantenha fisicamente ativo, ou seja, é necessário praticar atividade física regularmente! Os especialistas alertam sobre os riscos do sedentarismo e suas graves consequências. Saiba que com algumas pequenas mudanças na sua rotina diária, você pode melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

Considerações Finais

Agora que você tem todas estas informações em mãos, basta avaliar quais as mudanças você deve fazer em sua rotina diária e adotar cada vez mais hábitos saudáveis.  Por fim sempre indicamos que conte com a orientação de profissionais capacitados, esta é a melhor maneira de afastar todos os riscos desnecessários. Busque um nutricionista para cuidar da sua alimentação e um educador físico para te auxiliar nas atividades físicas.

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