Você sabe qual a melhor posição para trabalhar? Neste artigo de hoje vamos apresentar todas as vantagens e desvantagens do trabalho em pé e sentado. Conheça os benefícios de trabalhar em pé, veja como a ergonomia no posto de trabalho é muito importante para manter a boa saúde.

Trabalhar em pé ou sentado? Qual é melhor?

Já existem no mercado mesas que podem ser usadas para trabalhar em pé e quando o funcionário precisar se sentar, ela pode ser adaptada para oferecer a mesma funcionalidade. Desde já informamos que trabalhar em pé traz vários benefícios para a sua saúde.

Trabalhar em pé ou sentado? Mais saúde!

Quando as pessoas podem variar a posição ao trabalhar, elas fogem dos riscos da falta de mobilidade, principalmente para aqueles que só trabalham sentados. Usar uma mesa que te possibilite trabalhar também em pé e com a ergonomia adequada, certamente irá beneficiar demais à sua saúde.

A pessoa que permanece sentada por longos períodos pode desenvolver diversos problemas metabólicos e posturais. Quando a pessoa está sentada, a circulação sanguínea não acontece da melhor forma possível e com isso todo o seu organismo precisa trabalhar fora das condições ideias.

Trabalhar em pé, benefícios e vantagens

Nesta imagem você pode ver uma mesa para o trabalho em pé que também pode funcionar bem para o trabalho sentado.

Trabalhar em pé: Liberdade maior!

É muito mais fácil adequar a sua postura estando em pé do que sentado. A posição de pé favorece um ajuste natural da postura, isso sem falar na liberdade de movimentos que é muito maior. Outro fator que favorece o trabalho em pé é a melhor circulação sanguínea, ou seja, a oxigenação do organismo é eficiente e o nosso corpo recebe todos os nutrientes importantes, uma vez que o sangue está circulando bem.

Trabalhar sentado: Risco maior de doenças!

A pessoa que permanece sentada por muito tempo tem muito mais chances de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, sedentarismo, trombose e várias doenças ósseas. Alguns estudos mostram que as pessoas que ficam sentadas muito tempo tem aproximadamente 54% mais chances de sofrer um ataque cardíaco. Este estudo também mostrou que a pessoa que passa mais de 23 horas semanais sentada, tem aproximadamente 64% mais chances de morrer de doença cardíaca. Acreditamos que este já é uma argumento suficiente para você buscar novas formas de trabalhar não é mesmo?

Trabalhar em pé: Gasta mais caloria!

Estudos mostram que que a pessoa que trabalha em pé, tem um gasto energético aproximadamente 30% maior do que se permanecer sentado. Este valor pode variar de acordo com o clima, necessidade de movimentos e individualidade biológica, mas a vale a pena apostar nesta mudança.

Mas entenda, apenas mudar a posição de trabalho não é o suficiente para uma pessoa emagrecer, mas isso certamente será um aliado a mais na luta contra a balança. Como a diferença de calorias gastas não é absurdamente alta, as pessoas consideram que isso não fará diferença, mas se você unir todos estes aspectos isolados que causam pequenas mudanças, o resultado final é muito interessante.

Trabalhar em pé ou sentado? Aliviar as dores!

A má postura e o esforço repetitivo são os dois principais causadores de dor. Ergonomicamente falando, é mais fácil você adotar uma má postura sentado do que em pé, ou seja, trabalhar em pé pode te ajudar a aliviar a dor, principalmente nas costas. Mas é importante compreender que a posição de trabalho em pé deve ser correta, caso contrário, as dores podem permanecer ou até piorar.

Talvez você não saiba, mas quando estamos sentados, é a posição em que a coluna mais sofre pressão, uma vez que ela está sustentando o resto do corpo sozinha. Quando estamos de pé, as pernas ajudam nesta sustentação e com isso a coluna não fica sobrecarregada.

Considerações finais

Existem muitos benefícios na troca do trabalho sentado para o trabalho em pé! Mas tudo isso depende da adequação ergonômica. Várias pessoas não fazem ideia do que é um posto de trabalho adequado para o seu corpo e suas necessidades. Por isso, o número de pessoas que desenvolvem problemas de saúde é muito grande no Brasil.

Sabemos que é difícil conseguir uma mesa desse tipo que falamos aqui no artigo, mas caso seja possível, trabalhe em pé. Converse com seu patrão e busque opções alternativas, vocês podem modelar uma mesa com um marceneiro, lembrando sempre de observar as condições ergométricas.

Para finalizar, a pessoa deve compreender que o ideal é poder variar as posições! Trabalhar em pé é melhor para a saúde, mas longos períodos em pé também podem ser prejudiciais, ou seja, alterne entre o trabalho em pé e o trabalho sentado sempre que possível! Esta é sem dúvidas a melhor forma de evitar problemas de saúde desnecessários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)