Imunidade baixa, saiba como aumentar a imunidade!
A preocupação com o sistema imune nunca esteve tão em alta quanto nestes tempos de pandemia. Estar com a imunidade baixa é perigoso em qualquer situação, por isso existem tantas pessoas procurando suco para aumentar a imunidade, alimentos para aumentar a imunidade, vitamina para aumentar a imunidade e até mesmo, remédio para aumentar a imunidade!
Aumentar imunidade: Dicas importantes
Se você está querendo fortalecer o sistema imunológico, é fundamental optar por alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, além de reduzir o consumo de alimentos gordurosos, industrializados e/ou com excesso de açúcar. Em alguns casos específicos, a pessoa pode precisar de suplementos que aumentam a imunidade.
Para ter uma vida mais saudável e o sistema imunológico funcionando da melhor forma possível, é preciso manter uma boa alimentação e praticar atividade física regularmente. Para completar as condições ideais para afastar problemas relacionados com a imunidade baixa, o recomendado é não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e ter uma ótima noite de sono!

Saiba o que deixa o sistema imunológico fraco!
Alimentos que aumentam a imunidade
Nenhum sistema imune funciona adequadamente sem uma boa alimentação! E saiba que existem alguns alimentos fantásticos para a nossa saúde, pois eles são ricos em nutrientes importantíssimos para o nosso corpo, por exemplo:
- Vitamina A – Cenoura, manga, babata doce, espinafre, acelga, melão, pimentão vermelho, alface, brócolis e ovo.
- Vitamina C – Laranja, abacaxi, tangerina, morango, limão, melão, manga, mamão, kiwi, tomate, brócolis, melancia e batata com casca.
- Vitamina E – Sementes de girassol, amendoim, avelã, amêndoas, manga, pistache, azeite de oliva, azeite de girassol, molho de tomate, nozes e mamão.
- Ômega 3 – Sardinha, arenque, salmão, atum, nozes, sementes de chia e linhaça.
- Zinco – Ostras, carne de vaca, camarão, frango, peixe, peru, fígado, grãos integrais, gérmen de trigo, amendoim e castanha do Pará.
- Selênio – Castanha do pará, arroz, trigo, gema de ovo, frango, sementes de girassol, pão de forma, repolho, queijo e farinha de trigo.
- Probióticos – Iogurte natural e leite fermentado.
Deu para perceber que a lista é muito vasta, então você deve aproveitar para consumir a maior variedade possível dos alimentos citados. Vale lembrar que os benefícios da boa alimentação só são obtidos com um consumo regular, ou seja, não é da noite para o dia que você vai notar as melhorias na sua saúde.
Remédio para aumentar a imunidade
Algumas pessoas precisam de remédios e suplementos para melhorar o sistema imune. Porém, isso só deve acontecer com prescrição médica, pois os efeitos colaterais da automedicação podem ser extremamente perigosos! Dentre os principais remédios e suplementos, podemos citar:
- Colostro bovino
- Sementes de astrágalo
- Equinácea
- Extrato de própolis
O que é bom para aumentar a imunidade?
Se liga nessa dica para quem quer aumentar a imunidade rapidamente! Existem 3 excelentes opções para fortalecer o sistema imune, ou seja, é uma forma de melhorar a imunidade com “remédios naturais”. Confira a lista de opções abaixo!
- Suco de beterraba com cenoura
- Vitamina de banana com nozes
- Chá de equinácea
Imunidade baixa, quais as causas?
Você talvez esteja se perguntando, o que deixa o sistema imunológico mais fraco? Observando as dicas que já passamos, certamente já sabe várias causas, por exemplo, a má alimentação, hábitos ruins de higiene, sedentarismo, falta de vacinação, pouco tempo de exposição ao sol e outros.
Essas são as condições controláveis, ou seja, são aquelas que podemos mudar através dos hábitos diários. Entretanto, também existem outras condições específicas que podem deixar a imunidade baixa que estão relacionadas com outros fatores, por exemplo:
- Pessoas gestantes
- Pessoas em tratamento contra o câncer
- Pessoas em tratamento contra o HIV
- Pessoas com doença de lúpus
- Pessoas com desnutrição
- Pessoas fazendo uso de corticoides
- Pessoas fazendo uso de imunossupressores
- Pessoas fazendo uso de anti-inflamatórios
Como saber se está com imunidade baixa?
O sistema imune enfraquecido é caracterizado pela quantidade de vezes em que a pessoa fica doente. Atenção, não estamos falando apenas de doenças graves, pois os maiores indicadores de imunidade baixa são gripes, resfriados e infecções virais constantes!
Isso acontece porque o seu corpo não está conseguindo produzir as células de defesa de forma eficiente, facilitando o desenvolvimento das doenças. Nestas condições, além de ficar sempre doente, a pessoa reclama de muito cansaço, e tende a apresentar febre regularmente.
Para continuar aprendendo sobre o sistema imunológico, sugerimos que assista este vídeo abaixo!
Continue lendo os artigos do Buscar Saúde, e aproveite para convidar os seus amigos e familiares para aprender com a gente! Se tiver gostado do artigo, compartilhe na suas redes sociais e caso tenha ficado alguma dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também

Vitamina B12, para que serve? Quais alimentos consumir?

Quais alimentos são ricos em vitamina B?

Frutas, qual comer? Quais os benefícios?

Atividade física, os 10 melhores benefícios!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.