O tema deste artigo é como ficar melhor com saúde! Vamos explicara quais são as principais ações deve fazer para ter uma saúde melhor e afastar várias complicações e doenças graves. Se você veio Buscar Saúde, saiba que este artigo certamente vai te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

Melhorar a saúde: Alimentação

Sem uma boa alimentação é impossível melhorar a sua saúde! Já falamos aqui no site que para ter uma boa alimentação não significa que a pessoa tenha que fazer dietas casulosas, ou deixar de comer várias coisas, na verdade ela precisa de uma reeducação alimentar.

Ao seguir as orientações do nutricionista sobre a reeducação alimentar, você vai saber o que comer, que horas comer e principalmente, qual é a quantidade ideal que deve consumir. Portanto, você pode continuar comendo pizza, macarrão, sorvete e outros alimentos bem calóricos, mas para ter boa saúde vai precisar controlar a ingestão destes alimentos.

Nos estudos realizados pela Universidade Park nos Estados Unidos, os resultados mostraram que o consumo regular de nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e outras oleaginosas, está associado à redução do risco de problemas cardíacos.

De acordo com o Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff no País de Gales, os estudos mostram que o consumo de ômega 3 está entre os fatores de redução dos riscos de sofrer ataques cardíacos. De acordo com os pesquisadores, o consumo de peixes ricos em ômega 3 pode ajudar na redução dos riscos de problemas do coração em quase 30%.

Como melhorar a qualidade de vida?

Dicas para cuidar melhor da sua saúde!

Melhorar a saúde: Sono

Durante o sono é que a “mágica” acontece no nosso corpo! Grande parte dos benefícios físicos e fisiológicos acontecem durante o sono, que é o momento em que o corpo repõem as energias. Por isso um sono de ótima qualidade é fundamental para quem quer ter uma boa saúde.

De acordo com o estudo realizado pela American Academy of Sleep, os resultados mostraram que a qualidade do sono está diretamente ligada à longevidade. Entenda bem que estamos falando de qualidade e não quantidade! O estudo contou com uma amostra de 2.800 participantes, e 46% das pessoas que relataram insatisfação com a saúde, também tinham graves problemas com sono.

Segundo a pesquisa feita pela Associated Professional Sleep Societies, as pessoas que sofrem com problemas de insônia tem muito mais chances de desenvolver diversos problemas graves de saúde. Então, é fundamental entender e respeitar as fases do sono.

Melhorar a saúde: Atividade física

Tem dezenas de artigos aqui no site explicando quais são os benefícios da atividade física para a saúde! Todos os benefícios do basquete, natação, vôlei, futebol, Ioga, Pilates e muitos outros estão detalhados, vale muito a pena ler para encontrar o esporte que mais combina com o seu gosto. A atividade física é a melhor forma de combater o sedentarismo, obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e outros problemas graves.

A pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto mostrou que uma simples caminhada 3 vezes por semana já pode reduzir os riscos de problemas de pressão arterial.

Na revista Neuroscience foi publicado um estudo norte-americano que explicava detalhadamente como o corpo funcionava de forma muito mais eficiente durante e após o exercício físico. O estudo deu ênfase principalmente nas melhorias das funções cognitivas, em especial os estímulos para uma memória melhor.

Melhorar a saúde: Movimente-se

Ficar muito tempo sentado pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde! De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, os estudos mostram que além da má alimentação e falta de atividade física, o enorme tempo que as pessoas passam sentadas também afeta as funções fisiológicas do corpo.

Se você pode alternar a posição de trabalho entre sentado e em pé, faça isso para cuidar do seu corpo, principalmente da sua coluna. Porém, para aqueles que só podem trabalhar sentados, o certo é fazer pequenas caminhadas para estimular a circulação sanguínea, além de buscar exercícios simples de alongamento para o pescoço e coluna.

Melhorar a saúde: Peso corporal

Ter uma alimentação rica em nutrientes essenciais e praticar exercícios físicos regularmente certamente vão te deixar dentro do peso ideal. É importante citar que o peso ideal não é o imposto pela mídia e o padrão de beleza, estamos falando do peso ideal para cada pessoa de acordo com a sua estatura.

Com a rotina cada vez mais alucinante, as pessoas estão ficando fisicamente menos ativa, ou seja, só aumentam os casos de pessoas com problemas de sobrepeso e principalmente obesidade.

Melhorar a saúde: Estresse

Mesmo não tendo a atenção devida, o estresse pode favorecer o desenvolvimento de vários problemas graves. Diversos estudos mostram que o estresse é um dos fatores de risco para os problemas do coração.

Isso fica claro nos resultados do estudo feito pela Secretaria do Estado da Saúde em Campinas e São Paulo. A pesquisa contou com mais de 100 mil pessoas e aproximadamente 47% que tiveram seus níveis de problemas cardiovasculares aumentados, também se queixavam de problemas com estresse.

Melhorar a saúde: Respiração

Pouca gente sabe o real poder de uma respiração controlada e bem feita! Através da respiração podemos combater diversos desgastes mentais e físicos. Essas melhorias são comprovadas pelo estudo da universidade de Johns Hopkins nos Estados Unidos, que mostrou que as pessoas que tinham dificuldades para respirar, tinham uma qualidade do sono bem pior e com isso, também apresentavam mais chances de ter problemas de saúde.

Melhorar a saúde: Vícios

Já que estamos falando de respiração e boa saúde, não podemos deixar de citar o vício do cigarro! A University College London do Reino Unido, apresentou um estudo que mostra que os não-fumantes que ficam expostos à fumaça do cigarro podem ter a sua qualidade de vida prejudicada em até 50%, valor que é muito maior nos próprios fumantes.

Um outro estudo realizado no Canadá mostra que o fumante passivo apresenta cerca de 40% dos casos de sinusite crônica. Ainda sobre o cigarro, os números mostram que mais de 200 mil mortes por ano somente no Brasil estão ligadas ao tabagismo. Os principais casos são de câncer de pulmão, câncer de boca e outras doenças cardiovasculares.

São dicas simples e que todo mundo deveria adotar! A nossa saúde é única e se não cuidarmos, vamos viver certamente bem menos. Nos ajude a divulgar estas importantes dicas compartilhando com seus amigos e familiares!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)