Se você gosta de conhecer melhor o organismo humano e busca entender qual a importância e função de cada órgão ou sistema do nosso corpo, este artigo certamente vai te agradar! Vamos mostrar as partes do coração e a importância de cada uma para o funcionamento deste fabuloso órgão!

Coração Humano

O coração humano está localizado na parte central da caixa torácica, levemente inclinado para a esquerda. Considerado como uma das partes mais importante do corpo, o coração é um órgão muscular oco que faz parte do sistema circulatório. O coração humano mede aproximadamente 12cm de comprimento e 9cm de largura, podendo pesar entre 250 a 300 gramas nos adultos.

Anatomicamente falando, o coração humano pode ser dividido internamente em quatro cavidades que são os átrios e os ventrículos. Existem 2 átrios que são as cavidades superiores e é através destes átrios que o sangue chega ao coração. Também existem 2 ventrículos que são as cavidades inferiores e é através deles que o sangue sai do coração.

Batimentos cardíacos como medir?

Quais são as funções de cada parte do coração?

Partes do coração humano

Como já falamos dos átrios e ventrículos, vamos começar explicando as partes e funções do coração por eles. O átrio direito recebe o sangue do corpo e envia-o para o ventrículo direito, que em seguida envia o sangue para as artérias pulmonares. Depois ele retorna para o átrio esquerdo que o envia para o ventrículo esquerdo e por fim, o sangue é enviado para o corpo saindo pela artéria aorta!

É importante compreender que entre os átrios e os ventrículos também existem partes importantes, que são as válvulas com controlam o fluxo sanguíneo, além de impedir que o sangue retorne dos ventrículos para os átrios. Estas válvulas são chamadas de atrioventricular direita e atrioventricular esquerda.

A parte estrutural do coração que também é conhecida como parede cardíaca, é formada por três túnicas que recebem o nome de pericárdio, endocárdio e miocárdio.

  • Pericárdio – Esta é a membrana serosa que envolve o coração, sendo formado por membras de dois tipos e diferentes constituições. O primeiro tipo recebe o nome de pericárdio parietal ou fibroso, a camada externa desta membra é formada por feixes de colágenos. O segundo tipo recebe o nome de pericárdio visceral ou seroso, a camada interna é formada por uma membrana serosa. A função principal do pericárdio é proteger e auxiliar o coração a se manter na posição correta.
  • Endocárdio – Esta é a membrana fina e lisa que reveste internamente as cavidades do coração. A formação desta membrana acontece pelas células endoteliais achatadas que estão dispostas em uma única camada.
  • Miocárdio – Esta é a camada média e também a mais espessa do coração. O miocárdio é formado por tecido muscular estriado, tendo papel fundamental nas contrações do coração, ou seja, é graças à estas condições que o coração consegue realizar as pulsações.

Qual a função do coração?

Como todo mundo já deve imaginar, a principal função do coração é bombear sangue para o corpo, mas o que muita gente não imagina é que ele funciona como uma bomba dupla, ou seja, enquanto o lado esquerdo do coração bombeia para o corpo o sangue oxigenado que também pode ser chamado de arterial, o lado direito do coração bombeia o sangue venoso para os pulmões.

Coração: Batimentos cardíacos

Agora você já sabe que o coração impulsiona o sangue através de dois movimentos e é exatamente por isso que a famosa pressão arterial é medida com dois valores. Os movimentos do coração são chamados de:

  • Sístole – Que é o movimento de contração do coração, ou seja, é quando o sangue é bombeado para o corpo.
  • Diástole – Que é o movimento de relaxamento do coração, ou seja, é quando o coração se enche de sangue.

No momento que o coração está cheio de sangue, os átrios se contraem (diástole) e as válvulas se abrem, fazendo com que o sangue seja bombeado para os ventrículos que estão relaxados (diástole). Depois é a vez dos ventrículos se contraírem (sístole), impulsionando o sangue para as artérias, nesse momento os átrios que estão relaxados (diástole) se enchem de sangue. Todo este processo é chamado de ciclo cardíaco.

É importante compreender que estes movimentos não acontecem simultaneamente e por isso ouvimos dois impulsos dos batimentos cardíacos que acontecem de forma absurdamente ritmada. Os batimentos cardíacos correspondem aos movimentos das válvulas!

  • Batimentos cardíacos em adultos – O coração bate aproximadamente 70 vezes por minuto.
  • Batimentos cardíacos em crianças – O coração bate aproximadamente 120 vezes por minuto.
  • Batimentos cardíacos em bebês – O coração bate aproximadamente 130 vezes por minuto.

Quando o sangue é bombeado para o corpo ele exerce uma pressão sobre as paredes das artérias e vasos sanguíneos, fazendo com que eles se expandam e se contraiam. É através desta pulsação que podemos medir a frequência dos batimentos cardíacos de uma pessoa.

Portanto, quando a pressão atinge valores mais elevados que o natural, permanecendo assim por muito tempo, é considerado um estado de hipertensão ou pressão alta como é popularmente chamada. E quando estes valores estão abaixo do natural por muito tempo, caracteriza-se como hipotensão ou pressão baixa!

Curiosidades sobre o coração

A parte de curiosidades do corpo humano sempre atrai muita gente! Então, não podíamos encerrar este artigo sem trazer várias curiosidades sobre o coração!

  • Em todo o corpo humano, somente as córneas não recebem suprimentos do sangue.
  • Nos ser vivos, a baleia azul é a que possui o coração mais pesado, podendo chegar a pesar até 680 kg.
  • Quando o coração tem a oxigenação suficiente, ele consegue continuar batendo mesmo se estiver fora do corpo. Graças à está incrível capacidade é que existem os transplantes de coração.
  • Durante vários anos, a válvula atrioventricular direita recebeu o nome de tricúspide, e válvula atrioventricular esquerda recebeu o nome de bicúspide ou mitral.

Aqui no Buscar Saúde tem vários artigos falando de saúde, atividade física e alimentação saudável, queremos convidar a todos para continuar acessando o site e buscando informações cada vez mais interessantes sobre o corpo humano! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)