Comer cenoura todos os dias é muito importante para a nossa saúde! Cenoura ralada, bolo de cenoura, cenoura cozida, não importa a forma de preparo, desde que você adicione a cenoura na sua rotina alimentar.

Caso você não saiba, a cenoura é um alimento rico em vários nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como por exemplo, o betacaroteno, que é muito importante para a nossa visão, pele e as mucosas.

A cenoura também possui Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B2 e Vitamina B3, além de uma boa quantidade de fibras, sódio, fósforo, cálcio e potássio.

Na sequência do artigo vamos apresentar os principais benefícios da cenoura, para que você possa compreender como este alimento não pode ficar de fora da sua rotina alimentar.

Bolo de cenoura faz bem para a saúde?

Quais os benefícios da cenoura para a saúde?

Cenoura: Fertilidade

Em estudos realizados nos Estados Unidos, o resultado mostrou que o consumo de frutas e legumes de cores laranjadas ou amarelas, está relacionado com a melhoria de até 10% na qualidade do esperma.

Cenoura: Longevidade

Em um estudo realizado no Third National Health and Nutrition Examination Survey, nos Estados Unidos, aproximadamente 15.000 pessoas foram observadas durante 20 anos. Os resultados mostraram que os bons níveis de alfa-caroteno no sangue, são inversamente proporcionais ao risco de morte.

De acordo com o estudo, as pessoas que consumiam vegetais ricos em antioxidantes naturais como é o caso do caroteno encontrado na cenoura, tinham menos chances de morte prematura quando comparadas aos que não comiam regularmente!

Cenoura: Combate a obesidade infantil

De acordo com os resultados dos estudos realizados no Texas e na Carolina do Sul, as crianças que contam com uma rotina alimentar que inclui espinafre, brócolis, cenoura e outras frutas amarelas como a laranja, tem menos chances de sofrer com a obesidade infantil.

Cenoura: Como preparar

Existe uma dúvida sobre o modo de preparo da cenoura e com isso, as pessoas dizem que a cenoura crua é mais saudável que a cozida, isso é verdade? As cenouras sem agrotóxicos são saudáveis indiferente do modo de preparado, mas é importante informar que a cenoura cozida diretamente na água perde boa parte dos seus nutrientes na água.

Cenoura: Saúde da pele

Um estudo realizado na Escócia observou os hábitos alimentares de 35 universitários durante um mês e meio. Os resultados mostraram que os estudantes que consumiam regularmente frutas e legumes de cor laranja, como é o caso da cenoura, apresentaram uma pele mais saudável e mais bonita, tendo grande ligação com os bons níveis de betacaroteno.

Cenoura: Bronzeado

A pessoa que quer ficar com pele bronzeada deve adotar a cenoura na sua alimentação. Se você não sabia, o betacaroteno é importante para a estimulação da melanina, que é a substância que dá aquela coloração mais escura na pele, ajudando na proteção contra os raios ultravioletas.

Cenouras: Saúde dos olhos

Você já ouviu falar que cenoura faz bem para as vistas? Essa é uma afirmativa muito válida, visto que a cenoura é um alimento rico em vitamina A, que é uma das vitaminas mais importante par ao nosso corpo! A pessoa que tem cegueira noturna, possivelmente tem deficiência de Vitamina A.

Cenoura: Combate ao envelhecimento precoce

A cenoura conta com Vitamina C e betacaroteno que são antioxidantes importantes no combate aos radicais livres que provocam o envelhecimento precoce. As frutas, legumes e verduras são importantes aliados na luta contra a morte prematura.

Cenoura: Trato intestinal

A cenoura é recomendada para a pessoa que está com diarreia, justamente por ser um alimento rico em várias vitaminas, além de contar com a pectina. Estes nutrientes juntos são importantes para ajudar na regulação do trato intestinal.

Cenoura: Combate ao câncer de cólon

Em um estudo realizado na University of Queensland, foi observado qual a relação do consumo de cenoura para prevenir o câncer de cólon. Segundo os resultados, os polifenois que são transportados pelas fibras até o colón, são elementos chave para reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer de colón.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e agora você sabe porque deve adicionar a cenoura na sua rotina alimentar!

Todas as vezes que falamos de alimentação aqui no Buscar Saúde, sempre informamos que a pessoa deve buscar uma orientação de um nutricionista, que ao contrário do que muitos pensam, não serve apenas para quem quer fazer dieta. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)