Quais são os ossos do pé? Tarso, Metatarso e Falange

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno Almeida.

De repente surge a necessidade de saber qual o nome dos ossos do pé, mas ao fazer uma pesquisa rápida, você só encontra artigos gigantescos falando de todo o sistema esquelético.

Por falar nisso, aqui no Buscar Saúde temos um artigo completo sobre ossos do corpo humano, que também pode ser muito útil. Porém, como estamos querendo ajudar quem precisa desta pesquisa específica dos pés, trouxemos todos os detalhes sobre os ossos dos pés!

Anatomia do pé: Ossos

De uma forma bem resumida temos 26 ossos em cada pé! Eles são classificados em tarso, metatarso e falange, assim como mostra a imagem abaixo. Só que não podemos ficar só nesta análise rasa, então vamos aprofundar nas classificações e nomenclaturas.

Falanges

Vamos começar falando dos ossos dos dedos do pé, que são chamados de falanges. Ao todo temos 14 falanges em cada pé, e elas estão demonstradas por cores diferentes, justamente para facilitar a sua visualização e entendimento dos grupos.

Metatarso

O próximo grupo é dos ossos metatarsais, que são os ossos que ficam na região do peito do pé. As pessoas que possuem o pé mais magrinho conseguem até visualizar a anatomia destes ossos. Ao todo temos 5 ossos do metatarso em cada pé, e eles estão representados pela cor amarela.

Tarso

Por fim chegamos ao grupo com a maior quantidade de nomes diferentes! Os ossos tarsais ficam na parte final do peito do pé e em toda a região do calcanhar. Ao todo temos 7 ossos do tarso em cada pé, e eles estão representados pela cor lilás.

Observe que na imagem tem números nestes ossos do tarso! Isso foi pensado justamente para facilitar a identificação da listagem que vamos passar. Tálus (1), Calcâneo (2), Navicular (3), Cuneiforme medial (4), Cuneiforme intermédio (5), Cuneiforme lateral (6) e Cuboide (7).

Tarso, Metatarso e Falange

Qual o nome dos ossos do pé?

Curiosidades sobre o pé

Um adulto tem 206 ossos no corpo, eu digo um adulto porque o fascinante corpo humano tem as suas “mágicas” acontecendo o tempo todo. Você sabia que as crianças podem apresentar cerca de 70 ossos a mais que um adulto? Isso é incrível demais!

Vários ossos do nosso corpo se fundem durante a nossa maturação corporal, por isso o número final é menor! Acredita que mesmo assim, as crianças não nascem com todos os ossos formados? Por exemplo, o pé de um recém-nascido tem apenas um osso no pé, e várias cartilagens.

Por volta dos 3 anos de idade, a maior parte da cartilagem já passou pela maturação formando vários ossos. E por volta dos 6 anos de idade toda a estrutura óssea do pé da criança já está formada.

Os ossos continuam se desenvolvendo e aumentando de tamanho, até que atinja o seu tamanho máximo por volta dos 20 anos de idade. Se tiver observado bem, agora já sabe porque o seu tênis é 37 e o do seu colega é 42.

Em todos os artigos deixamos um vídeo sobre o tema, pois assim você pode aprender ainda mais e tirar dúvidas que possam ter ficado ao longo das explicações, vale a pena conferir!

Chegamos ao final e queremos te convidar para continuar lendo as publicações do Buscar Saúde. Compartilhe estas informações nas suas redes sociais, e se tiver ficado alguma dúvida favor deixar nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário