Urinar muito a noite é sinal de que? Você costuma urinar muito a noite? Neste artigo vamos responder estas dúvidas e falar um pouco sobre a incontinência urinária e quais as possíveis causas da infecção urinária!

Algumas pessoas passam a noite inteira dormindo sem problema algum, mas outras precisam levantar e ir ao banheiro urinar várias vezes durante a noite, isso é normal? Urinar muito durante a noite é sinal de algum problema?

Urinar muito a noite: Noctúria

É natural levantar à noite para ir urinar, mas isso passar ser problema quando precisamos fazer isso mais de uma vez por noite. Essa situação faz com que o ciclo do sono seja interrompido e assim ficamos muito cansados ao acordar, condição que certamente vai prejudicar a nossa qualidade de vida. Este problema de urinar muitas vezes durante a noite pode ser chamado de Noctúria e apesar de ser mais comum entre os idosos, também pode aparecer nas pessoas mais jovens e em alguns casos, pode ser um sinal de algum problema de saúde.

Urinar muito pode ser diabetes

Urinar muito de noite é sinal de doença?

Urinar à noite: Causas

De acordo com os médicos especialistas, esse problema é muito comum entre os homens com idade entre os 55 e os 70 anos de idade. E tem relação direta com a hiperplasia de próstata, que é uma doença que faz com que a próstata aumente de tamanho e obstrua parcialmente a uretra, impedindo que a bexiga se esvazie por completo, causando à necessidade constante de urinar. Entre as mulheres, as causas são diferentes e em grande parte dos casos tem relação com doenças que não costumam ser muito graves, mas é importante ficar sempre atentas à frequência e aspectos da urina.

Urinar muito a noite: Insônia

As pessoas que sofrem com problema de insônia naturalmente tendem a ir várias vezes ao banheiro urinar e isso não é sinal de doença! A vontade de urinar é uma coisa muito comum entre as pessoas que têm dificuldades para conciliar o sono.

Urinar muito a noite: Bexiga hiperativa

Esta é uma patologia comum entre as mulheres mais velhas e pode ter ligação com doenças como: cistite, diabetes tipo 2 e também derrame cerebral. Sendo assim, esta doença é resultado de outra doença e os sintomas devem ser observados para começar os tratamentos adequados.

Urinar muito a noite: Cistite

Este problema provoca uma vontade urgente e frequente de ir ao banheiro urinar. A principal característica desta doença é que quando urinamos sentimos dor ou ficamos com a sensação de que não esvaziamos totalmente a bexiga. Caso suspeite deste problema, você deve buscar um médico para avaliar melhor a situação. O tratamento depende da causa da cistite, que pode ter sido causada por uma infecção simples por alguma bactéria ou ter relação com algum problema renal.

Urinar muito a noite: Determinados remédios

O efeito colateral de algum medicamento também pode ser a causa da vontade constante de urinar. Existem remédios que estimulam a micção e se não forem devidamente receitados, podem causar inflamação na bexiga ou doença nos rins. Por isso, jamais se automedique e respeite a prescrição médica quanto aos períodos e doses de medicamentos!

Urinar muito a noite pode ser diabete

A grande quantidade de glicose no sangue provoca um aumento da produção de urina, aumentando os riscos de desidratação. Sendo assim, a vontade de urinar certamente irá aumentar quando você comer doces e/ou tomar refrigerantes, justamente pela alta concentração de açúcar no sangue. Você deve observar bem os sintomas, porque quando você sente muita vontade de urinar mesmo quando não ingeriu muito açúcar, pode ser um sintoma de diabetes.

Urinar muito a noite: Aspectos da urina

Além da quantidade de vezes que vai urinar durante a noite, é importante observar o aspecto físico da urina e outros fatores que podem estar causando este problema, porque vários sinais de doenças podem estar nas respostas destas perguntas a seguir:

  • Quando começou a urinar muito à noite?
  • Costuma ficar enjoado com muita frequência?
  • Tomou algum medicamento antes de dormir?
  • Qual a cor da urina?
  • Tem sangramento ao urinar?
  • Isso acontece todos os dias ou são momentos isolados?
  • Quantas vezes você levanta para urinar?
  • Você bebe muito líquido antes de dormi?
  • Você tem inchaço dos pés durante o dia?
  • Você sente muita sede durante o dia?
  • Sente dor ao urinar?
  • Outras pessoas da sua família tem este problema?

Várias ou todas estas perguntas serão feitas pelos médicos para acelerar o diagnóstico do seu problema. Sendo assim, é interessante ter essas respostas já na cabeça para ajudar na análise do problema.

Incontinência urinaria

Você não deve confundir este problema com a incontinência urinária, porque no caso da incontinência, a pessoa nem consegue segurar a urina até chegar ao banheiro. Em vários casos, a pessoa urina ao tossir ou espirrar e em alguns casos, a vontade de urinar é tão repentina que não dá nem tempo de ir ao banheiro.

Você não deve segurar a urina até o último instante porque isso pode causar graves problemas de saúde, incluindo a infecção de urina que é um problema grave e pode até matar. Sendo assim, sempre que sentir vontade de urinar vá ao banheiro imediatamente e caso perceba que esta vontade é muito frequente, busque a orientação médica o quanto antes para avaliar e iniciar um tratamento caso seja necessário!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Urinar muito a noite é normal? Incontinência urinária!”

  1. Romero

    A cerca dos 5 dias tivo uma crise de cinozite fui medicado para tratamento com xarope, ante alérgico, e antibiótico, desde então tenho ido inúmeras vezes ao banheiro na noite… Tenho diabetes e tomo metformina dois comprimidos um no almoço outro na jantar…e normal…tanta ida ao banheiro a noite?

    Responder
    • Bruno

      Doenças e efeitos colaterais de medicamentos podem aumentar a vontade de urinar, é importante analisar se as idas ao banheiro vão continuar em grande número mesmo depois de parar de tomar os remédios!

      Responder
  2. Nana

    Faço ginástica dia de segunda, terça e quarta feira a noite. Ultimamemte a ginástica está mais puxada, e a dois dias que levanto várias vezes a noite, para urinar, isso é normal?. Aguardo resposta! Muito obrigada!

    Responder
    • Bruno

      Como são apenas 2 dias não é possível afirmar nada, pode ser que você esteja passando alguma situação de estresse, pode ser que você esteja bebendo mais água do que antes perto do horário de dormir. Eu indico que você continue observando se essa vontade vai continuar, se sim. Procure uma orientação médica, mas acho que não tem ligação com a intensidade da ginástica!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)