Saber qual o seu tipo sanguíneo pode ser muito importante em uma situação de emergência! Neste artigo vamos informar você que veio Buscar Saúde sobre os tipos sanguíneos raros, além de explicar tudo sobre o famoso sangue dourado e o tal RH nulo.

Tipos sanguíneos

O que é sangue dourado? O famoso termo sangue dourado soa como algo incrível e valioso não é mesmo? Porém, talvez não seja grande vantagem ter este tipo de sangue, pois na verdade quem tem esse tipo sanguíneo, corre muito mais riscos do que a maioria da população em casos emergências.

Tipo sanguíneo: Qual a importância?

Muito se fala sobre os tipos sanguíneos e quem pode doar para quem. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando disso, então se quiser saber mais sobre o assunto, vale a pena essa leitura complementar. Na imagem abaixo você pode ver melhor essa questão de doação entre os tipos sanguíneos.

Tipos sanguíneos raros

Saiba qual tipo sanguíneo pode doar para qual.

RH nulo, o que é?

Essa é a principal característica para que uma pessoa tenha o sangue dourado. Estamos falando do sangue com RH nulo, que é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Para entender isso melhor, é fundamental analisar a classificação dos grupos sanguíneos e é disso que vamos falar agora!

Os glóbulos vermelhos que compõem o sangue estão cobertos de proteínas chamadas de antígenos. O sangue tipo A tem antígenos A, o sangue tipo B tem antígenos B, o sangue tipo AB tem antígenos de ambos e o sangue tipo O nenhum dos dois.

Além disso os glóbulos vermelhos também possuem outro tipo de antígeno, que é chamado de RhD, formado por 61 antígenos tipo Rh. Portanto, quando o sangue tem RhD, ele é um sangue do tipo positivo, e quando não tem RhD ele é um sangue do tipo negativo. E assim é formado todos os tipos sanguíneos mais comuns que conhecemos:

  • A+
  • A-
  • B+
  • B-
  • AB+
  • AB-
  • O+
  • O-

Sangue dourado: Vantagem ou desvantagem?

O termo mais usado entre os especialistas é tesouro perigoso! Dentre todas as possíveis combinações que citamos o sangue Rh nulo é o mais raro, sendo caracterizado quando os glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.

De acordo com o portal de investigação biomédica Penny Bailey no Mosaic, o primeiro caso de pessoa com o sangue dourado foi detectado no ano de 1961 em uma mulher australiana. De lá pra cá, os estudos registraram pouco mais de 40 casos de pessoas com Rh nulo no mundo todo!

Este sangue dourado que possui Rh nulo é considerado um tesouro, justamente por ser um tipo sanguíneo que pode ser doado a qualquer pessoa, tanto com Rh positivo, quanto com Rh negativo. Então, este sangue dourado é muito importante quando o quesito é doar sangue para salvar vidas.

De acordo com os especialistas este tipo sanguíneo é tão raro, que ainda não há casos de cientistas que conseguiram rastrear estes possíveis doadores, ou seja, ainda não há uma boa amostra para futuras investigações científicas.

Sangue dourado: Quais os riscos?

Não pense que as pessoas que possuem sangue dourado tem apenas motivos para comemorar! De acordo com os especialistas do Centro de Informação de Doenças Raras dos Estados Unidos, as pessoas que possuem o sangue com Rh nulo tem mais chances de desenvolver anemia.

Em casos de transfusão de sangue, uma pessoa que possui este tipo sanguíneo só poderia receber sangue com Rh nulo, o que você já deve ter percebido que é algo extremamente complicado e raro.

Como falamos são pouquíssimas pessoas no mundo todo. Então, mesmo que você encontre um doador, existem diversas complicações como por exemplo, o transporte do sangue de um país ao outro.

Ao longo dos anos uma medida de segurança foi divulgada para as pessoas com sangue Rh nulo. Elas são estimuladas à tirar sangue e guardá-lo para uma futura situação emergencial.

Essas pessoas são incentivadas cada vez mais para disponibilizar quantidades significativas de sangue para futuras transfusões também para outras pessoas. Tudo isso só confirma como este sangue é realmente raro!

Se você houve falar que os bancos de sangue estão com baixo volume e muitas pessoas estão com dificuldades para receber doações, lembre-se que a situação poderia ser ainda pior se você fosse uma das pessoas com sangue dourado e o seu raríssimo Rh nulo.

Gostou destas dicas e informações? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares  e descubra se eles sabiam ou não do sangue dourado! E se tiver alguma sugestão de tema, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)