Praticamente todo mundo já ouviu falar que fumar causa rugas, câncer de pulmão e muitos outros problemas de saúde. Mas provavelmente você não imagina o tamanho da lista de doenças que estão fortemente associadas ao tabagismo. Inclusive, ela vem aumentando a cada ano à medida que novos estudos vão sendo realizados.

Quais são as doenças causadas pelo cigarro?

Fumar pode causar doenças mentais, visuais, bucais, problemas no pescoço e garganta, além de graves problemas no coração, abdômen e sistema reprodutor. Uma pessoa que fuma tem uma capacidade muito menor de se curar depois de uma cirurgia quando comparada a um indivíduo não fumante.

Doenças causadas pelo cigarro – Mentais

O risco de um acidente vascular cerebral ou um Alzheimer certamente te fará pensar várias vezes antes de acender um cigarro. Se você além de fumar, consome bebida alcoólica diariamente, procure imediatamente uma forma de abandonar estes vícios. A combinação de cigarro e álcool é altamente prejudicial para sua saúde. Além das doenças já citadas, existem outras que podem ser agravadas ou surgirem por conta do tabagismo, são elas: dor de cabeça crônica, enxaqueca, esclerose múltipla, aneurisma e vários outros danos cerebrais.

Doenças causadas pelo cigarro – Visuais

Os fumantes têm chances muito maiores de desenvolver catarata, 4 vezes mais propensos a desenvolver degeneração macular que é a principal causa de cegueira no mundo e mesmo que você não venha a desenvolver alguma destas doenças, o cigarro provoca um ressecamento nos olhos e agrava os problemas como o glaucoma.

Quais as piores doenças causadas pelo cigarro?

Fumar causa vários problemas de saúde que vão muito além do câncer de pulmão.

Doenças causadas pelo cigarro – Bucais

É importante compreender que os efeitos do tabagismo na boca vão muito além do mau hálito. O cigarro facilita o desenvolvimento de cáries, tártaro e gengivite, podendo resultar na perda dos dentes. Você acha que é só isso? Os fumantes tem 6 vezes mais chances de desenvolver um câncer oral.

Doenças causadas pelo cigarro – Pescoço e garganta

Fumar afeta o pescoço de muitas maneiras! Interromper a glândula tireoide, remover o muco protetor da faringe, laringe e esôfago, causando uma irritação crônica e muitas dores na região. Por fim, os fumantes estão mais propensos ao temido câncer de garganta.

Doenças causadas pelo cigarro – Pulmão

Outro órgão bastante afetado pelo cigarro é o pulmão. Além dos riscos de câncer e insuficiência respiratória, os fumantes estão mais propensos a sofrer com resfriados, asma, pneumonia e bronquite.

Doenças causadas pelo cigarro – Coração

O tabagismo aumenta os fatores de risco que podem levar uma pessoa a desenvolver doenças cardíacas. Dentre os problemas mais comuns, podemos citar a doença arterial coronariana, pressão alta, colesterol elevado, aterosclerose e infarto.

Doenças causadas pelo cigarro – Abdômen

Fumar pode causar câncer pancreático, aneurismas da aorta abdominal, além de azia, refluxo, gastrite e úlceras que também são problemas bem graves para a saúde de qualquer indivíduo.

Doenças causadas pelo cigarro – Sistema reprodutor

Os principais medos que os homens têm são a disfunção erétil e a impotência sexual, mas os malefícios que o cigarro pode provocar vai muito além disso! Os fumantes do sexo masculino têm ricos maiores de desenvolver câncer de próstata e infertilidade causada por defeitos genéticos nos espermatozoides.

Entre as mulheres, fumar pode causar menopausa precoce, infertilidade, alterar os ciclos menstruais, ressecamento vaginal, problemas no ovário e no útero, além de aumentar consideravelmente as chances de desenvolver um câncer nestes órgãos citados.

Doenças causadas pelo cigarro – Gestantes

As gestantes devem ter atenção redobrada, sempre buscando melhorar a sua saúde durante a gravidez. As consequências do cigarro durante a gravidez podem ser gravíssimas! Parto prematuro, parto de natimortos, dano na placenta, cólicas, aumento das chance de abortos naturais e até mesmo síndrome da morte infantil repentina nas crianças.

Doenças causadas pelo cigarro – Ossos e articulações

Você já parou pra pensar que a sua dor nas pernas ou nas costas possa ter ligação com o tabagismo? Os fumantes podem agravar os problemas de dores nas articulações, aumentar o risco de desenvolver a osteoporose, fibromialgia e artrite reumatoide.

Agora que você sabe a enorme lista de doenças e graves problemas de saúde que podem ser causadas pelo cigarro, a pergunta que fica é: Quando você vai parar de fumar? O que mais precisa saber para te convencer que fumar só faz mal? Compartilhe estas informações com seus amigos e familiares, ajude-nos a propagar este alerta!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)