Sistema imunológico, como funciona?

Em Corpo humano por Bruno Almeida

O que é sistema imunológico? Para quem já é expert no assunto, talvez este artigo vai ser simples demais, mas o objetivo é justamente este, simplificar para quem está começando a buscar informações sobre o sistema imune.

Como o sistema imunológico funciona?

Sendo o principal responsável por oferecer a proteção ao organismo, o sistema imune é quem atua contra os agentes infecciosos. Desta forma, ele nos defende contra os diversos agentes patogênicos como os fungos, os vírus e as bactérias!

O que é resposta imune?

Quando alguém está doente, esse é um dos termos mais usados pelos médicos: Temos que observar como vai ser a resposta imune. Porém, entenda que ela não acontece apenas quando estamos doentes, pois o sistema imunológico quer sempre manter o nosso corpo saudável, e para isso a tal resposta imune está acontecendo o tempo todo.

Por sinal, é graças ao sistema imunológico que a gente não fica enfermo o tempo todo. Imagine o seguinte, se o sistema imune não evitasse tanto problema, a gente viveria em consultas médicas e precisaria de medicamentos até o último dia de vida.

Agora eu quero testar os seus conhecimentos, você sabia que a resposta imune está dividida em duas? Temos a imunidade inata e a imunidade adaptativa, então bora saber um pouco mais sobre elas!

Imunidade inata

Conhecida também como imunidade natural, a imunidade inata basicamente é um complexo de defesa que o ser humano possui desde o nascimento. Portanto, a imunidade inata é considerada a primeira linha de defesa do organismo! Vale citar que essas barreiras podem ser físicas, químicas e biológicas.

Talvez você esteja se perguntando quais barreiras são essas, e a resposta geralmente deixa as pessoas bem surpresas! Confira algumas na lista abaixo:

Um detalhe fantástico é que o nosso sistema imunológico está sempre evoluindo, ou seja, adquirindo novas respostas. Para entender melhor isso, vamos conhecer a outra classificação da imunidade.

Imunidade adaptativa

Conhecida também como imunidade adquirida, a imunidade adaptativa basicamente é o sistema de defesa recebido pelo organismo depois de ter contato com algum tipo de agente infeccioso.

Por exemplo, quando a pessoa é vacinada, o corpo está recebendo as substâncias do agente patogênico causador de uma determinada doença, ou seja, a vacina conta com os antígenos.

Neste caso, o organismo vai saber combater esse problema quando for atacado de novo pelo microrganismo invasor que causou esta doença. É importante frisar que existem dois tipos de imunidade adquirida, são elas:

O que é sistema imune?

Como o sistema imunológico funciona?

Órgãos do sistema imunológico

É importante compreender que os órgãos do sistema imune são divididos em duas classificações! Nos órgãos imunitários primários acontece a constituição dos linfócitos, nos órgãos imunitários secundários é gerada a resposta imune.

O timo, a medula óssea e as células tronco são alguns exemplos de órgãos imunitários primários. O baço e os linfonodos são alguns exemplos de órgãos imunitários secundários!

Células do sistema imunológico

Chegamos ao momento que acho mais incrível, a hora de explicar sobre as células que formam o sistema imunológico! Ah, um detalhe importante é que todas são fundamentais para a defesa do nosso organismo, e provavelmente você já deve ter ouvido falar dos linfócitos, leucócitos e macrófagos.

Linfócitos

São as células denominadas também como glóbulos brancos, e o seu papel principal é justamente destruir os agentes infecciosos. Os dois principais tipos são os linfócitos T e os linfócitos B, e se quiser saber mais sobre este tema, tem um artigo completo sobre linfócitos aqui no Buscar Saúde..

Leucócitos

Originadas da medula óssea, os leucócitos também são células denominadas de glóbulos brancos. O seu papel principal é a defesa dos tecidos conjuntivos, dos órgãos linfoides e da linfa. Outra função importante é eliminar as células mortas do organismo.

Macrófago

Essas células são originadas dos monócitos, e são muito importantes para realizar a fagocitose. Eitaaaaa, o que é isso gente? Apesar do nome complexo, a resposta é bem simples! A fagocitose é o processo que engloba as células envelhecidas e danificadas.

O que é doença autoimune?

De acordo com os especialistas, as doenças autoimunes correspondem à uma reação imune do corpo de caráter anormal. Isso mesmo que você está pensando, o sistema imunológico se volta contra o próprio organismo.

Atualmente existem várias doenças classificadas como autoimunes, por exemplo:

Infelizmente a ciência ainda não consegue explicar quais são os fatores que levam ao desenvolvimento de uma doença autoimune. Entretanto, todos os anos são realizados diversos estudos para tentar encontrar respostas para essa dúvida.

E aí, o que achou sobre as informações que passamos? Caso queira continuar aprendendo sobre o sistema imunológico, assista este vídeo abaixo!

Quero te convidar para aprender ainda mais sobre os sistemas do corpo humano, temos um artigo muito completo falando sobre as funções do sistema esquelético, vale a pena conferir! Se possível, nos ajude compartilhando essa postagem nas suas redes sociais.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário