Você conhece os sintomas da gripe e os sintomas do resfriado? Várias pessoas buscam remédio para gripe, chá para gripe e até mesmo remédio caseiro para gripe, mas será que estas pessoas estão realmente com gripe ou é um resfriado? Neste artigo vamos ajudar quem veio Buscar Saúde, mostrando quais são as principais diferenças entre a gripe e o resfriado!

Gripe ou resfriado: Quais as diferenças?

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe se tornou indispensável, visto que os casos de gripe aumentaram absurdamente nos últimos anos. Como a transmissão da gripe acontece com muita facilidade, as pessoas que não tomam a vacina acabam ficando bem expostas!

A vacina contra o vírus influenza que é o causador da gripe, visa proteger o sistema respiratório das infecções que podem ter complicações graves como por exemplo, a pneumonia. De acordo com os especialistas existem três tipos de vírus influenza que sofrem constantes mutações, e por isso existe a necessidade de se vacinar todos os anos.

Remédio para gripe, chá para gripe!

Conheça as principais diferenças entre gripe e resfriado!

O resfriado também é um tipo de doença respiratória que é frequentemente confundido com a gripe. Porém, apesar de apresentar sintomas bem parecidos, a gripe e o resfriado são bem diferentes, começando pelos vírus que causam a infecção! No caso do resfriado, centenas de vírus podem ser os causadores, e os mais comuns são rinovírus e o vírus sincicial respiratório.

Quais os sintomas do resfriado?

Os sintomas do resfriado são bem parecidos com o da gripe, e por isso muita gente acaba confundindo os dois casos. A principal diferença é a intensidade dos sintomas, a pessoa com resfriado vai se sentir bem debilitada, mas dificilmente a pessoa deixa de fazer suas obrigações diárias.

Os sintomas do resfriado são mais brandos e duram entre 2 e 4 dias. Dentre os principais sintomas estão a tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. Em alguns casos a pessoa também pode apresentar febre, mas ela não é muito forte!

Quais os sintomas da gripe?

A gripe é aquela que literalmente deixa a pessoa na cama, tendo como principais sintomas febre alta, dor muscular intensa, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca.

Como a duração e intensidade dos sintomas é muito maior, a pessoa precisa ficar bem atenta, porque como falamos logo no início, existem casos de gripe que podem apresentar complicações graves como a pneumonia.

Gripe e resfriado: Como prevenir?

Os vírus da gripe e do resfriado podem ser facilmente transmitidos através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada. Essa transmissão pode acontecer ao espirrar, tossir ou até mesmo falar. Uma pessoa também pode ser contaminada através do contato com as mãos ou objetos usados pelas pessoas contaminadas.

Além da vacinação, as pessoas devem evitar os lugares com aglomeração de pessoas e também evitar o contato direto com as pessoas contaminadas. Jamais faça uso de objetos de uso pessoal de outra pessoa, porque estes objetos geralmente carregam todos os vírus dos seus donos!

Para você ter ideia como a contaminação acontece com extrema facilidade, o vírus da gripe influenza podem sobreviver de duas a oito horas em superfícies, ou seja, um objeto contaminado pode ser uma ameaça por até oito horas.

Lavar as mãos com frequência é muito importante para reduzir as chances de se contaminar a partir destes objetos contaminados. Este hábito também é importante para quem já está com gripado ou resfriado, visando não transmitir os vírus para outras pessoas!

Remédio para gripe ou resfriado

Remédio caseiro para gripe, chá para gripe e remédio para gripe estão entre as dúvidas mais comuns deste tema. Todo mundo busca uma forma imediata para tratar a gripe e o resfriado, mas isso pode levar para ações perigosas que é a automedicação. Jamais tome remédio por conta própria!

Uma pessoa que estive gripada precisa de repouso e beber bastante água. A maioria das pessoas se recuperam em até uma semana sem precisar de nenhum tipo de remédio para a gripe.

Se você leu atentamente todas as dicas e assistiu este vídeo bem interessante que deixamos de sugestão, certamente já sabe diferenciar a gripe do resfriado. Se informar é muito importante para não acreditar em tudo que falam por aí, além de poder ajudar as pessoas das sua família com a forma correta de prevenção.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos responder. Se tiver alguma crítica construtiva, favor comentar porque elas podem ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)