O sangue é um componente muito importante para o ser humano, tendo como função principal transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos de todo o corpo. Sabendo disso, fica fácil compreender que qualquer doença sanguínea é extremamente perigosa para a nossa vida!

As doenças no sangue geralmente ocorrem por alterações da quantidade de glóbulos vermelhos ou brancos. Em alguns casos a quantidade é insuficiente, em outros está acima do normal. Também existe os casos em que há algum distúrbio, afetando o funcionamento natural.

Quais as principais doenças sanguíneas?

Neste artigo vamos falar das principais doenças do sangue e você vai perceber que o tratamento de algumas é bem simples, necessitando apenas de remédios e alimentação correta. Em contra partida, existem doenças que não têm cura e estas precisam de um tratamento médico bem rigoroso e controlado.

Quais as causas das doenças sanguíneas?

Uma alimentação incorreta pode causar várias doenças sanguíneas, veja como evitá-las!

Doença sanguínea – Anemia

A anemia ocorre quando o nível de hemoglobina no sangue está inferior à taxa considerada normal. Quando a pessoa é diagnosticada com esta doença, significa que seu organismo está carente de nutrientes essenciais para a saúde como por exemplo, ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

As crianças, gestantes, lactantes e adolescentes do sexo feminino são os grupos mais propensos a sofrer com anemia. Os sintomas são: fadiga, falta de apetite, dificuldade de aprendizagem, falta de disposição e pele muito pálida. Depois que o diagnóstico de anemia é confirmado pelo médico, o paciente deve realizar o tratamento indicado corretamente. Podendo haver a necessidade de tomar medicamentos, mas a principal mudança está na ingestão de alimentos ricos nos nutrientes citados acima.

Doença sanguínea – Anemia falciforme

Anemia falciforme é um tipo de anemia bem raro! Ela ocorre quando os glóbulos vermelhos são afetados, dificultando o transporte de oxigênio para todos os tecidos e órgãos do corpo. As pessoas que sofrem de anemia falciforme apresentam os seguintes sintomas: fortes dores articulares, tendência a infecções, falha no crescimento, muita palidez, fadiga, cálculos biliares e feridas na perna. Esta doença infelizmente não tem cura, mas se a pessoa seguir corretamente o acompanhamento médico, os sintomas são minimizados consideravelmente.

Doença sanguínea – Hemofilia

Este problema ocorre quando a coagulação do sangue acontece de forma inadequada, ou seja, a pessoa apresenta muito sangramento após sofrer uma lesão ou ferimento. Os sintomas típicos de Hemofilia são: hematomas grandes e profundos, inchaço nas articulações e sangramento inexplicável. O tratamento mais comum desta doença acontece com injeções de plasma e coagulantes.

Doença sanguínea – Alterações nas plaquetas

As plaquetas sanguíneas tem uma função extremamente importante para o nosso organismo, elas combatem a perda de sangue causada por cortes e lesões. Quando há algum transtorno na quantidade de plaquetas, seja para um número insuficiente ou para o excesso delas, a coagulação sanguínea é bastante afetada, podendo provocar uma intensa perda de sangue ou até mesmo a formação de coágulos que atrapalham a circulação, ambas as condições são extremamente perigosas para o nosso organismo.

Quando a quantidade de plaquetas está bem acima do normal, existe um grande risco de desenvolvimento de leucemia, linfoma e artrite. No caso da quantidade de plaquetas estar bem abaixo, as doenças que podem se desenvolver são Lúpus, síndrome Hellp, Púrpura trombocitopênica idiopática e Hiperesplenismo.

Doença sanguínea – Distúrbio das células

Algumas pessoas apresentam este problema em que as células brancas do sangue não funcionam corretamente. Este problema ocorre quando a quantidade de glóbulos brancos produzidos pela medula óssea é muito elevada ou baixa. Quando a quantidade é insuficiente, o corpo tem extrema dificuldade para combater as infecções. Quando a quantidade é excessiva, pode ser uma indicação de Leucemia.

Considerações Finais

Para prevenir o desenvolvimento das doenças sanguíneas é muito importante realizar um hemograma periodicamente, os especialistas indicam que este exame seja realizado pelo menos uma vez por ano. Nele é possível fazer uma análise geral da saúde sanguínea, podendo alertar sobre possíveis problemas logo no início, facilitando o tratamento. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre as doenças sanguíneas, deixe um comentário que teremos o maior prazer de respondê-lo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)