A rotina corrida faz com que muitas pessoas tenham um péssimo hábito alimentar. O aumento no consumo de alimentos de baixo valor nutritivo está relacionado principalmente com a falta de tempo para preparar os alimentos. Neste artigo vamos explicar como você pode alimentar melhor, afastando dos fast-food com uma opção bem simples, a marmita saudável.

Como ter um bom hábito alimentar?

Uma das maiores dificuldades quando o assunto é alimentação, é manter um hábito saudável fora de casa! Vamos explicar como algumas pequenas mudanças na rotina, podem te ajudar a ter sempre um alimento de alto valor nutricional em mãos.

Portanto, se você quer manter uma alimentação rica em alimentos com nutrientes essenciais para a saúde, leia atentamente cada dica que vamos passar. Depois deste artigo, você certamente vai conseguir preparar uma marmita saudável mesmo em dias bem corridos!

Alimentação saudável, quais alimentos consumir!

Vamos explicar o que é marmita saudável e como preparar!

Marmita saudável: Como preparar?

A marmita saudável vai trazer vários benefícios para a sua saúde, mas não é só isso! Você já parou para calcular a quantidade de dinheiro que gasta com almoço fora? Isso sem falar nos lanches da tarde, ou seja, a marmita saudável também oferece uma oportunidade de economizar dinheiro.

Como você mesmo vai preparar a sua marmita, fica mais fácil controlar a quantidade de sal e gordura. O primeiro passo é pensar em temperos mais saudáveis, evitando estes temperos preparados com altíssima quantidade de sal.

As dicas começam pelo recipiente usado para armazenar o seu alimento. O indicado é usar sempre um pote de vidro. Sabemos que a maioria das pessoas usam recipientes de plástico como marmita, mas o que você talvez não saiba, é que quando o plástico é aquecido, ele pode soltar produtos químicos que podem contaminar os alimentos.

Na hora de preparar a sua marmita, organize os alimentos em dois recipientes diferentes, pois assim fica mais fácil de você montar uma refeição completa e bem balanceada. A dica é deixar um recipiente para a salada e o outro para os alimentos principais que precisam ser aquecidos!

A próxima dica é sobre a variedade e você certamente já ouviu falar que quanto mais colorido o prato estiver, mais saudável será aquela refeição. Sendo assim, abuse da variedade de legumes e verduras, pois cada um destes alimentos tem benefícios diferentes para oferecer e você certamente pode e deve buscar todos eles!

Os alimentos principais devem ser ricos em nutrientes essenciais para o organismo. Portanto, escolha alimentos ricos em carboidrato integral, proteína, gordura boa e é claro, controle a quantidade.

Se você não tiver como aquecer a sua marmita, isso não deve ser motivo para comer alimentos não saudáveis na rua. A dica para estes casos é optar pelas opções de alimentos ricos em carboidrato integral e proteínas, ou seja, devem ser alimentos que são saborosos e podem ser consumidos frio, como por exemplo:

  • Tabule
  • Quinua
  • Queijo branco
  • Frango desfiado
  • Atum
  • Sardinha

Alimentação saudável

Na sequência do artigo vamos apresentar algumas sugestões de marmitas saudáveis para você poder se alimentar bem todos os dias da semana, variando os alimentos e obtendo o máximo de benefício possível.

Como sugerimos, a indicação é dividir a refeição entre o prato principal e a salada. Por isso, vamos passar as opções seguindo esta orientação!

Marmita saudável 1

  • Principal – Macarrão integral e filé de frango grelhado
  • Salada – Legumes cozidos, por exemplo, couve-flor, cenoura, brócolis e berinjela

Marmita saudável 2

  • Principal – Arroz integral, feijão, couve e carne cozida
  • Salada – Alface, cenoura e beterraba ralada

Marmita saudável 3

  • Principal – Arroz integral, frango desfiado e molho de tomate fresco
  • Salada – Ervilha, cenoura, brócolis, chuchu e azeitona

Marmita saudável 4

  • Principal – Arroz e macarrão integral
  • Salada – Couve, espinafre, cenoura, tomate, grão de bico e atum

Marmita saudável 5

  • Sanduíche – Pão integral, queijo branco, carne de frango, alface, tomate, rúcula, e azeitona

Talvez você esteja se perguntando qual alimento consumir e qual a quantidade ideal, e para isso a resposta é simples! Depende do seu objetivo e principalmente do seu metabolismo, ou seja, para definir a melhor rotina alimentar é importante buscar a orientação de um nutricionista para te acompanhar e instruir corretamente!

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6 comentários para “Marmita saudável, o que é e como preparar?”

  1. Rubens do Rego

    Informação util

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado! Melhorar a alimentação mesmo que seja aos poucos é algo muito bom para o nosso corpo.

      Responder
  2. Aparecida

    Parece bom

    Responder
    • Bruno

      Sem dúvidas é uma forma muito saudável de se alimentar. Basta variar bem os legumes e verduras…

      Responder
  3. Marli Duarte de Oliveira

    Gostaria de estar recebendo mais informações sobre alimentação saudável por e-mail
    Obrigada!

    Responder
    • Bruno

      Salvei seu e-mail, e sempre vou enviar sobre este tema.

      Responder

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