Herpes tem cura? Causas, sintomas e tratamentos!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

O que é Herpes? Esta doença é o tema do nosso artigo e vamos falar tudo sobre a Herpes genital, Herpes zoster, Herpes labial e Herpes anal. Vamos mostrar quais são as causas da Herpes e se o tratamento com pomada para Herpes é eficiente. Veja como se prevenir desta doença sexualmente transmissível.

O que é Herpes?

Esta doença pode ser caracterizada como um vírus que pode ser dividido em dois tipos. O primeiro tipo basicamente se associa às lesões orais, ou seja, é a famosa Herpes labial ou Herpes na boca. O segundo tipo representa aproximadamente 85% das lesões genitais, sendo conhecido como Herpes genital.

De acordo com os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Herpes zoster tem sido a mais comum entre os brasileiros. Segundo os estudos, esta doença atinge aproximadamente 90% dos brasileiros com Herpes, e apenas 10% deste grupo consegue criar uma imunidade necessária para manter o vírus adormecido de maneira natural.

O que é Herpes? Qual pomada usar para Herpes?

Conheça os principais tipos de Herpes e os sintomas!

Na sequência do artigo você pode conferir muitas informações sobre esta doença sexualmente transmissível e você vai entender a importância de fazer o diagnóstico preciso da Herpes, já que esta doença não tem cura e o tratamento pode ajudar a minimizar os sintomas e incômodos causados por ela.

Herpes, quais os sintomas?

Vamos começar falando da Herpes labial que é chamada de Herpes simples. Este tipo de Herpes é causada pelo contato direto com pessoas que já está contaminada, este contato pode ser pelo beijo ou pelo sexo oral. Os principais sintomas são:

Agora vamos falar da Herpes genital que é uma das doenças sexualmente transmissíveis! A Herpes genital pode ser evitada facilmente se a pessoa usar preservativos nas relações sexuais, além de tomar bastante cuidado com o sexo oral. A pessoa que está infectada com este vírus, sente bastante desconforto nos órgãos genitais como por exemplo:

Partimos então para a Herpes zoster que é a infecção viral que ataca qualquer parte do corpo! A contaminação também acontece pelo contato direto com a pessoa infectada e apesar de não ser uma doença muito grave, ela pode trazer vários desconfortos na região afetada. Atualmente existe vacina para prevenir esta doença, mas após a contaminação ela não surge efeito. Os principais sintomas da Herpes zoster são:

Herpes, quais os tratamentos?

Como as lesões e regiões afetadas são diferentes de acordo com cada tipo de doença, o tratamento correto só pode ser iniciado após consultar um médico e realizar os exames para obter um diagnóstico correto. Como a Herpes não tem cura, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma sobrecarga de antivirais e anti-inflamatórios que podem prejudicar o funcionamento dos rins e do fígado, colocando a sua vida em risco. Então, jamais use remédios por contra própria porque os efeitos colaterais podem ser graves e complicar ainda mais o tratamento da Herpes!

Herpes, quais os riscos?

Quando a Herpes não é tratada corretamente, as lesões podem voltar a aparecer! Atualmente existem vários métodos simples de higiene, hidratação da pele, nutrição e manutenção da saúde que ajudam a minimizar o uso de medicamentos para Herpes, vale a pena conversar com o seu médico sobre estas opções!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário