Recentemente fizemos um artigo aqui no Buscar Saúde sobre a Meningite Bacteriana! Então, percebemos a necessidade de fazer um específico da Meningite Viral. Se você quer saber quais as causas da meningite, quais os sintomas da meningite viral e como tratar corretamente, este artigo vai trazer estas respostas, além de muitas outras informações importantes.

O que é Meningite Viral?

Caso você não saiba, a meningite viral basicamente é uma inflamação do tecido que cobre o cérebro e a medula espinhal. Como o seu próprio nome já sugere, a inflamação da meningite viral é causada por vírus.

Os primeiros sintomas da meningite viral são bem semelhantes aos de uma infecção viral comum, ou seja, a pessoa tende à apresentar febre, sensação de mal-estar, dor forte de cabeça, além de dores musculares.

Quando se trata de meningite, os sintomas tendem a piorar e a pessoa além de forte dor de cabeça também vai notar uma rigidez no pescoço, que pode até impedir que a pessoa abaixe o queixo até tocar o peito.

Sintomas da meningite

Conheça as principais causas de Meningite Viral!

Meningite viral: Quais as causas?

Você já ouviu falar de meningite asséptica? Este termo se refere à meningite que não é causada por bactérias que causam meningite. Portanto, a meningite asséptica pode ser causada por medicamentos, doenças não infecciosas e ou outros organismos. As principais causas das meningite asséptica são:

  • Enterovírus
  • Vírus da herpes simples (HSV)
  • Vírus transmitidos por mosquitos (Arbovírus)
  • Vírus do Nilo Ocidental
  • Vírus da encefalite St. Louis
  • Vírus da encefalite da Califórnia
  • Vírus da coriomeningite linfocítica
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

É importante citar que a infecção por vírus HSV-2, tende a apresentar sintomas genitais ao mesmo tempo que os sintomas de meningite. Em vários casos a pessoa apresenta primeiro os sintomas de meningite e depois surgem os sintomas genitais, mas em várias situações a pessoa tem meningite, mas não apresenta nenhum sintoma genital.

Mesmo quando os sintomas desaparecem, o vírus HSV-2 permanece no corpo em estado dormente, ou seja, ele pode ficar ativo novamente periodicamente e com isso, os sintomas tendem a aparecer outras vezes. Então uma meningite viral causada pelo vírus HSV-2 pode reaparecer!

Meningite viral: Contaminação

Esta doença pode ser propagada de várias maneiras, e isso depende bastante do tipo de vírus que causou a doença. As principais formas de contaminação são:

  • Corrente sanguínea
  • Contato com fezes contaminadas
  • Relação sexual
  • Picada de inseto
  • Propaga-se pelo ar
  • Contato com poeira
  • Contato com alimentos contaminados
  • Contato com a urina
  • Uso de agulhas infectadas

Sintomas da Meningite viral

Como falamos, a meningite viral surge com os sintomas semelhantes ao de uma infecção viral comum. Dentre os principais sintomas podemos citar a febre, mal-estar, tosse, dor muscular, vômito, falta de apetite e forte dor de cabeça.

Em muitos casos de meningite crônica os sintomas são bem parecidos com os da meningite bacteriana, mas é importante ficar bem atento porque eles são mais graves e costumam se desenvolver de forma mais lenta.

Tratamento de meningite

O tratamento depende do tipo de vírus e isso deve ser muito observado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Novamente alertamos sobre os riscos de se automedicar, principalmente quando falamos de doenças graves como a meningite.

Por mais que você já tenha tido meningite antes e conheça os sintomas, lembre-se que existem vários tipos e o tratamento certamente pode variar. A automedicação pode ser extremamente perigosa e causar complicações gravíssimas à saúde.

Sempre que notar um ou mais sintomas listados, procure imediatamente um médico para fazer uma avaliação mais detalhada. Quando o tratamento for iniciado, respeite rigorosamente a prescrição médica, porque qualquer alteração na dosagem e tempo de duração do tratamento pode trazer resultados ineficientes e o problema tender a agravar.

Gostou deste artigo? Se tiver gostado das informações compartilhe estes artigo em suas redes sociais e nos ajude a divulgar estas importantes informações. Qualquer crítica construtiva ou sugestão é muito bem-vinda e pode ser importante para melhorar ainda mais o conteúdo aqui do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)