Como o sangue irriga as células do nosso corpo? A circulação sanguínea depende de artérias, vasos e capilares, mas você sabe me dizer qual a diferença? Para você que veio Buscar Saúde, este artigo vai falar as características e funções das artérias, vasos e capilares.

O sistema cardiovascular é composto pelo coração, artérias, veias e capilares, os três últimos são conhecidos popularmente como vasos sanguíneos. Portanto, são nestes chamados vasos que o sangue circula pelo corpo, sendo fundamental para garantir a oxigenação e a nutrição celular.

Características dos vasos sanguíneos

A principal diferença entre artérias, veias e capilares certamente é a estrutura da parede desses vasos. Os vasos sanguíneos são formados por várias camadas que são conhecidas como túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Então, a túnica íntima é a camada mais interna, e a túnica adventícia é a mais externa.

Quando observamos a túnica íntima separadamente, podemos ver que ela é formada pelo endotélio, uma camada de tecido conjuntivo frouxo e também uma lâmina elástica interna. A túnica média é composta pelo tecido muscular liso associado às fibras elásticas. Por fim temos a túnica adventícia, que é formada pelo tecido conjuntivo denso não modelado e também tecido conjuntivo frouxo.

Artéria aorta e veia pulmonar

Saiba quais as diferenças entre artéria, veia e capilar

Diferenças entre artérias, veias e capilares

Como falamos no início do artigo estes vasos sanguíneos são diferentes! Saber sobre estas diferenças é muito importante para compreender com perfeição o funcionamento de cada parte do corpo humano.

Artérias do corpo humano

As artérias participam do sistema circulatório, e quando o sangue sai do coração a pressão é muito alta, o que iria danificar as artérias se elas não possuíssem paredes bem elásticas e fortes. Vários estudos mostram que nas artérias a túnica média é bem mais desenvolvida no que nos demais tipos de vasos sanguíneos.

Ao longo do tempo algumas informações sobre as artérias foram sendo atualizadas. Antigamente as artérias eram vasos que transportavam apenas o sangue rico em nutrientes e oxigênio, o que era chamado de sangue arterial. Porém, hoje sabemos que não é assim, porque existe a artéria pulmonar que é a responsável por levar o sangue pobre em oxigênio do coração para o pulmão.

Veias do corpo humano

As veias também são importantes para o sistema circulatório, pois são elas que transportam o sangue proveniente dos tecidos para o coração. As veias possuem calibres diferentes e ficam mais grossas à medida que se aproximam do coração. Quando observamos e comparamos as veias com as artérias, os estudos mostram que a túnica média das veias é bem menos musculosa e possui muito menos fibras elásticas.

Geralmente o sangue que é transportado pelas veias é rico em gás carbônico e pobre em nutrientes, ou seja, exatamente por isso este sangue era chamado de venoso. Porém, novamente precisamos frisar que isso não é regra, porque existem sim veia que transporta também o sangue rico em oxigênio, como é o caso da veia pulmonar por exemplo.

À medida que o sangue se afasta do coração, a tendência é que a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos seja menor. Uma informação interessante é que as veias possuem uma espécie de válvula que evita o refluxo de sangue. Portanto, este é um dos fatores que permite que o sangue consiga vencer a força da gravidade, a baixa pressão e retornar ao coração.

Capilares do corpo humano

Por mais simples que os capilares possam parecer, eles são vasos sanguíneos muito importantes para o nosso corpo. A função principal dos capilares é realizar as trocas entre o sangue e os tecidos, garantindo assim a nutrição e a oxigenação adequada para as células.

Justamente por essa função é que os capilares precisam ser delgados como falamos no início do artigo. Caso você não saiba, os capilares são compostos por uma única camada de células endoteliais, e o seu diâmetro é de aproximadamente 8mm.

Está curtindo essas dicas? Neste vídeo abaixo você pode ver detalhadamente como acontece a circulação sanguínea. É muito interessante ver essa animação para saber como acontece a chegada e a saída do sangue ao coração.

Encerramos aqui mais este artigo do Buscar Saúde, se quiser saber mais detalhes sobre o sangue humano, tem um artigo bem interessante sobre as doenças do sangue e como se prevenir, vale muito a pena essa leitura!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)