Para manter o corpo sempre funcionando da melhor maneira possível, é muito importante se preocupar com a saúde dos músculos, dos ossos e das articulações. Neste artigo, vamos dar uma atenção especial para as articulações, que apesar de ter um importante papel para ações do nosso corpo, raramente recebe os cuidados e prevenções devidas.

Com o atual padrão de vida, as pessoas estão cada vez mais inativas e o sedentarismo é um quadro alarmante. As pessoas estão passando cada vez mais tempo sentadas ou deitadas, sendo que quase sempre com posturas incorretas. Tudo isso faz com que essas pessoas apresentem muitos desconfortos articulares e isso é agravado ainda mais quando a pessoa está acima do peso ideal.

Qual a função das articulações?

A articulação é o local onde há a junção dos ossos, ela é a responsável por permitir os movimentos corporais de maneira eficaz. As articulações são revestidas por um tecido branco e elástico que recebe o nome de cartilagem, e para evitar os atritos, as articulações são lubrificadas pelo líquido sinovial.

Como prevenir problemas articulares?

Para prevenir os problemas articulares, a pessoa deve ter alguns cuidados. É indispensável planejar e executar um fortalecimento das articulações. Desta forma além de reduzir as chances de lesões e minimizar a intensidade dos incômodos, você ainda irá preparar estas estruturas para realizar movimentos mais intensos e complexos, favorecendo a iniciação ou evolução em alguma atividade física.

Como fortalecer as articulações?

Para conseguir um bom fortalecimento articular, vamos te apresentar as principais dicas que vão desde realização de exercícios específicos até uma alimentação focada em certos nutrientes que oferecem efeitos benéficos para as articulações.

Qual a importância do fortalecimento articular?

As melhores dicas para fortalecer as articulações

Ingerir cálcio, vitamina D e antioxidantes faz bem para as articulações

O primeiro cuidado é quanto à alimentação, o fortalecimento das articulações só será eficaz, se o organismo tiver os nutrientes necessários para manter estas estruturas em bom funcionamento. Se a pessoa focar em uma alimentação equilibrada e que valorize a ingestão de cálcio, vitamina D e antioxidantes, certamente ela terá um funcionamento melhor das articulações e com isso dependerá apenas de um bom programa que vise fortalecê-las.

Alongamento faz bem para as articulações

O alongamento é muito importante para manter a boa saúde articular. É fundamental alongar os tornozelos, joelhos e a coluna, visto que estas são as áreas que mais sofrem com a sobrecarga e o estresse diário. Existem diversos alongamentos para estas regiões e cada um deles apresenta uma especificidade e dificuldade no grau de execução, experimente o máximo possível, preferencialmente contando com uma orientação capacitada.

Praticar exercícios aeróbicos faz bem para as articulações

Os exercícios aeróbicos também tem papel importante para o fortalecimento das articulações. Atividades como a corrida, tênis, vôlei, basquete, futebol, lutas e a dança, estão entre as que podem te ajudar a trabalhar de forma eficiente o fortalecimento destas estruturas.

Os exercícios aeróbicos são considerados indispensáveis para as pessoas que visam promover a saúde do corpo. Sendo assim, escolher uma atividade que você goste muito e principalmente executá-la regularmente e de forma consciente, é a melhor maneira de obter os benefícios que irá manter a boa saúde não só das articulações, mas de todo o corpo.

Fazer musculação faz bem para as articulações

Chegamos à parte mais importante do fortalecimento articular, estamos falando da musculação. Quando as pessoas buscam fortalecimento, a musculação é a atividade mais indicada, visto que ela tem em seus exercícios, este objetivo como prioridade.

Este fortalecimento também pode ser alcançado com as modalidades esportivas como foi citado acima, mas neste caso, os movimentos indiretos que são realizados podem interferir nos objetivos. Na musculação, você quase sempre está realizando ações que envolvem um grupo muscular específico, já nas modalidades esportivas, as ações envolvem o corpo todo.

Quando as ações de pernas, braços, coluna e quadril acontece simultaneamente, é mais complicado controlar os erros e principalmente focar em uma região específica e isso é ainda mais perigoso para as pessoas com pouca experiência naquela atividade. Quando existem muitos movimentos errados e a articulação não está devidamente fortalecida, é muito comum que a pessoa apresente algum tipo de lesão.

Considerações finais

O número de pessoas que frequenta a academia é muito grande, porém apenas a minoria delas está buscando a promoção da saúde. O desejo alucinado de obter o corpo perfeito dentro do atual padrão de beleza, faz com que as pessoas cometam graves erros e acabem trocando os benefícios de se exercitar pelos riscos da imprudência.

Portanto, ao criar o hábito de frequentar a academia, determine o seu objetivo junto de um profissional de Educação Física e discuta com ele a melhor forma de realizar os exercícios planejados. Jamais se esqueça da importância do fortalecimento das estruturas que serão trabalhadas, este é o principal causador de lesões, uma vez que as pessoas querem sempre aumentar o desempenho, mas quase nunca se preparam para receber esta nova carga.

Consultar um médico e realizar todos os exames necessários para obter a liberação para se exercitar, também é outra ação indispensável para quem visa se exercitar de forma saudável. Jamais inicie qualquer atividade física sem realizar estes exames!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Fortalecimento articular! Qual a importância? Como Fazer?”

  1. Cíntia Braga

    Muito bom!

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado por ler e opinar! Em 2017 voltamos com tudo e tem muita informação bacana por vir!

      Responder
  2. Ana Melo

    Obrigada bruno, conhecimento nunca é demais, e dividi-lo é essencialmente enriquecedor.um abraço

    Responder
    • Bruno

      Exato, quanto mais sabedoria melhor e eu agradeço pelo comentário, seja bem sempre bem vinda ao Buscar Saúde!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)