As cartilagens estão presentes em várias partes do nosso corpo, mas quase ninguém sabe a importância e as funções delas. Neste artigo você vai ficar bem informado sobre todos os detalhes, importância e funções das cartilagens do corpo humano!

Cartilagem: O que é?

A cartilagem que também é chamada de tecido cartilaginoso, é um tipo de tecido conjuntivo que tem consistência rígida, porém apresenta certa flexibilidade. As cartilagens não possuem vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou nervos, sendo classificada então como um tipo de tecido avascular.

As cartilagens apresentam coloração esbranquiçada ou cinzenta e como foi dito na introdução, estão presentes em várias partes do corpo humano como por exemplo, orelha, cotovelo, nariz, traqueia, joelhos, laringe e outras.

Como a cartilagem é um tecido avascular, a sua nutrição acontece através dos vasos sanguíneos dos tecidos conjuntivos adjacentes, através de difusão. Estas características são importantes quando observamos porque a cartilagem tem uma lenta capacidade de cicatrização, regeneração e não pegam anestesia.

Cartilagem dos ossos

Qual a função da cartilagem no corpo humano?

Cartilagem: Quais as funções?

Talvez as pessoas nem imaginam, mas as cartilagens são muito importantes para o corpo humano, conheça as funções das cartilagens a seguir:

  • Revestir as articulações ósseas
  • Proteger algumas partes do corpo
  • Amortecer os impactos e atrito entre os ossos
  • Auxiliar os movimentos corporais
  • Sustentar algumas partes do corpo

O tecido cartilaginoso presente nas articulações é responsável por sustentar pesos e ele consegue suportar uma grande quantidade de carga. As regiões em que as cartilagens desempenham esta função com maior evidência são: joelhos, quadril e tornozelos.

Cartilagem: Principais características

Na sequência vamos apresentar várias características e curiosidades sobre as cartilagens!

  • No embrião, o tecido cartilaginoso é predominante, servindo de molde para os ossos que estão sendo formados. Portanto, à medida que o processo de desenvolvimento embrionário vai acontecendo, o tecido cartilaginoso vai sendo substituído.
  • A constituição do tecido conjuntivo cartilaginoso é composta por fibras proteicas elásticas e colágenas, sendo que aproximadamente 60% é formado por colágeno.
  • Existe um tecido conjuntivo envolvendo a cartilagem, ele recebe o nome de pericôndrio. Como ele tem vasos sanguíneos, é fundamental para auxiliar na obtenção e absorção dos nutrientes que são transportados pelo sangue. Estes nutrientes são recebidos pela matriz e em seguida são distribuídos entre as células cartilaginosas.

Quais são as células do tecido cartilaginoso?

A formação da cartilagem acontece a partir de células indiferenciadas que depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos. Podemos afirmar que os dois tipos de células que formam o tecido cartilaginoso são:

  • Condrócitos – Que são as células adultas arredondadas que estão localizadas dentro das lacunas da matriz. Estas lacunas são regiões amorfa e possuem poucas fibras.
  • Condroblastos – Que são as células cartilaginosas jovens. Eles são responsáveis por produzir a substância intercelular que é importante para proporcionar resistência ao tecido cartilaginoso.

Quais são os tipos de cartilagens?

Basicamente são 3 tipos e saiba que a classificação das cartilagens está relacionada com a textura e quantidade de fibras presentes naquela cartilagem.

  • Hialina – Este tipo de cartilagem é formado por fibras de colágeno tipo II. A cartilagem hialina é a que reveste os ossos do corpo humano. Este tipo de cartilagem é extremamente resistente e também é encontrado na laringe, traqueia e septo nasal.
  • Fibrosa – Este tipo de cartilagem também pode ser chamado de fibrocartilagem. Ela apresenta uma grande quantidade de colágeno I e não possui pericôndrio. As cartilagens fibrosas são encontradas na coluna vertebral, mandíbula, menisco e na articulação do púbis.
  • Elástica – Este tipo de cartilagem é bem leve e bastante flexível! Estas características estão relacionadas com a grande quantidade de fibras elásticas e pequena quantidade de colágeno. As cartilagens elásticas estão presentes na laringe, ouvidos e epiglote.

Cartilagem: Doenças

Várias doenças estão associadas ao desgaste da cartilagem e dentre elas podemos citar a osteoartrose, artrose e a osteoartrite que é a doença reumática mais conhecida. Ela acontece quando a lesão da cartilagem articular altera a sua espessura.

Como foi dito, as cartilagens não possuem nervos e com isso, não existe dor. Isso era para ser um fator positivo, mas não é! Como o problema não é tratado, é muito comum que avance para doenças relacionadas ao tecido cartilaginoso como por exemplo a doença de Bessel-Hagem, artrite reumatoide e outras.

Esperamos que vocês tenham gostado das informações e dicas que passamos. Vale sempre lembrar que nossos artigos são de caráter instrutivos e educativos, caso tenha alguma dúvida o mais indicado é buscar a orientação dos especialistas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)