Se você separar cada parte do corpo humano e observar as suas funções, certamente vai ficar cada vez mais fascinado! Neste artigo vamos mostrar quais são os tipos de articulações do corpo humano, além de explicar quais são as suas funções e falar das dores nas articulações!

Articulação: O que é?

A articulação basicamente é área do esqueleto que permite a movimentação das peças ósseas entre si e elas estão ligadas pela cápsula articular. Podemos dizer que a articulação pode ser classificada de acordo com o grau de mobilidade que ela proporciona à aquela determinada parte do esqueleto.

Tipos de articulações do corpo humano

As articulações do crânio são fixas e podemos dizer que elas basicamente são suturas que tem a função de unir um osso ao outro, ou seja, não possuem mobilidade. As articulações do crânio são do tipo sinartroses.

Nesse tipo articulação os dois ossos praticamente são contínuos, apresentando entre eles apenas uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso, que nas articulações do crânio é um tipo de tecido calcificado.

Existem também as articulações que possuem um pouco de mobilidade, elas são chamadas de anfiartroses e neste tipo de articulação, o tecido é fibrocartilaginoso. O exemplo mais clássico deste tipo de articulação é a sínfise pubiana que é fundamental para as mulheres durante a gestação!

Tipos de articulações

Conheça as articulações do corpo humano e saiba quais as suas funções?

Durante a gravidez, há a secreção de um hormônio que tem a função de diminuir a consistência do tecido fibroso, ou seja, deixando os ossos da bacia com maior mobilidade. Talvez você não saiba, mas é justamente por isso que as mulheres apresentam queixas de desequilíbrio e tem mais riscos de quedas durante a gestação. Apesar deste lado negativo, este relaxamento da articulação pubiana é fundamental para a passagem do feto.

Ainda temos as articulações chamadas de diartroses e certamente são as mais complexas do corpo humano, justamente por serem as articulações que oferecem grande mobilidade. Portanto, essas articulações são importantes em praticamente todos os movimentos que realizamos como por exemplo, andar, sentar, manipular objetos e etc.

A principal característica estrutural das articulações diartroses é a existência de uma pequena cavidade entre as duas extremidades ósseas, sem essa cavidade não seria possível acontecer os deslizamentos das estruturas que geram os movimentos!

Articulação: Composição

Ao contrário do que muitos imaginam, as articulações não são apenas os pontos de união dos ossos! A articulação na verdade é formada por um conjunto de elementos que tem funções bem definidas anatomicamente.

É importante frisar que os elementos que compõem as articulações são os mesmos em todas, ou seja, eles variam de acordo com a função que aquela determinada articulação exerce. As articulações basicamente são compostas por 3 elementos básicos que são:

  • Superfícies ósseas
  • Partes moles interósseas
  • Partes moles periféricas

Um detalhe importante é que as articulações móveis contam com uma ampla camada de tecido cartilaginoso nas extremidades articulares dos ossos.

Outro ponto interessante é que entre as duas superfícies existe a cartilagem articular que é muito importante para o movimento do corpo humano. Ela é um tecido esbranquiçado e possui uma elasticidade suficiente para se estirar sem se romper, voltando ao estado normal quando cessam as pressões. Quanto maior a mobilidade da articulação, maior será a quantidade de tecido cartilaginoso que ela possui.

Articulação: Lubrificação e deslizamento

Uma membrana conjuntiva chamada membrana sinovial reveste a cápsula articular. A membrana sinovial possui uma função primordial e é formada por vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A função principal da membrana sinovial é permitir um funcionamento adequado do deslizamento das superfícies, e isso cabe ao liquido sinovial que promove a lubrificação das superfícies ósseas, facilitando o deslizamento sobre elas. Sem uma produção adequada deste líquido, o mecanismo de locomoção fica bastante afetado e as dores nas articulações começam a surgir!

E assim encerramos este artigo bem interessante sobre as articulações do corpo humano.É sempre importante cuidar da saúde articular e ficar atento aos menores sinais de dores e dificuldades de movimentos. Quando o problema é detectado logo no início é muito mais fácil tratar!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer e quem sabe a sua sugestão não seja tema do próximo artigo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)