O tema de hoje é muito interessante e vai responder muitas dúvidas sobre os batimentos cardíacos! Você sabe que é sístole e diástole? Além de responder essa pergunta, o artigo de hoje do Buscar Saúde vai explicar como é feita a leitura da pressão arterial, e quais são os valores de medições considerados como normais e alterados!

Sístole e diástole: Características

Você já reparou que a batida do coração é sempre dupla, ou seja, você sempre escuta duas batidas bem próximas quase simultâneas, o famoso TUM TUM do coração. Para quem não sabe, a sístole e a diástole são estes dois estágios do ciclo cardíaco.

A sístole é chamada fase de contração do coração, então podemos dizer que a sístole acontece quando o sangue é bombeado do coração para os vasos sanguíneos. Sendo assim, a diástole é chamada fase de relaxamento, que é quando o sangue entra novamente no coração.

Pressão arterial diastólica e sistólica

Conheça as principais diferenças entre sistole e diástole

Pressão arterial: Como fazer a leitura?

Você certamente já ouviu falar da pressão 12 por 8 como boa pressão arterial, mas será que você sabia que estes valores são apenas uma forma de simplificar o resultado? A leitura da pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg), sendo fornecida em dois números.

O número maior da leitura da pressão arterial é a sistólica, que é medida com a pressão máxima exercida quando o coração se contrai. Já o número menor é a leitura da pressão arterial diastólica, que representa a pressão mínima nas artérias, que é quando o coração está em repouso.

De acordo com os especialistas, a média da pressão sistólica em um adulto normal é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a pressão diastólica em um adulto normal é de 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Portanto, quando um médico ou enfermeiro diz que a sua pressão está 12 por 8, significa que na sístole foi medido 120 mmHg e na diástole foi medido 80 mmHg.

Batimentos cardíacos

Com relação aos batimentos cardíacos que são ouvidos quando encostamos o ouvido próximo ao peito de alguém, ou com o uso de um estetoscópio, o primeiro batimento é o que marca o início da sístole, e o segundo é o que marca o início da diástole.

Talvez você esteja se perguntando, mais quais são as faixas normais e anormais de pressão sistólica e diastólica. Estes dados dependem de alguns fatores como por exemplo, a idade e possíveis condições de saúde especiais.

  • Nas crianças a média sistólica varia entre 95 e 100 mmHg, e a média diastólica é de aproximadamente 65 mmHg.
  • Nos adultos a média da sistólica varia entre 90 e 120 mmHg, e a média diastólica varia entre 60 a 80 mmHg.
  • Adultos com Hipotensão é quando a leitura sistólica é menor que 90 mmHg, e a leitura diastólica é menor que 60 mmHg.
  • Adultos com Pré-hipertensão é quando a leitura sistólica for entre 121 e 139 mmHg, e a leitura diastólica for entre 81 e 89 mmHg.
  • Adultos com Hipertensão estágio 1 é quando a leitura sistólica for entre 140 e 159 mmHg, e a leitura diastólica for entre 90 e 99 mmHg.
  • Adultos com Hipertensão estágio 2 é quando a leitura sistólica é de 160 mmHg, e a leitura diastólica é de 100 mmHg.

Está curtindo saber todas estas informações? Envie este artigo para os seu amigos e familiares. E se quer aprender ainda mais sobre o tema, assista este vídeo abaixo que deixamos de sugestão!

Obrigado a todos que chegaram até o final e continue acessando os sites do Buscar Saúde. Tem muita informação gratuita de qualidade esperando apenas o seu acesso. Caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários, porque nós iremos responder com o maio prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)