Estamos passando por um momento de extrema preocupação por causa do Coronavírus! O Covid-19 fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma situação de pandemia. Neste artigo o Buscar Saúde vai explicar as principais diferenças entre epidemia e pandemia.

Endemia

A primeira classificação que vamos conhecer é a endemia, que basicamente é a condição onde qualquer doença fica localizada em um espaço limitado chamado de “faixa endêmica”.

É importante compreender que a endemia é a classificação usada quando a doença manifestada permanece somente em uma determinada região, sem atingir ou se espalhar para outras comunidades.

Podemos dar um exemplo bem conhecido de área endêmica no Brasil. A febre amarela é um problema comum na Amazônia, tanto que as pessoas que viajam para estas regiões precisam estar vacinadas.

Endemia, epidemia e pandemia

Entenda porque o coronavírus é classificado como uma pandemia!

Epidemia

Quando passamos para um quadro de epidemia, isso significa que a doença se espalhou por outras localidades. Entenda que a epidemia geralmente é causada por alguma doença infecciosa e transmissível, podendo se espalhar muito rápido entre as pessoas de diversas regiões.

A epidemia pode ocorrer por causa do poder de mutação do agente transmissor da doença, ou pelo surgimento de novos agentes causadores até então desconhecidos. Alguns exemplos bem recentes foram a gripe aviária ou a gripe do frango, onde em ambos os casos os pacientes infectados precisaram de medidas de avaliação e uma investigação completa.

Quando o problema é rastreado com eficiência, a tendência é que a ocorrência da doença passe de epidêmica para endêmica, e logo depois para esporádica. Mas para que isso aconteça é importante que todos os órgãos de saúde responsáveis estejam trabalhando em conjunto.

Pandemia

O próximo estágio e mais grave é a pandemia, que é quando a epidemia atinge proporções mundiais! A pandemia acontece quando a doença se espalha rapidamente e sem controle por vários continentes, causando muitas mortes. Existem vários registros de pandemias ao longo da história, como por exemplo:

  • AIDS
  • Tuberculose
  • Peste
  • Gripe asiática
  • Gripe espanhol
  • Tifo
  • Coronavírus

De acordo com a Organização Mundial da Saúde uma pandemia geralmente se inicia com o surgimento de uma nova doença! Quando ela infecta os humanos provoca danos graves e por ser desconhecida na maioria das vezes leva um bom tempo até identificada e combatida. Para definir o que é uma pandemia, existem vários critérios, são eles:

  • Doença se espalha rapidamente
  • Doença pode causar um grande número de vítimas fatais
  • Doença altamente infecciosa

É muito importante compreender que uma pandemia não se resume apenas no grande número de vítimas fatais. Por exemplo, o câncer não é considerado uma pandemia, justamente por causa dos outros aspectos citados na lista acima, não é uma doença contagiosa e nem é transmissível.

Com essas informações que passamos ao longo do artigo você saberia classificar outras doenças graves? Para fixar ainda mais o seu conhecimento vamos deixar uma lista com várias doenças, sugerimos que você tente identificar as características delas para classificar entre endemia, epidemia e pandemia.

  • Ebola
  • Febre de Lassa
  • Febre de Vale de Racha
  • Vírus de Marburg
  • Febre de hemorragia boliviana

Para mais informações sobre os riscos do Coronavírus indicamos que assista este vídeo abaixo, principalmente para fugir das Fake News que estão surgindo sobre o Covid-19, vale muito a pena assistir!

Nos ajude a compartilhar essas importantes informações, enviando este artigo nos seus grupos do Whatsapp. Quanto mais pessoas souberem das informações corretas, maiores são as chances de evitar que as doenças se espalhem.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)