O que é catapora? Causas, sintomas e tratamento!

Em Tratamento de doenças por Bruno Almeida

Como começa a catapora? Como pega catapora? Quais os sintomas de catapora? Se essas são as suas dúvidas, este artigo do Buscar Saúde certamente irá te ajudar bastante, pois vamos dar dicas para te ajudar a cuidar de uma criança com catapora!

O que é catapora?

Estamos falando de uma doença infecciosa considerada altamente contagiosa! A catapora é causada por um vírus, e para quem gosta de saber mais detalhes, o vírus causador da catapora se chama Varicela-Zóster.

Saiba que antes da criação da vacina, essa doença estava entre enfermidades mais comuns na infância. Entretanto, apesar de afetar muitas crianças, é uma doença normalmente benigna. A melhor notícia quando falamos de catapora, é que só pegamos a doença uma vez, ou seja, quem já teve catapora, estará imune por toda a vida!

Leia também

Porém, o vírus sempre vai continuar no organismo, podendo futuramente provocar a herpes-zóster, que é conhecida popularmente como cobreiro.

Sintomas de catapora

A melhor maneira de identificar a catapora é através das marcas na pele. Em até 48 horas, a pessoa infectada vai apresentar lesões de pele, começando por manchas vermelhas, que depois vão evoluir para pequenas bolhas cheias de líquido, que posteriormente formarão crostas que coçam absurdamente muito!

Apesar deste ser o sinal mais conhecido de catapora, ele não é o primeiro! O alerta de que algo está errado começa com o surgimento de febre, que varia entre 37,5 e 39,5 graus Celsius. Em alguns casos, a febre vem acompanhada de dor de cabeça, inapetência e bastante cansaço.

Como cuidar de uma criança com catapora?

Quais as causas e sintomas de catapora?

Como pega catapora?

Por ser uma doença de contágio fácil, a pessoa com catapora deve ficar isolada o máximo possível, pois a transmissão do vírus da catapora acontece pelo contato direto com a saliva ou secreções respiratórias, e também através do contato com o líquido do interior das vesículas.

O período de incubação é de aproximadamente 15 dias, e a recuperação total acontece entre 7 e 10 dias depois do surgimento dos sintomas. Por isso, a indicação é que a pessoa permaneça cerca de duas semanas de repouso.

A falta de informação foi a maior responsável pelos surtos de catapora anos atrás, pois uma única criança infectada indo para aula, poderia contaminar uma quantidade enorme de alunos desta escola.

Tratamento de catapora

A melhor alternativa é sempre evitar a contaminação, mas caso você já tenha contraído o vírus, o tratamento visa amenizar o incomodo causado pelos sintomas! Assim como em qualquer outra doença provocada por vírus, não há muito para se fazer, a não ser esperar que o próprio sistema imunológico faça todo o trabalho.

Apesar de coçar bastante, o paciente deve evitar ao máximo coçar as feridas, pois isso é um dos fatores que mais contribuem para o aumento do risco de infecções, além de formar cicatrizes bem grotescas em alguns casos!

Outro detalhe importante está relacionado com as pessoas debilitadas. Esse grupo sem dúvidas precisa tomar bastante cuidado, ou seja, requer cuidados especiais. Se lembra que essa é uma doença comum na infância? Pois é, os adultos também devem ter atenção redobrada, mesmo que o número de casos em adultos ainda seja bem raro!

Vacina contra catapora

A melhor notícia quando se trata de doenças causadas por vírus, é saber que existe vacina, e felizmente existe vacina para catapora. No Brasil, ela é ofertada gratuitamente pelo SUS, sendo recomendada para as crianças acima de 1 ano, adolescentes e também adultos com baixa imunidade.

As recomendações médicas são para vacinar a criança aos 15 meses, e completar a imunidade com a segunda dose entre 4 e 6 anos. Como já foi informado, evite o contato com as pessoas doentes, coçar as feridas aumento o risco de infecção por bactérias.

Além disso, jamais arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem. E por fim, mantenha repouso absoluto e ótima ingestão liquida, porque a desidratação pode agravar a condição de saúde do paciente.

Quer conhecer ainda mais detalhes sobre a catapora? Te convido para assistir o vídeo abaixo, com dicas excelentes sobre o assunto!

Aproveite para nos ajudar na divulgação destas informações compartilhando nos seus grupos de whatsapp. Continue lendo as publicações do Buscar Saúde para saber como cuidar melhor do seu corpo e da sua saúde.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário