Saudável, como saber se a saúde está boa?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

Você certamente já ouviu falar sobre ter boa saúde! Além disso, provavelmente já pesquisou como melhorar a sua qualidade de vida. Para ajudar nisso, aqui no site temos artigos falando de alimentação saudável, orientação sobre atividades físicas e dicas para cuidar da sua saúde mental.

Porém, mesmo assim existem pessoas que não sabem o que quer dizer estar com saúde! Então, o artigo de hoje vai te ajudar a entender melhor o seu corpo, explicando os sinais que indicam uma boa saúde ou não.

Como saber se tenho boa saúde?

Uma pessoa doente não está saudável, certo? Isso parece óbvio, mas e a pessoa que não está doente, ela é saudável? As pessoas acham que estão saudáveis quando não apresentam doenças, entretanto, a sua saúde vai muito além disso, pois os sintomas de problemas de saúde as vezes podem demorar para aparecer.

Saiba que o conceito de saúde é muito mais amplo do que parece, principalmente nos dias de hoje que estamos discutindo problemas que antes nem tinham tanta relevância. Por exemplo, a depressão sempre foi tratada como frescura e negligenciada ao longo das décadas passadas, algo que felizmente está mudando.

O que significa saúde?

Para iniciar a explicação adequada, vamos pegar a definição usada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que no ano de 1946 disse que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, frisando que isso não depende apenas da ausência de doenças ou enfermidades.

Um dos principais desafios para ter uma boa saúde é entender que devemos observar o nosso corpo constantemente. Quando a mente não está legal o reflexo aparece no corpo, e ainda precisamos entender o contexto social de cada pessoa.

Como melhorar a qualidade de vida?

Saiba se a sua saúde está boa ou não!

Como melhorar a qualidade de vida?

Algumas decisões conseguem mudar de 8 a 80 a sua vida, ou seja, você pode sair de uma vida nada saudável para hábitos totalmente benéficos para o seu corpo! Por isso, podemos começar afirmando que não existe boa saúde sem uma alimentação adequada, visto que os bons hábitos alimentares são fundamentais para prevenção de várias doenças.

Alimentação

Neste ponto surgem vários debates do que seria alimento saudável ou não! Inclusive já fizemos muitos artigos explicando como ter uma alimentação de boa qualidade, vale a pena conferir para se alimentar melhor. Resumidamente falando você deve evitar os alimentos:

Afastar as doenças é o primeiro passo para ter uma vida com saúde! Portanto, evitar o consumo destes alimentos significa reduzir o risco de desenvolver problemas graves, tais como:

Beber água

Como assim? Todo mundo bebe água uai! Esse ponto parece ser bobo, mas na verdade é um problema que pode afetar até mesmo você quem acha que não faz sentido. Qual a quantidade de água que você bebe por dia? Será que sabe qual a quantidade de água que deveria tomar por dia?

Muitas pessoas que sofrem com pedra nos rins não bebem a quantidade certa de água, e este é só um dos problemas! Saiba que mais de 50% do peso do nosso corpo corresponde à quantidade de água, e ela é responsável por auxiliar no transporte de nutrientes, além de atuar na regulação de várias funções vitais.

A dica que podemos dar é beber água na hora certa! Infelizmente muitas pessoas esperam estar com sede para beber água, e se você faz parte deste grupo, entenda que isso é um habito ruim. Agindo assim, você está bebendo água somente quando o seu corpo já deu sinais de desidratação.

Como a maioria das pessoas estão em uma rotina muito corrida, sair para beber água é tratado como “perda de tempo”! Para evitar isso, deixe sempre uma garrafinha com água fresca perto de onde estiver trabalhando ou estudando. Se fizer isso, certamente vai melhorar e muito a quantidade de água ingerida todos os dias.

Exercícios físicos

Por mais cômodo que seja ficar deitado em casa vendo séries ou filmes, o corpo humano não gosta disso. A sua mente pode até te “enganar falando que está tudo ótimo”, mas o seu organismo vai cobrar isso com toda certeza!

Além da depressão que falamos anteriormente, o sedentarismo é outro problema grave que não era tão discutido tempos atrás. O resultado disso é uma geração com muito mais casos graves de obesidade e outros problemas motores.

Você se lembra da lista de doenças que citamos no início do artigo? Sabia que uma pessoa fisicamente ativa consegue reduzir consideravelmente o risco de desenvolvê-las? Se aliar a prática de atividade física regular e alimentação balanceada, a sua qualidade de vida melhora incrivelmente!

Talvez esteja pensando que não tem tempo para se exercitar, e sabemos que infelizmente é a realidade para a maior parte dos brasileiros. Porém, esse hábito deve ser considerado como fundamental para a sua saúde, senão futuramente vai gastar muito dinheiro com problemas de saúde, isso se for um caso onde tenha tratamento. Quem pratica exercícios físicos regularmente consegue:

Tente inserir a atividade física na sua rotina com pequenos hábitos. Por exemplo, sempre que possível suba pelas escadas ao invés de pegar o elevador, vá trabalhar e estudar caminhando ou pedalando. Com essas simples mudanças no seu cotidiano, o seu corpo vai ficar mais em movimento e você vai notar vários benefícios como a melhoria no humor, menos ansiedade e estresse.

Saúde mental

Veja como uma coisa vai conectando com a outra! Durante a prática de exercício físico, você está cuidando do seu humor, estresse, ansiedade e essas são questões tratadas como pontos da saúde mental.

Se optar por exercícios perto da natureza, os benefícios podem ser ainda maiores, sem falar da chance de ter uma interação social mais verdadeira, algo que se perdeu com o aumento do uso das redes sociais.

Apesar da situação extremamente triste, a pandemia trouxe duas mudanças de hábito na vida das pessoas! A primeira foi a necessidade de interação familiar, que se perdeu ao longo da rotina corrida. Com os filhos em casa, os pais precisaram aprender novamente como interagir com as crianças e jovens, o que foi algo bem desafiador para muitos.

Imagine o aumento dos casos de desemprego ou então, a mudança de rotina para o trabalho em casa, o que chamamos de home office! Pensando nisso, podemos ver que não foram apenas os casais com filhos que sofreram este impacto, na verdade foi a maior parte das pessoas.

E a segunda mudança tem forte relação com a primeira! A busca por terapia aumentou, o que indica que mais pessoas estão precisando de ajuda para cuidar da sua saúde mental.

Alguns anos atrás, quem buscasse um psicólogo seria chamado de maluco, mas felizmente isso vem mudando! Estudos mostram que cada vez mais pessoas estão entendendo a importância do acompanhamento psicológico.

Durante as analises, as pessoas podem descobrir aspectos importantes que precisam ser trabalhados, por exemplo, a satisfação interior, a autoestima, o amor próprio e o autoconhecimento.

O gatilho para muita gente pode até ter sido a pandemia, mas certamente essa mudança de habito já deveria estar acontecendo faz muitos anos. Conhecer as suas próprias limitações, forças e fraquezas é muito importante para encontrar a melhor forma de lidar com tudo isso!

Quer saber um pouco mais sobre a importância da psicologia na nossa vida? Indicamos que assista esse vídeo abaixo com dicas incríveis sobre o tema!

Hobby

Muita atenção para o que vamos falar agora! Acordar, trabalhar, estudar, pagar conta e amanhã fazer tudo de novo, se essa é a sua rotina, saiba que você está cada vez mais distante de uma vida saudável.

Viver neste modo automático de obrigações deixa todo mundo estressado, ansioso e com um péssimo humor, condições que favorecem o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Para manter o bem-estar emocional é indispensável que você tenha um tempo de lazer, e por isso ter algum hobby pode salvar a sua vida!

O que você gosta de fazer? Ouvir música, tocar um instrumento musical, pintar, desenhar, enfim, são muitos hábitos e um deles certamente vai ser o que vai te ajudar. Para muitas pessoas o hobby é praticar algum esporte, e nestes casos o exercício vai servir para dois aspectos importantes que tratamos neste artigo.

Dormir bem

A rotina alucinante que muitas pessoas vivem impede até mesmo que o sono seja de qualidade! Para aliviar o estresse e desempenhar bem as atividades diárias, você precisa descansar adequadamente, ou seja, precisa ter uma ótima noite de sono.

Existem pessoas que conseguem dormir 8 horas, mas como o sono não é de qualidade, elas acabam acordando como se não tivesse dormido nada. A quantidade de horas é importante, mas a qualidade do sono não depende apenas disso. Tem um artigo incrível falando das fases do sono, que explica o que é uma noite bem dormida ou não.

Pessoal, continuem se cuidando da melhor forma dentro das suas condições pessoais, adotando o máximo possível de dicas que passamos. Se tiver gostado deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e convide outros amigos para conhecer o Buscar Saúde.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário