As bactérias podem causar doenças graves para os seres humanos! Estas doenças são classificadas como doenças bacterianas. Neste artigo vamos falar quais são as 10 principais doenças causadas por bactérias, além de mostrar várias características sobre elas.

Bactérias: Gonorreia

A gonorreia é causada pela bactéria gonococo (Neisseria gonorrhoeae), e é transmitida através do contato sexual. A pessoa com gonorreia sente bastante dor, ardência e produção de pus. A melhor forma de prevenção é através do uso de preservativos.

Bactéria: Meningite

A meningite é causada pela inflamação das meninges que são as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central. A meningite causada pela bactéria meningococo é um dos tipos mais perigosos. Se a doença não for tratada corretamente, a meningite pode afetar os órgãos do sistema nervoso podendo levar a pessoa ao óbito. Por isso é tão importante se vacinar contra meningite.

Bactérias: Febre maculosa

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que é um micro-organismo transmitido pela picada do carrapato-estrela. Esta doença deve ser tratada imediatamente para evitar complicações mais graves que podem levar ao óbito.

Doenças bacterianas, quais são?

Principais doenças causadas pelas bactérias! Saiba como se prevenir.

Bactérias: Hanseníase

A hanseníase é popularmente conhecida como lepra e é causada pela bactéria bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Ela é transmitida pelo contato direto e esta doença causa lesões graves na pele que chegam a atingir o sistema nervoso.

Quando a Hanseníase não é tratada corretamente, a pessoa com lepra pode perder o tecido de algumas regiões do corpo e até mesmo perder membros. Como não existe vacina contra a lepra, a melhor maneira de prevenir é tratando corretamente.

Bactérias: Cólera

A cólera é causada pela bactéria vibrião colérico (Vibrio cholerae). Ela é transmitida pela água e pelos alimentos contaminados crus ou malcozidos. Esta bactéria se instala no intestino delgado causando diarreia e fortes dores abdominais. A melhor forma de prevenir é através dos cuidados de higiene e saneamento básico.

Bactérias: Tétano

O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani que é um micro-organismo anaeróbico que vive em microambientes desprovidos de oxigênio como por exemplo, nas partículas de ferrugem. Então, fica fácil compreender porque quando pisamos em um prego ou algo enferrujado, imediatamente é aplicada uma vacina contra o tétano.

Quando o tétano não é tratado adequadamente ele pode causar graves consequências até mesmo para a musculatura. O tratamento é a base de soro antitetânico e maneira mais eficaz de prevenção é através da vacinação.

Bactérias: Tuberculose

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que é um micro-organismo que ataca os pulmões, causando tosse persistente podendo durar meses ou anos. A pessoa com tuberculose pode apresentar perda de peso, febre, cansaço, e nos casos mais graves até tosse com presença de sangue.

Atualmente a tuberculose pode ser perfeitamente tratada com antibióticos, mas é um tratamento realmente bem longo. A melhor maneira de prevenir esta doença é através da vacina BCG.

Bactérias: Leptospirose

A leptospirose é causada pelo micro-organismo Leptospira interrogans. Ela é transmitida pelo contato direto com a água, alimentos e/ou objetos contaminados pela urina de ratos, gatos e cães portadores desta bactéria. Se a doença não for diagnosticada e tratada imediatamente, ela pode causar complicações renais e hepáticas gravíssimas podemos levar a pessoa ao óbito. A leptospirose pode ser tratada com antibióticos, e as pessoas que moram em regiões com enchentes, inundações ou esgoto ao céu aberto devem ficar bem atentas.

Bactérias: Coqueluche

A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis. O seu principal sintoma é justamente a tosse seca que pode durar até meses. Esta doença é transmitida através do ar que contém as gotículas de saliva contaminadas que foram expelidas pela pessoa contaminada. O tratamento para coqueluche é feito com antibióticos, e a prevenção é feita através da vacinação.

Bactérias: Botulismo

O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum que é transmitida através dos alimentos contaminados. Esta bactéria produz uma toxina que afeta o sistema nervoso causando tremores, vômitos e fraqueza muscular. Quando esta doença não é tratada da forma adequada, os músculos podem parar, causando uma parada respiratória que pode levar ao óbito.

E assim encerramos este artigo bem sério sobre doenças graves que qualquer pessoa pode contrair se não tomar os devidos cuidados. Nos ajude a passar essas importantes informações enviando este artigo para seus amigos e familiares, e se tiver qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)