Várias alterações no organismo podem ser diagnosticadas rapidamente se a pessoa souber analisar a cor do xixi. Caso você não saiba, a cor da urina é um indicador de desidratação e outras doenças. Neste artigo vamos explicar detalhadamente o que quer dizer as alterações da cor do xixi. Saiba se é normal urinar muito e qual a relação com a alimentação.

Cor da urina: O que observar?

A pessoa que fica sempre de olho na cor da urina, certamente consegue cuidar melhor da sua saúde! Por mais nojento que pareça, é fundamental observar a cor e aspecto do xixi, visto que assim podemos obter informações importantes sobre o atual estado de saúde do corpo.

Cor da urina, o que significa?

Entenda como a cor do xixi pode mostrar como está o seu corpo.

Cor da urina: Amarelo claro

Esta é a cor ideal da urina, significando que o nível de hidratação está bom e que a eliminação de toxinas está acontecendo da forma adequada. Os especialistas explicam que a água é fundamental para diluir as toxinas e o excesso de minerais do organismo.

Cor da urina: Transparente

Neste caso o consumo de água provavelmente esteja maior do que o necessário e com isso, os rins trabalham para retirar o excesso de água da circulação sanguínea. Se a pessoa não bebeu muita água e mesmo assim apresenta urina transparente, deve-se buscar uma orientação médica. As pessoas com diabetes costumam urinar muito e geralmente é um xixi incolor.

Cor da urina: Amarelo escuro

Neste caso a cor indica justamente a falta de água, ou seja, a desidratação faz com que o xixi fique denso e com esta tonalidade. Se a pessoa não se hidratar corretamente, em longo prazo essa condição pode causar um cálculo renal. Portanto, é fundamental beber água na hora certa para manter a hidratação corporal saudável.

Cor da urina: Laranja

Quando a pessoa faz uso de suplementos e/ou remédios, a cor da urina tende a ficar laranjada. Especialistas indicam que os pigmentos existentes na abóbora e na cenoura também podem causar esta tonalidade. No entanto, quando a urina apresenta um tom forte de laranja, pode ser um sinal de doenças no fígado.

Cor da urina: Vermelho

Quando a pessoa come beterraba, é natural que a urina e as fezes tenham cor avermelhada, ou seja, isso não é sinal de problema para a saúde.  Entretanto, se a urina for vermelha sem ter consumido este legume, pode ser um sinal de sangue na urina, que é um indicar de problema no sistema urinário.

Cor da urina: Verde ou azul

A urina azul ou verde pode ser por causada pelo corante metileno que é usado na fabricação de vários remédios. Alguns alimentos como por exemplo, o aspargo e também a cerveja verde podem provocar este efeito semelhante.

Urina espumosa: O que pode ser?

Você talvez esteja se perguntando: E quando a urina está espumosa? É importante compreender que ao cair no vaso sanitário, é natural que haja a formação de um pouco de espuma, mas quando há muita espuma a pessoa deve ficar atenta, pois pode ser um indicador de problema alimentar, principalmente quanto ao excesso de proteína na alimentação.

No vídeo abaixo você pode ver uma reportagem muito interessante sobre a cor da urina. Veja o que os especialistas dizem sobre os riscos e cuidados, vale a pena conferir!

Como é o exame de urina?

Se você suspeitar de algum problema relacionado à urina, o médico deve ser procurado imediatamente. Quase sempre é pedido um exame de urina para avaliar o possível problema. Caso você não saiba, o exame de urina é muito simples, mas ele pode indicar problemas sérios como a diabetes e infecções graves.

Busque uma orientação médica o quanto antes para evitar situações que possam colocar a sua vida em risco! Se tiver alguma dúvida, sobre a cor da urina, infecção de urina e outros problemas relacionados, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)