O cigarro é extremamente prejudicial para a saúde, mas mesmo assim ainda existem muitos fumantes pelo mundo todo! Diversas campanhas são feitas apresentando alternativas para vencer o vício como por exemplo, o cigarro eletrônico. Nestas ações também são mostrados todos os riscos do cigarro para o “fumante passivo”, para o “bebe fumante” e muitos outros pontos negativos do hábito de fumar.

Efeitos do cigarro no organismo

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo falando sobre as doenças causadas pelo cigarro, se você ainda não leu, vale muito a pena esta leitura complementar. Neste artigo vamos focar nos danos que o cigarro causa no pulmão, cérebro, dentes e outras partes importantes do corpo.

Fumante, fumante passivo e bebê fumante.

Conheça todos os efeitos negativos do cigarro}!

Cigarro faz mal para o cérebro

Em um estudo recente realizado na Universidade King’s College London, o resultado mostrou que os fumantes apresentam mais dificuldade para se concentrar, pensar e memorizar. Este mesmo estudo aponta indícios de que o cigarro está diretamente relacionado com a degeneração cognitiva no cérebro.

Cigarro faz mal para o coração

Você certamente já ouviu falar em infarto não é mesmo? O fumante tem muito mais chances de apresentar alguma doença do coração como por exemplo, o infarto agudo do miocárdio.

Dados recentes mostram que o hábito de fumar fazia parte da rotina de aproximadamente 38% das pessoas que morreram com problemas cardíacos antes dos 65 anos. Caso você não saiba, a nicotina favorece o entupimento das artérias, ou seja, é um dos principais causadores de AVC.

Cigarro faz mal para os dentes

Os diversos componentes químicos presentes no cigarro detonam a saúde dos dentes! O principal efeito e facilmente notado, são os dentes amarelados ou até mesmo quase pretos. Outro efeito notado é o mau hálito, mas o hábito de fumar favorece diversas doenças na boca.

Cigarro faz mal para o estômago

A gastrite é um problema comum na vida dos fumantes, visto o cigarro causa o aumento da produção de ácido clorídrico. Caso você não saiba, uma alteração exagerada deste ácido no organismo pode resultar em infecções graves e formação de úlceras, que são feridas extremamente dolorosas.

Cigarro faz mal para a digestão

Quem fuma regularmente tem mais chances de ter problemas de digestão e refluxo! Os agentes químicos do cigarro desregulam muitas partes do organismo, e uma das mais prejudicadas é o enfraquecimento da válvula que impede a volta do suco gástrico para o esôfago, causando azia e má digestão. Já fizemos artigos sobre este tema, caso queria se informar mais, vale a pena conferir!

Cigarro favorece o desenvolvimento de câncer

Não é novidade para quase ninguém que o cigarro está associado ao aumento dos números de câncer. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, as diversas substâncias químicas tóxicas do cigarro são perigosas e aumentam em mais de 50% os riscos de câncer na boca, garganta e outras partes do sistema digestivo.

Cigarro faz mal para os ossos

Você sabia que a osteoporose pode ter ligação com o cigarro? Pois é, as terríveis substâncias tóxicas dos cigarros afetam os ossos, causando perda de massa óssea que é um dos fatores que favorece o desenvolvimento da osteoporose.

Cigarro faz mal para a pele

O cigarro prejudica demais a saúde da pele, reduzindo a produção de colágeno e obstruindo a passagem de sangue. Estes são alguns dos fatores que favorecem o envelhecimento precoce!

Cigarro faz mal para o pulmão

O fumante e o fumante passivo sofre praticamente o mesmo risco. Vários estudos mostram a comparação de um pulmão de um fumante e um não fumante. É visível as alterações de cor e outros aspectos que vai fazendo com que o pulmão vá perdendo a sua funcionalidade natural.

O fumante tem chances absurdas de desenvolver um câncer de pulmão! Acredite se quiser, mas o efeito é tão nocivo, que quando uma pessoa para de fumar, o risco diminui em poucas semanas. De acordo com os especialistas, depois de 5 anos longe do cigarro, os riscos caem de 90% para menos de 40%.

Cigarro e a sexualidade

Poucas pessoas imaginam, mas o cigarro também afeta negativamente na sexualidade. Vários estudos mostram que os homens fumantes tem mais chances de apresentar disfunção erétil.

O número de casos de infertilidade aumenta bastante entre as mulheres fumantes! Os estudos mostram que o aumento da concentração de nicotina no ovário, é um dos principais fatores que impedem a fecundação.

Bebê fumante

No início do artigo nós citamos este termo e muita gente pode não ter entendido! Nós estamos falando do cigarro durante a gravidez, que é muito prejudicial para a mãe e principalmente para o bebê.

Como todos já sabem, durante a gestação a mãe e o bebê compartilham a mesma circulação sanguínea, ou seja, qualquer hábito ruim para a saúde como por exemplo, o vício em cigarro é refletido diretamente na oxigenação do feto, que pode ter diversos problemas de saúde e até mesmo má formação.

Neste vídeo abaixo você pode ver muitos outros alertas sobre o efeito negativo do cigarro para a sua saúde.

Ajude-nos a compartilhar estas importantes informações! Mesmo com tanta campanha de conscientização, várias pessoas ainda não tem noção dos reais riscos do hábito de fumar e um simples compartilhamento pode ser crucial para vida desta pessoa.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão de tema ou crítica construtiva, favor deixar nos comentário por que vamos ler todas e isso certamente vai nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo aqui do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)