Quais são os ossos da mão? Carpo, Metacarpo e Falange
Você precisa estudar e surge a necessidade de aprender o nome dos ossos da mão. Entretanto, ao fazer uma pesquisa rápida você tem dificuldades, pois só encontra artigos grandes mostrando todo o sistema esquelético.
Para te ajudar nesta pesquisa específica sobre as mãos, trouxemos todos os detalhes sobre os ossos da mão! Se futuramente precisar de um artigo completo sobre ossos do corpo humano, saiba que aqui no Buscar Saúde temos um artigo completo que também pode ser bem útil.
Leia também
Anatomia da mão: Ossos
Se fossemos falar de uma maneira bem resumida, temos 27 ossos em cada mão! Eles são classificados em carpo, metacarpo e falange, assim como mostra a imagem abaixo. Mas convenhamos, não podemos ficar só nesta análise rasa não é mesmo? Então vamos aprofundar nas nomenclaturas e classificações.
Falanges
Vamos começar explicando sobre os ossos dos dedos da mão, que são chamados de falanges. Ao todo temos 14 falanges em cada mão, e para facilitar a sua visualização e entendimento dos grupos, elas estão demonstradas por cores diferentes.
- Falange proximal – São 5 e estão representadas pela cor verde
- Falange média – São 4 e estão representadas pela cor azul
- Falange distal – São 5 e estão representadas pela cor salmão
Metacarpo
O próximo grupo é dos ossos metacarpais, que são os ossos que ficam na região do dorso da mão. As pessoas que possuem a mão magrinha conseguem visualizar facilmente a anatomia destes ossos. Ao todo temos 5 ossos do metacarpo em cada mão, e eles estão representados pela cor amarela.
Carpo
Para finalizar chegamos ao grupo que possui a maior quantidade de nomes diferentes! Talvez você nem saiba, mas até aqui a quantidade de ossos do pé e da mão é idêntica. Porém, no carpo da mão temos um osso a mais do que no tarso do pé, ou seja, temos 26 ossos no pé e 27 na mão!
Sem mais delongas, bora conferir tudo sobre os ossos carpais, que ficam na parte final do dorso da mão e em toda a região do punho. Ao todo temos 8 ossos do carpo em cada mão, e eles estão representados pela cor lilás.
Veja que na ilustração tem números nestes ossos do carpo! Isso foi pensado justamente para facilitar a identificação da listagem que vamos apresentar agora. Trapézio (1), Trapezóide (2), Capitato (3), Hamato (4), Pisiforme (5), Piramidal (6), Semilunar (7) e Escafoides (8).
Curiosidades sobre a mão
Você sabia que 1/4 de todos os ossos do seu corpo está nas duas mãos. Você tem ideia que podem existir vários ossos minúsculos de sesamóide, que estão localizados nos tendões das mãos? O mais incrível disso, é que a quantidade desses mini ossos varia de pessoa para pessoa.
Como as mãos possuem mais ossos e partes móveis do que a maioria das outras partes do corpo, ela consegue realizar uma infinidade de movimentos que é fundamental para que a gente possa fazer as tarefas diárias. Caso você não saiba, só nas mãos temos:
- Quase 30 articulações
- Mais de 120 ligamentos
- Aproximadamente 34 músculos
- Por volta de 48 nervos
- Fora as 30 artérias
Para que você possa continuar aprendendo sobre o tema, a gente sempre deixa um vídeo relacionado, pois assim você pode tirar alguma dúvida que possa ter ficado ao longo das explicações, vale sempre a pena assistir!
Antes de finalizar queremos te convidar para continuar lendo as dicas aqui do Buscar Saúde. Se puder nos ajudar, compartilhe estas informações nas suas redes sociais. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
O que é Ambidestro? Vantagens e desvantagens!
Quais são os ossos do pé? Tarso, Metatarso e Falange
Ossos do crânio? Qual o único osso móvel da cabeça?
Ossos do corpo humano, quais são as principais doenças no osso?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.