Os ossos são importantes componentes para o nosso sistema locomotor. Portanto, ter uma boa saúde óssea é fundamental para garantir a nossa mobilidade e com isso, permitir que possamos desempenhar naturalmente as nossas diversas ações diárias. O corpo humano conta com cerca de 206 ossos que além de dar estabilidade e sustentação, também protegem e preservam os órgãos vitais do nosso corpo como por exemplo, cérebro, coração, fígado, pulmões, etc.

Infelizmente nem todo mundo dá a devida atenção ao fortalecimento ósseo e isso pode trazer graves problemas. Neste artigo vamos falar sobre a osteoporose, escoliose e muitas outras doenças ósseas! Vejam quais são as características de cada doença e esteja sempre atento para qualquer suspeita, visto que vários problemas podem ser tratados com mais eficiência quando diagnosticados logo no início.

Doenças ósseas: Causas!

Os ossos naturalmente tornam-se mais fracos devido ao envelhecimento, mas isso pode ser agravado com maus hábitos alimentares, deficiência de nutrientes e minerais, falta de exercícios que estimulem fortalecimento ósseo, decorrente de um acidente, uma lesão ou até mesmo por fatores genéticos.

As doenças do sistema esquelético são bem dolorosas e quase sempre dificultam atividades motoras simples, interferindo negativamente na realização de diversos movimentos diários como por exemplo, flexionar o tronco para amarrar os cadarços.

O que causa doença nos ossos?

As doenças ósseas podem ser muito prejudiciais, mas com exercícios físicos adequados e alimentação correta é possível preveni-las.

Doenças ósseas: Quais são?

Osteoporose: Das diversas doenças do sistema esquelético, a osteoporose é sem dúvidas a mais conhecida de todas. Ela é caracterizada pela perda de tecido ósseo, devido à menor deposição de cálcio e fósforo nos ossos e é diagnosticada com mais frequência em idosos, principalmente nas mulheres.

Spina bífida: É um defeito da coluna vertebral que ocorre durante a gestação! Neste caso, a medula espinhal e as vértebras não se desenvolve corretamente. Este problema no desenvolvimento do embrião acontece devido à ingestão de álcool, medicamentos excessivos e também à exposição ao calor extremo no início da gravidez.

Artrite: Este é um problema articular, mas pode ter complicações diretas nos ossos, por isso resolvemos falar desta doença também. Ela ocorre quando há uma inflamação das articulações que protegem os ossos de se danificar devido ao atrito. As consequências são dores intensas, inchaço e rigidez. Pode ser causada pelo envelhecimento, ferimentos, infecções, deficiência mineral ou até mesmo fatores hereditários. A maior parte dos casos de artrite são diagnosticados em idosos.

Escoliose: Outra doença esquelética bem comum! Neste caso, a coluna da pessoa se curva para o lado podendo formar um “c” em caso de uma curva, ou até mesmo um “s”, quando ocorrem duas curvas. Este problema se torna evidente durante a adolescência, principalmente na fase do estirão de crescimento.

Osteomielite: Esta doença é uma infecção óssea provocada pelas bactérias de Staphylococcus que são transportadas pelo sangue. A infecção causada pela osteomielite provoca dores intensa no osso infectado, febre, calafrios, náuseas e fraqueza.

Talipes equinovaros: Esta doença é conhecida como pé torto e também é uma doença relacionada com a gestação! Em alguns casos, o pé é dobrado para baixo e voltado para dentro, fazendo com que a pessoa possa caminhar apenas sobre os dedos, em outros casos, o pé é dobrado para cima e voltado para fora, neste caso a pessoa pode caminhar apoiando-se apenas sobre os calcanhares.

Raquitismo: É uma doença do sistema esquelético que deixa as pernas das crianças arqueadas. Ela é decorrente da falta de vitamina D e cálcio.

Cifose: Conhecida como corcunda, esta doença provoca uma flexão da coluna vertebral devido à deformação dos ossos superiores da coluna vertebral. Ela pode ser causada por fatores genéticos e também pela tuberculose, sífilis e artrite reumatóide.

Poliomielite: Também conhecida como paralisia infantil, esta doença é uma infecção aguda causada por um vírus que atacam as células nervosas da medula espinhal e do cérebro, provocando a paralisia.

Considerações finais

Estes foram os 9 distúrbios ósseos que resolvemos apresentar para vocês! Tirando os fatores genéticos e algumas patologias, se a pessoa seguir uma dieta saudável rica em vitaminas e minerais, trabalhar o fortalecimento do ossos com atividades que estimulem a formação óssea, ela consegue manter os ossos fortes e saudáveis e prevenir grande parte destas doenças. Em caso de suspeita de qualquer doença citada neste artigo, o mais indicado é buscar a orientação médica e realizar uma avaliação detalhada para conseguir um diagnóstico mais preciso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

14 comentários para “Quais são as principais doenças ósseas? Causas e sintomas!”

  1. Leonardo

    Ajudou muito na minha pesquisa escolar, obrigado!

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz por ter ajudado! Continue se dedicando nos estudos.

      Responder
      • Iae

        Belkeza nibjajb emano

      • Bruno

        Obrigado pelo comentário!

  2. Nathan

    Muito obrigado me ajudou afazer o trabalho da escola

    Responder
    • Bruno

      Que bacana! Espero que tire uma boa nota e continue firme nos estudos!

      Responder
  3. Denis Oliver

    Boa noite
    Vocês poderiam me falar mais sobre osteoartrose

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário amigo, este tema realmente ainda não tem no site e eu vou preparar um artigo bem bacana sobre isso. A sugestão já está anotada e em breve vai estar no ar!

      Responder
  4. Melyssah

    Valeu, me salvou de um trabalho de pesquisa

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz em colaborar, espero que continue acessando o site Buscar Saúde!

      Responder
  5. Nataly Marques

    Muitoo obrigadoo, foi de bastante ajuda na minha pesquisa!

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz por ter ajudado, volte sempre ao site para pegar sempre boas informações!

      Responder
  6. Leoni Dziurkowski

    Achei legal o tema sobre osteoporose, gostaria de saber alguma coisa de osteomielite. Se pode me ajudar. Att.

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário, vou preparar um artigo sobre o tema que indicou… Obrigado pela sugestão!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)