Pesquisando sobre dor no joelho, encontramos várias perguntas como por exemplo: Qual o remédio para dor no joelho? Joelho doendo quando dobra, dor na parte de trás do joelho, dor nos joelhos ao agachar e levantar, o que fazer? Resumindo, dor no joelho, o que pode ser e como tratar? Foi pensando nestas dúvidas que trouxemos este artigo com muitas dicas importante de prevenção!

Você certamente já ouviu queixas de várias pessoas quanto a dores no joelho ou até mesmo você próprio já sentiu o desconforto de dores nessa articulação. Pois bem, essas dores afetam grande parte da população atual, indiferentemente de idade e gênero. Saiba que essas dores podem surgir por diversas causas, algumas delas podem ser amenizadas apenas com algumas mudanças de hábitos, porém em casos extremos, é necessário um tratamento específico.

Dor no joelho, posso colocar gelo?

Dor no joelho, o que fazer? Veja o que você pode fazer para reduzir as dores no joelho!

Qual a função do joelho?

O joelho é uma articulação complexa formada por ossos, ligamentos, músculos e tendões. É uma das articulações do corpo que mais recebe carga durante todo o dia, podendo ser cargas do próprio peso corporal e cargas externas, como por exemplo, a realização de atividades diárias e os exercícios físicos. Através dessas informações já deu para perceber a grande importância do bom funcionamento e manutenção do joelho, não é mesmo?

Dor no joelho: O que pode ser?

Alguns fatores merecem a nossa atenção quanto ao bom funcionamento dos joelhos. Dentre eles podemos citar a Estabilidade das estruturas que compõem a articulação do joelho; o Desalinhamento dos membros inferiores podendo ocasionar um desvio biomecânico; a Sobrecarga, esse fator deve ter uma atenção maior, visto que a sobrecarga pode ser caracterizada pelo excesso de peso corporal do indivíduo e, o excesso de exercício físico descontrolado; a Idade, esse fator é incontrolável, mas quando é aliado a sobrecarga, agrava ainda mais as dores no joelho.

É necessário compreender que quanto mais a idade avança, maior é a redução de alguns nutrientes importantes para manutenção do bom funcionamento de todos os componentes dessa articulação. Por fim vem os Traumas, esse fator se torna preocupante visto que grande parte das pessoas, principalmente os atletas estão sujeitos a esse risco.

Joelho torto: O que é?

Algumas características estruturais da formação dos joelhos podem favorecer o desenvolvimento de futuras dores. Por exemplo, se o seu joelho tem o formato Geno Valgo, onde os joelhos ficam juntos e os pés afastados, ou Geno Varo, nesse caso os joelhos ficam afastados e os pés juntos. Para compreender melhor, observe a imagem a seguir:

Joelho valgo ou varo, o que é?

Joelho torto o que pode ser? Quais os riscos? Veja como tratar este problema!

Essas características se dão por hereditariedade ou alteração patológica, e quando estes desalinhamentos são muito exacerbados, devem ser tratados ainda quando crianças para evitar complicações futuras. Agora se você possui esses desalinhamentos exacerbados, não tratou quando criança e na fase adulta se encontra com sobrepeso, MUITO CUIDADO, pois você tem grandes chances de desenvolver dores na articulação do joelho.

Observando bem, você percebe que as características estruturais associadas à sobrecarga e também à idade, podem trazer sérios problemas para os joelhos. Pra você ter uma ideia, tanto o Valgo quanto o Varo podem levar ao desenvolvimento de artrose devido à sobrecarga nas estruturas que compõem o joelho.

Dor no joelho: Como prevenir?

Tenha em mente que o excesso de peso, assim como em vários outros aspectos, é um dos vilões para os joelhos, ainda mais se esse excesso de peso for adquirido ao longo dos anos. Imagine que os seus joelhos foram projetados para suportar uma determinada carga corporal, porém com o passar do tempo você foi adquirindo peso e mais peso e assim, a articulação não se desenvolveu para o novo peso corporal, provocando uma sobrecarga que irá comprometer seu funcionamento.

Outro fator que causa as dores nos joelhos são os impactos sofridos, principalmente em decorrência dos movimentos bruscos em diversos esportes. Jogadores de futebol, vôlei, basquete, entre várias outras modalidades podem apresentar traumas nessa articulação. Por isso a importância de um acompanhamento especializado na área.

Dor no joelho: Como tratar?

Não se assuste, se você se identificou com uma ou mais das causas apresentadas anteriormente! Saiba que há diversas formas de tratamento, mas você deve buscar um médico para definir qual é a mais adequada para o seu problema. Vamos apresentar a seguir os tratamentos mais comuns para as dores no joelho.

O tratamento para o desalinhamento das estruturas como foi citado ao longo do artigo, deve ser feito de preferência na fase da infância, pois é neste período que ocorre a melhor adaptação das estruturas. Mas se você já está na fase adulta, o mais indicado é buscar um médico especialista neste problema, pois ele saberá a melhor forma de tratamento para o seu caso. Existem casos em que é necessário utilizar uma prótese para correção das estruturas.

Perca peso, essa é uma medida de grande importância para alívio das dores no joelho. Nossos artigos vêm destacando sempre a importância de adotar hábitos mais saudáveis, e o controle de peso é um dos principais objetivos, os quilinhos a mais não irão lhe trazer nenhum benefício.

Cuidado com a intensidade dos exercícios físicos. Essa é a importância de se fazer uma avaliação física antes de praticar qualquer modalidade, os profissionais responsáveis dessa área saberão indicar os exercícios físicos que não comprometerão suas articulações. Outro cuidado que os especialistas indicam é quanto ao calçado adequado para se exercitar, ele pode prevenir futuras lesões no joelho se tiver um sistema de absorção adequado para o exercício que irá realizar.

Evite ficar sentado ou em pé por um longo período de tempo. Permanecer na mesma posição por longos períodos não faz bem para as articulações, principalmente para os joelhos. Se você apresentou uma dor no joelho repentina, você pode aplicar compressa fria no local, isso irá aliviar um pouco a dor até que você busque a consulta médica.

Atenção à alimentação adequada. Ela é importante para manutenção de uma boa saúde! Alguns alimentos têm efeito anti-inflamatório, como exemplo peixes, gengibre, brócolis e com isso, são ótimos alimentos para auxiliar no processo de manutenção e até recuperação das dores.

Você precisa entender que cuidar de seu corpo deve ser uma de suas prioridades, a manutenção da saúde é de grande importância, visto que a baixa qualidade da saúde pode te atrapalhar em diversas áreas de sua vida. Dessa forma fique atento quanto aos joelhos, e quando surgir a dor procure um médico imediatamente!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)