O beijo provavelmente seja uma das formas mais universais de demonstração de afeto. Ele existe em qualquer país, indiferente da sua cultura. Quando falamos de beijo, estamos falando desde o simples selinho, até um apaixonado beijo de língua. Apesar de ser uma ação tão praticada, poucas pessoas sabem dos riscos existentes em um único beijo.

Quando duas pessoas se beijam de língua por 10 segundos, existe a chance de transferir aproximadamente 80 milhões de bactérias entre as bocas. Observando esta troca, podemos destacar o lado positivo e o negativo desta troca de bactérias. A troca promove uma diversificação das bactérias orais, promovendo um aumento da resistência a outros microrganismos. Mas em contra partida, esta troca de bactérias pode transferir doenças.

Que doenças podem ser transmitidas pelo beijo?

Desde já é importante frisar que nenhuma pessoa está isenta dos perigos das doenças transmitidas pelos beijos. O que é certo, é que as pessoas que se encontram em um relacionamento mais longo, naturalmente correm menos riscos. Desta forma, é muito importante ter cuidado e pensar bem nas pessoas que esta beijando.

Mononucleose pega pelo beijo?

Esta é uma doença causada geralmente pelo vírus Epstein-Barr, ela se espalha através da saliva. Os sintomas são febre alta, dor de garganta, fadiga, fraqueza muscular e glândulas linfáticas inchadas, por isso é facilmente confundida com a gripe. A infecção causada por esta doença geralmente dura aproximadamente 2 meses.

AIDS passa pelo beijo?

O beijo é uma linda expressão de carinho, mas pode carregar uma série de doenças, prejudicando a saúde dos mais beijoqueiros.

Citomegalovírus pega pelo beijo?

Esta é uma doença causada pelo vírus da família da herpes. Ela se espalha através da saliva, sangue, urina, sêmen e leite materno. Assim como acontece com todos os vírus da herpes, o citomegalovírus pode permanecer no corpo sem que a pessoa perceba por longos períodos, principalmente se o indivíduo estiver saudável. Os sintomas são fadiga, febre, dores musculares e nos casos mais graves até pneumonia, encefalite, convulsões e deficiência visual. É importante frisar que os sintomas geralmente só aparecem quando a pessoa está com o sistema imunológico comprometido.

Gengivite pega pelo beijo?

As bactérias, muco e diversas outras partículas estão constantemente em nossas bocas e podem se unir formando a placa. É necessário escovar e usar fio dental para auxiliar no combate à placa. Quando a limpeza não é bem realizada, a placa pode acabar se acumulando e causar a gengivite. Apesar da doença não ser transmitida pelo beijo, as bactérias ruins que a causam são.

Herpes pega pelo beijo?

Herpes oral é transmitida através do contato de uma área infectada da pele ou da mucosa. Aproximadamente 40% da população adulta tem herpes oral, mas como os sintomas nem sempre são visíveis, poucas delas sabem.  Quando uma pessoa contrai a Herpes uma vez, o vírus permanece com você até a morte.

Meningite pega pelo beijo?

Vários tipos de vírus podem causar meningite viral, ela pode ser transmitida através das secreções respiratórias. Os sintomas desta doença são febre, dor de cabeça, dor no pescoço, causando rigidez, náuseas e vômitos. As pessoas com sistema imunológico saudável ​​geralmente conseguem melhorar naturalmente, desde que realize corretamente o acompanhamento médico.

Poliomielite pega pelo beijo?

Esta é outra doença viral altamente infecciosa! O vírus é transmitido através do contato oral ou consumo de alimentos ou água contaminada. Quando o vírus chega ao intestino, ele pode invadir o sistema nervoso e causar paralisia. Os principais sintomas são febre, dor nos membros, fadiga, dor de cabeça e rigidez no pescoço.

Caxumba pega pelo beijo?

É uma doença causada por infecção viral que afeta as glândulas salivares, causando bastante inchaço. Esta doença se espalha através de gotas no ar pelo nariz ou garganta de uma pessoa infectada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e perda de apetite. O período de recuperação da caxumba é de aproximadamente 2 semanas.

Rubéola pega pelo beijo?

Outra doença bastante contagiosa! Ela é causada por um vírus transmitido através de espirro de uma pessoa infectada ou pela tosse. Os sintomas mais comuns são febre e erupções cutâneas.

Gripe pega pelo beijo?

Ela é transmitida através de gotículas de saliva na tosse, espirros ou pela proximidade ao conversar. As pessoas infectas podem infectar outras um dia antes dos sintomas se manifestarem ou até sete dias depois de ficarem doentes. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e fadiga. A maior parte das pessoas se recupera naturalmente em até 10 dias.

HIV e Hepatite pega pelo beijo?

Estas doenças são transmitidas pelo contato entre os líquidos das pessoas, mas as chances disso acontecer através de um beijo são praticamente nulas. Mas todo cuidado é pouco! Se a pessoa contaminada estiver com algum sangramento ou ferida na boca, existem grandes chances de contaminação através do beijo.

É muito importante conhecer a pessoa com quem está se relacionando, principalmente por estes riscos aqui citados. Sendo assim, pense duas vezes antes de sair por aí beijando qualquer pessoa, o resultado disso pode ser extremamente negativo e perigoso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)